Voltar para a tela anterior.
Durante a sessão ordinária desta quarta-feira (28/05), Carlos Alberto Bender, representante e administrador da Associação de Educação Integral, a Educaritá, veio à tribuna para divulgar as atividades promovidas pela entidade e discorrer sobre sua história. Ele se manifestou no espaço do Acordo de Lideranças, por solicitação da Mesa Diretora do Legislativo caxiense.
Disse que a instituição, denominada originalmente como Cáritas Paroquial São José, foi fundada em 1968. Sem fins lucrativos, ela é detentora, no quesito da educação, de Certificação Nacional de Entidade de Assistência Social (CEBAS), e administrada exclusivamente por voluntários. Ao longo dos 58 anos de história do órgão, mais de 22 mil crianças foram atendidas.
Bender contou que são duas unidades educacionais próprias da associação, localizadas nos Bairros Pioneiro e Fátima, que atendem gratuitamente mais de 230 crianças de um a seis anos de idade, com grande parte em situação de vulnerabilidade social. Além disso, através da Escola de Educação Infantil Educaxias, organização social criada pela Educaritá, são administradas outras 16 escolas. Assim, mais de 1900 crianças são acolhidas durante este ano.
De acordo com ele, a entidade existe graças à compra de vagas pelo município, doações espontâneas, eventos beneficentes e também o Abracabrike, que é uma loja e bazar social que aceita doações da comunidade, localizada na Avenida Júlio de Castilhos, nº 450, Centro. Explicou que o ganho de recursos é destinado integralmente para a manutenção dos espaços onde os serviços da associação acontecem.
Bender também aproveitou o momento para realizar um convite a todos os parlamentares presentes, para a Oitava Feijoada Tradicional da Educaritá, que vai acontecer durante o próximo domingo, dia 1º de junho, no Salão dos Capuchinhos, no Bairro Rio Branco.