Voltar para a tela anterior.

Elói Frizzo propõe mudanças na utilização da Avenida Júlio de Castilhos

Segundo o vereador, ela poderia ser utilizada exclusivamente para o uso do transporte público


Durante a sessão ordinária desta terça-feira (10/06), o vereador Elói Frizzo/PSB debateu sobre o trânsito, em Caxias do Sul. A partir da tribuna, tratou da possibilidade de uma reforma, voltada ao que entende por melhor utilização da Avenida Júlio de Castilhos. Cobrou um retorno do secretário municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Elisandro Fiuza, para possíveis resoluções dos problemas.

O socialista explicou que uma das principais pautas defendidas por ele durante a sua campanha eleitoral foi a transformação da Avenida Júlio de Castilhos em corredor ecológico de transporte público com a utilização de ônibus elétricos. O parlamentar expressou que segue aguardando alguma apresentação do secretário, com ideias de planejamento e implementação dessa e de outras propostas.

“O transporte público deve ser prioridade”, ressaltou Frizzo, que lamentou a situação atual dos engarrafamentos que acontecem todos os dias na cidade. De acordo com ele, a liberação das faixas da direita nas ruas piorou esse problema. Por isso, propôs que seja desenvolvido um estudo de utilização da Avenida Júlio de Castilhos, já que, na perspectiva dele, se ela se tornasse um corredor exclusivo para o trânsito de ônibus, muitos espaços seriam liberados das ruas Sinimbu e Pinheiro Machado, principais estradas do centro da cidade, otimizando a circulação. “Vamos mostrar serviço, pois a população caxiense está sedenta de soluções para as questões do trânsito do nosso município”, exclamou o vereador.

Além disso, discorreu sobre um incidente na sessão legislativa do dia 3 de junho, na qual fez o uso de uma expressão politicamente incorreta, ao se referir ao público com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O parlamentar considerou a fala inadequada. Declarou já ter encaminhado um requerimento à Mesa Diretora, com a solicitação de retirada da expressão utilizada. Afirmou que, prontamente, se arrependeu do que disse. Desculpou-se com qualquer um que possa ter se ofendido com sua fala. “Sou uma pessoa que sempre busca se policiar em relação a termos que possam ou não ser utilizados”, apontou.

10/06/2025 - 14:53
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Isabella Jacobs Tonelli

Ir para o topo