Voltar para a tela anterior.
O plenário do Parlamento caxiense apreciou, em primeira discussão nesta terça-feira (13/05), o projeto de decreto legislativo 4/2025 que concede o título de Cidadão Caxiense ao médico Luis Alberto Zanettini. O texto, que retornará a plenário para votação final, é de autoria do vereador Edson da Rosa/Republicanos e outros nove parlamentares. São eles: Aldonei Machado/PSDB, Andressa Campanher Marques/PCdoB, Andressa Mallmann Bassani/PDT, Calebe Becher Garbin/PP, Claudio Libardi Junior/PCdoB, Daiane Mello/PL, Daniel Souza dos Santos/Republicanos, Hiago Stock Morandi/PL e Wagner Petrini/PSB.
O título de Cidadão Caxiense corresponde a um reconhecimento concedido a pessoas que nascem em outras cidades, mas adotam Caxias para viver e aqui passam a prestar relevantes serviços à comunidade. No caso de Zanettini é natural de Veranópolis/RS e nasceu em 7 de fevereiro de 1954. Filho de Reimundo Zanettini e Yone Maria Fedrizzi Zanettini, o médico é casado com Oyara Maria Lucho Snel Zanettini e tem dois filhos: Ricardo Luis Snel Zanettini e Luis Felipe Snel Zanettini.
De acordo com o PDL, o futuro homenageado graduou-se em Medicina pela Universidade de Caxias do Sul em 1977, destacando-se como primeiro colocado de sua turma. Desde então, iniciou uma jornada de formação e especialização. Em 1978, concluiu especialização em Medicina do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Nos anos de 1978 a 1980, realizou residência médica em Cirurgia Geral e Urologia no Hospital Ernesto Dornelles. Em 1981, aperfeiçoou-se internacionalmente, obtendo o título de especialista em Urologia pela Université Paris Descartes, na França, atuando também como Assistant Étranger no renomado Hôpital Necker, em Paris.
Em 2003, concluiu o mestrado em Medicina (Ciências Médicas) pela Universidade de São Paulo, com pesquisa voltada à nefrectomia laparoscópica no tratamento de neoplasias do trato urinário superior. Em Caxias do Sul, atua como médico urologista no Hospital Pompéia, no Hospital Saúde e na Unimed Serra Gaúcha. Foi sócio-diretor da Litho’s Tratamento do Cálculo Urinário, referência regional no tratamento de litíase urinária.
Ao longo de sua carreira, contribuiu intensamente para a formação de novos médicos, atuando como professor de Urologia na Universidade de Caxias do Sul entre os anos de 1999 e 2008. O envolvimento acadêmico e científico se estende a palestras e conferências em diversos congressos médicos nacionais e internacionais, sendo destaque na área de atuação. É autor de várias produções científicas e capítulos de livros sobre Urologia, disseminando conhecimento e contribuindo para o desenvolvimento da medicina no Brasil.
Zanettini é membro efetivo e foi diretor administrativo da Associação Médica de Caxias do Sul (AMECS). Foi membro da Comissão de Título de Especialista e membro da Comissão de Ética Associativa da Sociedade Brasileira de Urologia, por duas gestões; sócio da Sociedade Brasileira de Cirurgia Laparoscópica; e integrou o corpo editorial da Revista Científica da AMECS e da Revista Médica do Hospital Pompéia, reforçando o compromisso com a pesquisa e a educação médica contínua.
Entre os anos de 1984 e 1994, também atuou como médico efetivo do Centro de Saúde de Caxias do Sul, contribuindo para a saúde pública local. Foi ainda coordenador da equipe cirúrgica de transplantes renais no Hospital Pompéia. Em 2015, foi agraciado pelo Legislativo caxiense com o Prêmio Dr. Virvi Ramos de Saúde. “Doutor Luis Alberto Zanettini representa o que há de mais elevado na prática médica: conhecimento técnico, humanidade, ética e vocação ao serviço. Seu legado se faz presente nos pacientes atendidos, nos alunos formados, nas pesquisas publicadas e no exemplo que oferece às futuras gerações”, enfatizam os autores.