Voltar para a tela anterior.

Sandro Fantinel questiona a obrigatoriedade da vacinação da Covid-19 em crianças

Segundo o parlamentar, pouco se sabe sobre os futuros riscos que a vacina pode causar


A obrigatoriedade da vacinação infantil contra a Covid-19 foi o destaque do grande expediente do vereador Sandro Fantinel/PL, na sessão ordinária desta quarta-feira (11/06). Ele comentou sobre as suas dúvidas quanto aos sintomas de longo prazo que a vacina pode oferecer, e convidou todos a participar de uma reunião pública que vai acontecer dia 16 de junho, no plenário da Casa.

Entre as preocupações do parlamentar em relação à vacina contra a Covid-19, está a questão referente aos riscos que a mesma pode apresentar, por ser considerada, segundo ele, muito recente em comparação com outras vacinas, que tiveram um período maior de estudos e testes. Declarou que todas as outras vacinas obrigatórias que se tem conhecimento passaram por décadas de pesquisa, o que afirmou não ocorrer com a vacina da Covid-19. Solicitou que fosse desenvolvida uma maior avaliação quanto aos perigos que ela pode causar a médio e longo prazo, principalmente às crianças.

Ele também afirmou que parte de sua fala na sessão de quinta-feira é para realizar um chamamento a todos os vereadores e comunidade no geral, para prestigiarem uma audiência pública, na próxima segunda-feira (16/06), às 19h30, no Plenário Nadyr Rossetti. O evento vai abordar as questões referentes à vacinação infantil contra a Covid-19 e a sua obrigatoriedade, e vai ser transmitido ao vivo pelo canal 16 da NET, e pelas redes sociais do Legislativo.

Além disso, Fantinel citou o posicionamento do médico infectologista Francisco Eduardo Cardoso, que expressou que o contexto epidemiológico durante o auge da Covid-19 não justificaria a vacinação compulsória em crianças, e que a faixa etária selecionada pela pasta da saúde não seria classificada como grupo de risco pela Organização Mundial da Saúde (OMS). “O Brasil faz uma lei sobre a obrigatoriedade de uma vacina que a OMS não obriga”, apontou.

11/06/2025 - 13:52
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Isabella Jacobs Tonelli

Ir para o topo