Voltar para a tela anterior.
Entrará em funcionamento, no Legislativo caxiense, a Frente Parlamentar em Defesa do Tradicionalismo e da Cultura Gaúcha em Caxias do Sul. O pedido de criação está no requerimento 64/2025, idealizado pelo vereador Daniel Santos/REPUBLICANOS e com as assinaturas de outros sete vereadores da Casa. O texto obteve aprovação unânime na sessão ordinária desta terça-feira (10/06).
Na leitura do documento, o vereador Daniel Santos/Republicanos apontou que o município caxiense integra um rico e diversificado conjunto de valores, crenças, costumes, tradições e expressões artísticas, que caracterizam a identidade do povo gaúcho. O tradicionalismo gaúcho, por sua vez, é um movimento cultural que visa preservar e promover essas tradições, com ênfase na pecuária, música, dança e estilo de vida rural.
Além disso, mais de 10 mil pessoas estão diretamente vinculadas às 92 entidades que promovem a relevância do movimento tradicionalista, como CTGs, Piquetes de Laço (PL), Departamentos Campeiros (DC) e Grupos de Cavalgadas, todas filiadas ao Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), por meio da 25ª Região Tradicionalista, com sede em Caxias do Sul.
Com isso, o propósito da Frente, entre outros objetivos, é fortalecer o apoio às entidades e grupos tradicionalistas que preservam a cultura gaúcha, desenvolver mecanismos facilitadores, desburocratizando e democratizando o acesso aos financiamentos culturais, atuar em prol de pautas específicas que impactam diretamente a comunidade tradicionalista, preservar o patrimônio sociológico representado pelo linguajar, vestimentas, arte culinária e práticas tradicionais.
Durante a discussão, Daniel Santos expressou que, atualmente, se faz necessário preservar a cultura local. “Nós valorizamos tantas culturas e artes, e por que não valorizar a nossa, que cada vez mais estamos perdendo?”, questionou o republicano, ao citar que muitos jovens hoje em dia não valorizam as tradições da mesma forma que antes era feito. Ao declarar que cresceu frequentando CTGs, o Tenente Cristiano Becker/PRD convidou todos os parlamentares a participarem da Frente, e destacou que, assim como outros espaços, CTGs mantém jovens ocupados e fora das ruas.
O vereador Claudio Libardi/PCdoB pontuou que, mesmo apoiando o requerimento, é contrário à duas pautas expostas nele: a busca pela extinção da obrigatoriedade da Guia de Trânsito Animal (GTA) para eventos e a revisão da exigência do exame de mormo. Libardi explicou que a Guia serve como um passaporte animal, e a extinção da mesma prejudica animais silvestres, que podem se tornar vítimas de tráfico, e falou que o exame de mormo se faz necessário por não existir uma vacina para a doença, que pode ser letal. Daniel Santos/Republicanos respondeu o colega, afirmando que será feita uma correção do documento. Edson da Rosa/Republicanos e Pedro Rodrigues/PL também participaram do debate, e ressaltaram a importância de manter viva a cultura gaúcha.
Idealizado pelo vereador Daniel Santos/REPUBLICANOS, também assinaram o requerimento os vereadores Aldonei Machado/PSDB, Edson da Rosa/REPUBLICANOS, Pedro Rodrigues/PL, Rafael Bueno/PDT, Sandro Fantinel/PL, Tenente Cristiano Becker/PRD e Wagner Petrini/PSB.
DELIBERAÇÃO DO REQUERIMENTO nº 64/2025
VEREADOR – PARTIDO – VOTO
ALDONEI MACHADO PSDB Ausente
ALEXANDRE BORTOLUZ PP Sim
ANDRESSA CAMPANHER MARQUES PCdoB Sim
ANDRESSA MALLMANN PDT Não Votou
CALEBE GARBIN PP Ausente
CLAUDIO LIBARDI JUNIOR PCdoB Sim
DAIANE MELLO PL Sim
DANIEL SANTOS REPUB Sim
EDIO ELÓI FRIZZO PSB Sim
EDSON DA ROSA REPUB Sim
ESTELA BALARDIN PT Sim
HIAGO STOCK MORANDI PL Sim
JULIANO VALIM PSD Sim
LUCAS CAREGNATO PT Presente
MARISOL SANTOS PSDB Sim
PEDRO RODRIGUES PL Sim
RAFAEL BUENO PDT Sim
RAMON DE OLIVEIRA TELES PL Sim
ROSELAINE FRIGERI PT Sim
SANDRA BONETTO NOVO Sim
SANDRO FANTINEL PL Sim
TENENTE CRISTIANO BECKER PRD Sim
WAGNER PETRINI PSB Sim