Voltar para a tela anterior.

Vereador Hiago Morandi cobra mais condições para a saúde municipal

Falta de médicos de plantão e descaso com a população foram apontados na sessão ordinária


Mais condições para a saúde municipal foram cobradas pelo vereador Hiago Morandi/PL, durante a sessão ordinária desta terça-feira (03/06). O parlamentar apontou demora no atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), além de casos de falta de médicos de plantão.

O liberal expôs um caso para o foi solicitada a sua atenção. No Centro Especializado de Saúde (CES), uma mulher perdeu o horário de atendimento, por chegar atrasada, e o médico a informou que não faria o atendimento, se retirando do bloco consultório. Ao solicitar informações sobre o médico à recepção, o parlamentar foi informado que ainda era horário de expediente de atendimento do médico, porém ele se evadiu do local.

Ao entrar em contato com o secretário da saúde, Geraldo Júnior, Hiago foi informado de que será aberta uma sindicância para apurar os fatos. Porém, não deu previsão de datas. Ainda tentando entender a situação no CES, um enfermeiro de plantão os atendeu e apresentou o local, mostrando até mesmo a agenda dos funcionários. Morandi afirmou que, após 45 minutos, o médico os chamou para atender a paciente, porém em um local diferente onde a ela informou não quer mais ser atendida por esse especialista, apesar de estar mais de cinco anos esperando por essa consulta.

O líder do governo no Legislativo, Daniel Santos/Republicanos, pediu a palavra e informou que tomou conhecimento da situação a buscou informações juntos à secretaria. Um desencontro de informações sobre horários, nas palavras do vereador, não havia necessidade de expôr a situação em vídeo.

A vereadora Daiane Mello/PL contou já ter pedido ajuda junto à unidade básica de saúde (UBS) do bairro Fátima, onde havia alegações de falta de pacientes. Afirmou que, na inauguração da UBS Esplanada, entrando em contato com o vice-prefeito Edson Nespolo, comentou que propuseram mutirões de atendimento, junto a secretária, porém, até agora, só teria ficado na promessa.

Utilizando de imagens no painel eletrônico do plenário, Hiago citou o prefeito de Vacaria, André Luiz, que organizou um mutirão em diversos ginásios da cidade, para vacinação em massa, evitando aglomeração nos postos de saúde. Comentou que, no incio de seu mandato, propôs o Corujão da Saúde, por meio do qual, no Estado de São Paulo, é utilizado um chamado terceiro turno para contratar mais médicos e atender mais pessoas, em horários alternativos.

03/06/2025 - 13:44
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Igor do Amaral Moreira

Ir para o topo