Voltar para a tela anterior.

Projeto do Executivo para indenizar imóvel no Pio X passa em primeira discussão

De acordo com o texto, que voltará a plenário para votação final, o objetivo é viabilizar a abertura da Rua Mariana Prezzi


Os vereadores analisam, nesta semana, o projeto de lei (PL) 51/2025, que pede autorização para Executivo efetivar o pagamento de indenização a particular referente a um bem imóvel desapropriado amigavelmente no bairro Pio X. De acordo com a proposta, que passou em primeira discussão nesta quinta-feira (15/05) e retornará a plenário para votação final, a intenção é viabilizar a abertura da Rua Mariana Prezzi.

Segundo o texto, assinado pelo prefeito Adiló Didomenico/PSDB, o referido imóvel é de propriedade de Nilva Antonia Stefani e corresponde a uma área de terras medindo 178,25 m², matriculada sob o nº 24.317, Livro nº 2 do Ofício de Registro de Imóveis da 1º Zona, lote nº 26, quadra nº 0483, situada no Bairro Pio X e declarada de utilidade pública por meio do Decreto nº 22.954, de 25 de janeiro de 2024. O valor da indenização não consta detalhado na proposição.

Caso a matéria for aprovada e virar lei, a área será transferida para o sistema viário e passará a fazer parte da área viária da Rua Mariana Prezzi.

Na exposição de motivos, o chefe do Executivo explica que a desapropriação trata-se de “área para viabilização de projeto viário, o qual consiste na sistematização viária para acesso ao Bairro Pio X, através da Rua Marechal Floriano e da Rua Mariana Prezzi, a partir da região central, com a opção de implantação de binário com a Rua Marcos Moreschi, no cruzamento com a Rua Moreira César, juntamente às ruas José Soares e Garibaldi, no sentido bairro-centro, o que aumenta a fluidez dessas vias e da própria Rua Moreira César”.

Com esse procedimento feito, Didomenico diz que será possível ganhar “mais tempo para as travessias de pedestres com tempos exclusivos”. O prefeito acrescenta que o referido projeto viário representa parte de um mais amplo identificado como via Caju, criando uma rota de ligação entre os estádios do Caxias e do Juventude.

15/05/2025 - 16:22
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo