Voltar para a tela anterior.
O apoio à instalação de uma comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI), no Congresso Nacional, para investigar corrupção no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), ficou caracterizado na sessão ordinária desta quinta-feira (15/05). Idealizada pelo vereador Alexandre Bortoluz/PP e com as assinaturas de outros 11 parlamentares, a moção 12/2025 aponta para descontos ilegais de R$ 6,3 bilhões de aposentadorias e pensões, entre 2019 e 2024, conforme investigações da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU). O documento será enviado a diversas autoridades.
Os autores consideraram que a gravidade do caso veio à tona com a deflagração da Operação Sem Desconto, que resultou no cumprimento de 211 mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão temporária, em 13 estados e no Distrito Federal. Culminou, ainda, na exoneração do então presidente do INSS, Alessandro Stefenutto, e na queda do então ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, este já envolvido anteriormente em denúncias de irregularidades, que o levaram à demissão do Ministério do Trabalho em 2011, durante o governo da então presidente Dilma Rousseff.
Antes da votação, os vereadores debateram sobre o assunto. Mesmo com o resultado unânime, houve dois polos de posicionamentos. Entre os que se manifestaram à direita, o vereador Alexandre Bortoluz/PP apontou que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, teria silenciado diante da situação. No caso da esquerda, a vereadora Estela Balardin/PT afirmou que as leis de fiscalização teriam sido afrouxadas durante o governo do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro.
MOÇÃO nº 12/2025 (votação)
ALDONEI MACHADO PSDB Sim
ALEXANDRE BORTOLUZ PP Sim
ANDRESSA CAMPANHER MARQUES PCdoB Sim
ANDRESSA MALLMANN PDT Não Votou
CALEBE GARBIN PP Sim
CLAUDIO LIBARDI JUNIOR PCdoB Sim
DAIANE MELLO PL Sim
DANIEL SANTOS REPUB Sim
EDIO ELÓI FRIZZO PSB Sim
EDSON DA ROSA REPUB Sim
ESTELA BALARDIN PT Sim
HIAGO STOCK MORANDI PL Sim
JULIANO VALIM PSD Sim
LUCAS CAREGNATO PT Presente
MARISOL SANTOS PSDB Sim
PEDRO RODRIGUES PL Sim
RAFAEL BUENO PDT Sim
RAMON DE OLIVEIRA TELES PL Sim
ROSELAINE FRIGERI PT Ausente
SANDRA BONETTO NOVO Sim
SANDRO FANTINEL PL Sim
TENENTE CRISTIANO BECKER PRD Sim
WAGNER PETRINI PSB Sim