Voltar para a tela anterior.
Integrar as unidades básicas de saúde (UBSs) do município é uma proposta do vereador-presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul, Lucas Caregnato/PT. Na sessão ordinária desta quarta-feira (28/05), ele utilizou a tribuna do plenário, de onde ponderou que a medida seria uma forma de enfrentar o déficit estrutural do setor. Anunciou que, em breve, entregará ao secretário da pasta, Geraldo da Rocha, um diagnóstico que pôde apurar, em visitas de fiscalização.
De acordo com o parlamentar, muitas pessoas têm reclamado sobre falta de médicos na atenção básica e na média e alta complexidade. Entre as especialidades faltantes, citou clínico geral, dentista, ginecologista, pediatara. “O município precisa orientar melhor a população sobre a dinâmica do atendimento e do comparecimento às consultas agendas. Outro problema são as linhas de ônibus, para quem tenta se deslocar às unidades”, observou. Ele citou como possibilidade a constituição de uma fundação de caráter público, para contratar médicos como pessoas jurídicas.
Compartilharam das preocupações do presidente Caregnato os vereadores Daiane Mello/PL, Estela Balardin/PT, Hiago Morandi/PL e Rose Frigeri/PT.