Voltar para a tela anterior.

Associação Jovens com uma Missão (JOCUM) deverá ser declarada de utilidade pública

A proposta é do vereador Calebe Garbin e busca garantir amparo legal para projetos com órgãos públicos


Conceder o título de utilidade pública para a Associação Jovens com uma Missão (JOCUM) de Caxias do Sul é o objetivo do projeto de lei 72/2025. A proposta é de autoria do vereador Calebe Garbin/PP e foi aprovada por unanimidade, na sessão ordinária desta quinta-feira (05/06). A titulação consiste em exigência legal, para a instituição poder participar de inúmeros projetos, como parcerias com órgãos públicos municipais, institutos e fundações. Para entrar em vigor como lei, a matéria passa a depender da sanção do prefeito Adiló Didomenico.

A instituição é uma associação de direito privado, de caráter filantrópico, esportivo e de assistência social, de fins não econômicos, instituída em 27 de abril de 2018, sediada na Linha Terceira Légua, em Caxias. Trata-se de extensão do movimento mundial cristão, fundado em 1960 por Loren e Darlene Cunningham. Faz parte da Universidade das Nações, organização missionária espalhada por mais de 180 países e com mais de 70 bases missionárias no Brasil.

No Brasil, a JOCUM iniciou as atividades em 1975, por iniciativa do casal Jim e Pamela Stier, em Contagem/MG. No âmbito local, começou em 2009, construída com doações de igrejas, de pessoas da comunidade e de voluntários, inicialmente no Bairro Forqueta. Depois, mudou-se para o Bairro Universitário. Hoje, a JOCUM está localizada em um loteamento novo, conhecido como Morro Alto, onde atende diversas famílias que vivem em áreas com moradias irregulares e contornos geográficos que dificultam a mobilidade, em conflito ou violência, em decorrência do tráfico de drogas.

Somente em 2024, a JOCUM atendeu cerca 200 pessoas em programas e cursos, incluindo crianças, adolescentes, jovens e adultos, das mais variadas classes sociais e oriundas de diversas regiões do município, do Estado e de outros lugares do Brasil e do mundo. Presta serviços de forma gratuita, como palestras em escolas, visitas a hospitais, além de treinos de jiu-jitsu e outros esportes.

PROJETO DE LEI nº 72/2025 (votação)

ALDONEI MACHADO PSDB Ausente

ALEXANDRE BORTOLUZ PP Sim

ANDRESSA CAMPANHER MARQUES PCdoB Sim

ANDRESSA MALLMANN PDT Sim

CALEBE GARBIN PP Sim

CLAUDIO LIBARDI JUNIOR PCdoB Sim

DAIANE MELLO PL Sim

DANIEL SANTOS REPUB Sim

EDIO ELÓI FRIZZO PSB Sim

EDSON DA ROSA REPUB Sim

ESTELA BALARDIN PT Sim

HIAGO STOCK MORANDI PL Sim

JULIANO VALIM PSD Sim

LUCAS CAREGNATO PT Presente

MARISOL SANTOS PSDB Sim

PEDRO RODRIGUES PL Sim

RAFAEL BUENO PDT Sim

RAMON DE OLIVEIRA TELES PL Sim

ROSELAINE FRIGERI PT Ausente

SANDRA BONETTO NOVO Sim

SANDRO FANTINEL PL Sim

TENENTE CRISTIANO BECKER PRD Sim

WAGNER PETRINI PSB Sim

05/06/2025 - 11:42
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo