Voltar para a tela anterior.
Na sessão ordinária desta quarta-feira (11/06), a vereadora Estela Balardin/PT traçou um panorama dos depoimentos decorrentes da ação penal (AP) 2668, por meio da qual o Supremo Tribunal Federal (STF) examina suposta tentativa de golpe de Estado no país entre 2022 e 2023. Um dos depoentes foi o ex-presidente da República Jair Bolsonaro (2019-2022).
De acordo com a petista, ao pôr em dúvida a legitimidade da urna eletrônica nas últimas eleições e ao menosprezar o ato de 8 de janeiro de 2023 contra os três poderes em Brasília, o ex-presidente estaria adotando um discurso mentiroso. “O nosso plenário leva o nome de Nadyr Rossetti, que foi um vereador cassado no período do regime militar, por defender suas ideias. Houve, sim, uma tentativa de golpe, atentando contra a democracia e a livre manifestação de pensamento”, sustentou.
Estela disse acreditar que prevaleceu a força institucional do Estado Democrático Direito. Lamentou uma ironia de Bolsonaro, no depoimento que prestou ao STF na tarde ontem. Em dado momento, diante do relator da AP 2668, o ministro Alexandre de Moraes, o ex-presidente o convidou para vice numa eventual chapa de candidatura à Presidência do Brasil.