Voltar para a tela anterior.

Comissão de Saúde do Legislativo visita a UPA da Zona Norte

Vereadores verificaram instalações, conversaram com pacientes e diretores, além de ouvirem as principais demandas


Integrantes da Comissão de Saúde (CS) do Legislativo caxiense visitaram, na tarde desta quarta-feira (04/06), as instalações da Unidade de Pronto Atendimento da Zona Norte (UPA) Zona Norte). Os parlamentares foram recebidos pela direção do Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas), há dois meses à frente da instituição, onde trabalham mais de 300 profissionais. Ontem, 27 pacientes aguardavam leitos. Na UPA Central, por exemplo, são 22 os pacientes esperando leitos, chegando a quase 50 no total.

O gerente-geral do Ideas, Gustavo Colombo, explicou o funcionamento, citou as mudanças que vêm sido realizadas, como sala para triagem com mais agilidade, colocação de cadeiras novas na recepção e classificação de casos de forma mais rápida. Também citou a conquista de uma nova cadeira odontológica, que será instalada ainda nesta semana para melhorar o atendimento à população. Ele lembrou que a taxa de ocupação em alguns momentos ultrapassa os 130%, sendo necessários remanejos para a UPA Central, como ocorreu recentemente. Os sintomas gripais são os que mais têm preocupado, o que causou decretação de estado de emergência pelo município para enfrentar a síndrome respiratória, valendo por 120 dias e podendo ser prorrogado.

Os parlamentares constataram que muitos casos poderiam ser atendidos nas UBSs, o que desafogaria as UPAs. O vereador Rafael Bueno/PDT preside a Comissão de Saúde. Além dele, participaram da visita a vereadora Andressa Marques/PCdoB e o vereador Capitão Ramon Teles/PL, e as assessoras da vereadora Estela Balardin/PT e do vereador Juliano Valim/PSD. O presidente da Comissão e os demais vereadores levaram demandas da população e se colocaram à disposição para ajudar a intermediar melhorias de pessoal e estruturais. Colombo destacou que o trabalho segue para aprimorar processos e gradativamente elevar a qualidade do serviço, mas que as demandas estão altas e delicadas.

Os parlamentares percorreram os setores da UPA, conversaram com servidores e pacientes e ressaltaram a importância de estreitar as relações da Câmara Municipal com a nova gestão. Eles também viram que a situação se agrava com o decorrer do tempo e às vésperas do inverno, quando os casos mais graves surgem entre julho e agosto.

"O serviço de atendimento à saúde é primordial. Estamos voltando a ficar numa situação grave na cidade. Temos que buscar sempre o aprimoramento e a qualidade para a população. Além de fiscalizar, cabe a nós, vereadores, a missão de ajudar nessas demandas", ressaltou Rafael Bueno.

Desde fevereiro, o Ideas assumiu a gestão da UPA Central, e desde abril também administra a UPA da Zona Norte.

* Texto: jornalista Daniel Corrêa

04/06/2025 - 17:38
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a):

Ir para o topo