Voltar para a tela anterior.
O vereador Daniel Santos (Republicanos), líder do governo municipal na Câmara de Caxias do Sul, segue avançando na articulação para viabilizar a criação do Centro Interprofissional de Atendimento a Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) da Universidade de Caxias do Sul (UCS). A iniciativa tem como objetivo fornecer um atendimento interdisciplinar e especializado para pessoas com TEA e suas famílias, buscando a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento de habilidades sociais, de comunicação e comportamentais, além de oferecer capacitação a profissionais da área.
Na última quarta-feira, 11.06, o vereador esteve no Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde (DAPPS) da Secretaria Estadual da Saúde do RS, ao lado de representantes da UCS e da Secretaria da Saúde de Caxias do Sul, em mais uma agenda estratégica para consolidar o projeto. A comitiva foi recebida por técnicos da pasta, com quem discutiram os próximos passos para garantir apoio institucional e financiamento ao centro.
Essa reunião soma-se a uma série de articulações que o vereador Daniel Santos e a Universidade de Caxias do Sul têm conduzido junto a lideranças políticas municipais, estaduais e federais. Em viagens recentes, o parlamentar esteve na Casa Civil do Governo do Estado e também em Brasília, onde apresentou o projeto a deputados e senadores com o intuito de captar recursos parlamentares para a área da saúde, educação e assistência social.
O centro proposto terá um caráter multidisciplinar, atuando desde o diagnóstico precoce ao acompanhamento terapêutico e orientação às famílias, com atenção especial às crianças pequenas — faixa etária que concentra os maiores índices de identificação com TEA em Caxias do Sul. De acordo com a FADERS, o município já soma 858 pessoas identificadas com TEA, sendo o segundo com maior emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) no Estado, atrás apenas de Porto Alegre.
Para o vereador, o avanço nas tratativas reforça o compromisso com a inclusão e a saúde pública. "O Centro Interprofissional da UCS será um grande avanço para Caxias do Sul e região, trazendo atendimento especializado e capacitação para profissionais que atuam com TEA. Estamos trabalhando para que esse projeto saia do papel o quanto antes", destacou Daniel.
Com o apoio de diversas esferas do poder público, a expectativa é que o centro se consolide como referência regional no atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista, beneficiando não apenas Caxias do Sul, mas também municípios vizinhos da Serra Gaúcha.