Voltar para a tela anterior.
“Viralizou! Comunicação Política que engaja e conecta nas redes” atraiu o público no terceiro dia da Semana Municipal da Comunicação promovida pela Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. Na última quarta-feira (14/05), o painel foi conduzido pela jornalista Caroline Dall’Agnol e contou com a presença do publicitário Rafael Bandeira, responsável pelo posicionamento digital estratégico das campanhas do governador Eduardo Leite (2018-2022) e do prefeito Adiló Didomenico (2024); de Julio Parra, assessor político e integrante da equipe de Comunicação do prefeito Rodrigo Manga (Sorocaba/SP); e do presidente do Legislativo caxiense, vereador Lucas Caregnato/PT. Por alguns minutos, o encontro recebeu a visita do prefeito Adiló Didomenico, que aproveitou o espaço para abordar iniciativas do governo na área da educação.
O presidente Lucas Caregnato deu a largada à explanação, mencionando uma percepção que tem sobre o que a comunidade deseja dos políticos a partir das redes sociais: “As pessoas querem receber conteúdos que dialoguem com seu dia a dia”. Na visão do publicitário Rafael Bandeira, criador do personagem Tatu na última campanha de Didomenico à prefeitura (2024), as redes sociais mudaram o paradigma da comunicação humana. “As pessoas passaram a participar mais dos processos. Assim, empoderou-se o cidadão e passou-se a ter um novo mundo em comunicação política”, constata Bandeira, ao exemplificar que as pessoas passaram a exercer um papel que até recentemente ficava para os veículos de comunicação.
No caso do prefeito Manga, que virou fenômeno por ter grande número de seguidores nas plataformas digitais, com destaque no Tik Tok e Instagram, o assessor político Julio Parra explica que uma das estratégias na produção dos vídeos do político é “buscar uma forma de causar espanto”. Conforme ele, a média de postagem é de um vídeo por dia e a equipe de comunicação é composta por três pessoas.
Para acompanhar o painel na íntegra e saber tudo o que disseram os palestrantes e a plateia, com presença de profissionais e acadêmicos de diferentes áreas da comunicação, clique aqui neste link: https://www.youtube.com/watch?v=gAxyyqtW_s4
Com o tema “Do fato ao impacto, a informação em transformação”, a Semana Municipal da Comunicação é uma iniciativa da Câmara Municipal de Caxias do Sul e conta com apoio de entidades e profissionais da área. Ao longo da semana, outros temas ligados à comunicação contemporânea serão debatidos em diferentes painéis, com a participação de jornalistas, influenciadores, acadêmicos e representantes de veículos de mídia.
CONFIRA E PARTICIPE DA PROGRAMAÇÃO DA SEMANA MUNICIPAL DA COMUNICAÇÃO 2025:
Dia 15 de Maio (quinta-feira)
19h30min - É hora do show: bastidores e estratégias de produção de grandes eventos
Convidados: Anderson Moraes - Produtor e proprietário AM9 Produções; Míchel e Milenco Costick - Produtores e proprietários da Isete Produções; Ademir Nunes - Produtor da Morphine Produções;
Dia 16 de maio (sexta-feira)
19h30min - Sem crise?! A saúde mental em meio à sobrecarga de informação
Convidados: Adriana Antunes - Psicanalista, doutora em Letras e colunista do jornal Pioneiro; William Fiuza - Psicólogo, mestre em Psicologia Clínica e especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental; Sirlene Gonçalves - Psicóloga, especialista em Saúde Mental e Desenvolvimento Humano e Consultora na Farofa Consultoria; Maria Marlene da Silva Faria - Presidente da Apsiconor, psicóloga, especialista em Psicologia social e Institucional; e Vagner Espeiorin - Servidor público, psicólogo, jornalista e mestrando em Psicologia.