Voltar para a tela anterior.
A campanha Maio Laranja foi destaque do grande expediente do vereador Calebe Garbin/PP, na sessão ordinária desta quarta-feira (14/05). O progressista citou dados e lamentou a recorrência de situações de abuso e exploração sexual envolvendo crianças e adolescentes, e explicou sobre a iniciativa, que busca trazer maior visibilidade ao tema.
O vereador divulgou a data de 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil no Brasil, e explanou sobre alguns levantamentos publicados no site oficial da campanha, o maiolaranja.org.br. Um desses dados é o de que, a cada hora, três crianças são abusadas sexualmente no Brasil, e cerca de 51% têm entre um e cinco anos de idade. Todos os anos, 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente no país, e índices sugerem que somente 7,5% dos casos são devidamente denunciados às autoridades, ou seja, os números tendem a ser muito maiores.
Pela necessidade de ampliar a conscientização por parte da população, Garbin quis dar maior ênfase à campanha, e divulgou o fone para denúncias: Disque 100. “Em casos onde temos conhecimento dessas práticas, esse é o melhor local para denunciar”, ensinou. Na opinião do progressista, a pauta não possui enfoque político-partidário, por ser uma preocupação de todos. “Quando entramos na vida pública, viemos para dar voz a quem não tem voz”, frisou.
O parlamentar defende a existência de mais lugares de apoio a crianças e adolescentes, e mais políticas públicas capazes de coibir a violência e a exploração sexual infantil, “para que todos os jovens que estejam enfrentando situações como essa possam ser resgatados da sua situação de vulnerabilidade”. Além disso, Garbin divulgou o livro Segredo da Floresta, publicado pela escritora, psicóloga e mestre em saúde Márcia Fernanda Mendes. A obra faz parte do Projeto Protegendo Sonhos, e possui como objetivo facilitar a comunicação de crianças sobre abusos de todos os tipos.
Em apartes, Andressa Marques/PCdoB e Marisol Santos/PSDB prosseguiram no tema trazido por Garbin. Andressa aproveitou o momento e divulgou que, nesta quarta-feira, acontece o 3º Encontro de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Caxias do Sul, no UCS Teatro, durante o dia inteiro.
ABUSO INFANTIL É CRIME! – DENUNCIE:
- Se você souber de algum caso de abuso ou exploração sexual infantil, disque 100. O serviço funciona diariamente, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel.