Voltar para a tela anterior.

Legislativo caxiense celebra os 30 anos da Associação Criança Feliz

A sessão solene da noite desta terça-feira reconheceu o trabalho comunitário da agremiação


Os 30 anos da Associação Criança Feliz (ACF) foram celebrados em sessão solene da Câmara Municipal de Caxias do Sul, realizada na noite desta terça-feira (10/06), no plenário da Casa. A cerimônia reconheceu o trabalho comunitário da agremiação. A iniciativa da homenagem coube à vereadora Andressa Marques/PCdoB. Na condução das atividades, estava o presidente do Parlamento, vereador Lucas Caregnato/PT. Ao término da solenidade, alunos da ACF fizeram uma apresentação musical.

Coube à vereadora Andressa se pronunciar em nome do Legislativo. Para ela, a instituição comprova ser possível fazer um trabalho de qualidade com crianças e adolescentes. Saudou o incentivo à convivência e ao estreitamento de vínculos. Destacou o empenho e a dedicação dos profissionais, no atendimento a mais de 200 crianças.

De acordo com a parlamentar, momentos como o de hoje também ajudam a lembrar do Estatuto da Criança e do Adolescente. “Temos um exemplo de diálogo, educação e respeito, com impacto em jovens que se desenvolvem numa consciência de cidadania, com direitos e deveres”, observou Andressa.

Depois de receber placa alusiva ao marco de três décadas, Cibele da Rosa, que é gestora da associação, se dirigiu à tribuna. Conforme ela, foram muitas fases difíceis, como alagamentos. “O trabalhador da assistência social sofre, mas se fortalece pelo tamanho das causas. A nossa felicidade está no sorriso do rosto de cada criança”, salientou.

A presidente da Fundação de Assistência Social (FAS), Alda Lundgren, transmitiu os cumprimentos do prefeito municipal, Adiló Didomenico. Como assistente social, Alda reiterou o papel da ACF, na qualificação da educação local. Enalteceu que, à figura da criança, a ACF agrega a força do contexto familiar.

Saiba mais sobre a organização homenageada

A fundação da Associação Criança Feliz (ACF) data de 4 de junho de 1995. Está localizada, atualmente, na Avenida Dr. Mário Lopes, 1868, bairro Fátima Baixo. A ACF constrói sua história no atendimento a centenas de crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade social. Atende moradores do bairro Fátima Baixo e de outros 12 bairros e loteamentos da região Norte de Caxias do Sul/RS. São 230 atendimentos diários, envolvendo diretamente crianças e adolescentes de 6 a 15 anos de idade, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, oficinas, alimentação, assistência social, entre outros, contabilizando mais de 30 mil crianças e adolescentes desde a sua fundação.

Os grupos de convivência são espaços destinados ao atendimento diário de crianças e adolescentes, funcionando de segunda a sexta-feira, no turno inverso ao escolar. Sob a orientação de um educador social, esses grupos promovem a sociabilidade, o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de atividades artísticas, culturais, esportivas, de lazer, além de ações voltadas à nutrição e à segurança alimentar, entre outras. Além disso, as crianças têm acesso a duas refeições por turno para ser complementar à sua alimentação, tendo o cardápio desenvolvido por nutricionistas, visando uma vida mais saudável.

10/06/2025 - 22:34
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo