Voltar para a tela anterior.
A nomeação de guardas municipais e mais segurança nos órgãos públicos locais são cobranças do vereador Capitão Ramon/PL. Na sessão ordinária desta quarta-feira (28/05), o parlamentar lembrou que a Prefeitura chegou a prometer 200 novos agentes para 2025. Cogitou haver falta de interesse político e até de empatia com a população.
Na ótica dele, o secretário municipal de Segurança Pública e Proteção Social, Paulo Roberto Rosa da Silva, teria garantido as nomeações. “Há muitas desculpas, mas faltam ações. Se o secretário não age de acordo, tem que ser exonerado”, criticou o vereador. “Depois da nomeação, são 30 dias para se apresentarem e 6 meses para a realização de cursos de habilitação. Não há mais tempo hábil para os 200 novos guardas”, emendou.
Ramon sustentou que a Guarda estaria desassistida. Citou instalações inapropriadas e armamento insuficiente. “Temos que agir de maneira preventiva, e não depois do problema”, disse. Ele advertiu que estaria havendo um distanciamento da missão principal da Guarda, que é proteger os órgãos públicos, como as escolas. Comentou que, por vezes, guardas têm sido escalados para efetivos de combate ao tráfico de drogas. “Ao protegermos espaços, como igrejas, a Casa de Pedra, estimulamos a vinda de turistas”, destacou.
Compartilharam das preocupações do colega os vereadores Andressa Marques/PCdoB, Daiane Mello/PL, Edson da Rosa/REPUBLICANOS, Elói Frizzo/PSB e Hiago Morandi/PL.