Voltar para a tela anterior.
Conceder o título de utilidade pública para a Associação Jovens com uma Missão (JOCUM) de Caxias do Sul é o objetivo do projeto de lei 72/2025. A proposta é de autoria do vereador Calebe Garbin/PP e foi discutida na sessão ordinária desta terça-feira (03/06). A titulação consiste em exigência legal, para a instituição poder participar de inúmeros projetos, como parcerias com órgãos públicos municipais, institutos e fundações. A matéria deverá retornar à pauta, para segunda discussão e votação.
A instituição é uma associação de direito privado, de caráter filantrópico, esportivo e de assistência social, de fins não econômicos, instituída em 27 de abril de 2018, sediada na Linha Terceira Légua, em Caxias. Trata-se de extensão do movimento mundial cristão, fundado em 1960 por Loren e Darlene Cunningham. Faz parte da Universidade das Nações, organização missionária espalhada por mais de 180 países e com mais de 70 bases missionárias no Brasil.
No Brasil, a JOCUM iniciou as atividades em 1975, por iniciativa do casal Jim e Pamela Stier, em Contagem/MG. No âmbito local, começou em 2009, construída com doações de igrejas, de pessoas da comunidade e de voluntários, inicialmente no Bairro Forqueta. Depois, mudou-se para o Bairro Universitário. Hoje, a JOCUM está localizada em um loteamento novo, conhecido como Morro Alto, onde atende diversas famílias que vivem em áreas com moradias irregulares e contornos geográficos que dificultam a mobilidade, em conflito ou violência, em decorrência do tráfico de drogas.
Somente em 2024, a JOCUM atendeu cerca 200 pessoas em programas e cursos, incluindo crianças, adolescentes, jovens e adultos, das mais variadas classes sociais e oriundas de diversas regiões do município, do Estado e de outros lugares do Brasil e do mundo. Presta serviços de forma gratuita, como palestras em escolas, visitas a hospitais, além de treinos de jiu-jitsu e outros esportes.