Voltar para a tela anterior.
O projeto de lei 39/2025, para instituir o Programa Remédio em Casa, voltará a tramitar pelas comissões do Legislativo caxiense. Isso porque, na sessão ordinária desta quinta-feira (12/06), por maioria (13 X 8), foi derrubado um parecer de inconstitucionalidade que incidia sobre a matéria. A proposição é de autoria do vereador Rafael Bueno/PDT.
A emissão daquele parecer coube à Comissão de Constituição, Justiça e Legislação (CCJL), hoje presidida pelo vereador Daniel Santos/REPUBLICANOS. Por meio da relatoria da vereadora Daiane Mello/PL, a CCJL havia apontado o chamado vício de iniciativa. Ou seja, a tentativa de deliberar sobre assunto de competência exclusiva do Executivo.
Com entendimento diverso, o vereador Bueno argumentou que a iniciativa já é lei em diversas cidades brasileiras, tais como: Bagé, Blumenau, Florianópolis, Maceió, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. Explicou que a ideia é garantir o benefício a idosos, pessoas com deficiência ou com necessidades especiais, com doenças crônicas e com mobilidade reduzida, a partir de cadastros nas unidades básicas de saúde (UBSs). Um dos pré-requisitos é morar em Caxias do Sul.
De acordo com o autor do projeto, a medida destravaria o atendimento, evitando que pessoas debilitadas tivessem que parar em filas, nas unidades. Ao mesmo tempo, com redução de público nos estabelecimentos, a prestação do serviço seria melhorada.
PARECER PELA INCONSTITUCIONALIDADE DO PL Nº 39/2025 (votação)
ALDONEI MACHADO PSDB Ausente
ALEXANDRE BORTOLUZ PP Não
ANDRESSA CAMPANHER MARQUES PCdoB Sim
ANDRESSA MALLMANN PDT Não
CALEBE GARBIN PP Não
CLAUDIO LIBARDI JUNIOR PCdoB Sim
DAIANE MELLO PL Sim
DANIEL SANTOS REPUB Sim
EDIO ELÓI FRIZZO PSB Não
EDSON DA ROSA REPUB Não
ESTELA BALARDIN PT Sim
HIAGO STOCK MORANDI PL Não
JULIANO VALIM PSD Sim
LUCAS CAREGNATO PT Presente
MARISOL SANTOS PSDB Não
PEDRO RODRIGUES PL Não
RAFAEL BUENO PDT Não
RAMON DE OLIVEIRA TELES PL Não
ROSELAINE FRIGERI PT Sim
SANDRA BONETTO NOVO Não
SANDRO FANTINEL PL Não
TENENTE CRISTIANO BECKER PRD Não
WAGNER PETRINI PSB Sim