Voltar para a tela anterior.
Maior comprometimento do poder público e da população com o lixo foi um alerta do vereador Calebe Garbin/PP, na sessão ordinária desta quarta-feira (04/06). Ele atentou para a necessidade de se evitar o acúmulo de resíduos pelas ruas. Exemplificou a partir da esquina das ruas Cantídio Ribeiro de Lima e Eugênio Nicoletti, no Bairro Esplanada.
O progressista referiu que, naquele ponto, existem moradores de casas populares que sofrem com a proliferação de lixo. “Quando chove, os resíduos são arrastados pelo asfalto, junto a prédios das imediações. A água chega a acumular em 1 metro de altura, com sacolinhas boiando”, relatou.
De acordo com Garbin, de um lado, a partir de visita conjunta àquele local com o secretário de Gestão Urbana, Rodrigo Weber, sugeriu a instalação de caliça, por se tratar de um terreno público. Por outro lado, ponderou que as pessoas colaborassem não jogando lixo pela rua, mas, sim, em lixeiras das imediações.
Na mesma linha do colega, o vereador Sandro Fantinel/PL defendeu a obrigatoriedade da instalação de uma cesta de lixo por residência. “Hoje, isso se restringe a conjuntos habitacionais”, disse. O vereador Claudio Libardi/PCdoB mencionou que as construtoras já são responsabilizadas pela disponibilização de caliças e que os condomínios respondem pela separação do lixo. Mesmo assim, o comunista também concordou que cabem melhorias nas regras.