Voltar para a tela anterior.
Informações sobre situação com aluno autista na rede municipal de ensino foram solicitadas pelo vereador Hiago Morandi/PL. Assinado por ele, o requerimento 53/2025 obteve aprovação unânime na sessão ordinária desta quinta-feira (08/05). Conforme a Lei Orgânica do Município, o Executivo terá 30 dias para enviar as respostas ao Legislativo.
Hiago citou divulgação da última terça-feira. Disse que o vídeo, publicado nas redes sociais, traz a denúncia de uma mãe com relação à conduta de profissionais de uma escola da rede, no atendimento ao filho com transtorno do espectro autista (TEA).
Diante do quadro, entre outros pontos, pediu se o educandário do fato seria a Escola Municipal de Ensino Fundamental Jardelino Ramos e se há presença de profissional de apoio ou cuidador vinculado ao aluno mencionado, com a respectiva qualificação e vínculo empregatício.
O liberal solicitou o motivo pelo qual foi negado à genitora o direito de conhecer o novo cuidador, caso confirmada a substituição do profissional responsável. Indagou sobre providências adotadas pela Secretaria da Educação, diante da gravidade dos fatos relatados, especialmente no que se refere à proteção do aluno com deficiência e à garantia dos direitos da mãe, como responsável legal.
REQUERIMENTO nº 53/2025 (votação)
ALDONEI MACHADO PSDB Sim
ALEXANDRE BORTOLUZ PP Não Votou
ANDRESSA CAMPANHER MARQUES PCdoB Sim
ANDRESSA MALLMANN PDT Sim
CALEBE GARBIN PP Sim
CLAUDIO LIBARDI JUNIOR PCdoB Não Votou
DAIANE MELLO PL Sim
DANIEL SANTOS REPUB Sim
EDIO ELÓI FRIZZO PSB Sim
EDSON DA ROSA REPUB Não Votou
ESTELA BALARDIN PT Sim
HIAGO STOCK MORANDI PL Sim
JULIANO VALIM PSD Ausente
LUCAS CAREGNATO PT Presente
MARISOL SANTOS PSDB Sim
PEDRO RODRIGUES PL Sim
RAFAEL BUENO PDT Sim
RAMON DE OLIVEIRA TELES PL Não Votou
ROSELAINE FRIGERI PT Sim
SANDRA BONETTO NOVO Sim
SANDRO FANTINEL PL Sim
TENENTE CRISTIANO BECKER PRD Sim
WAGNER PETRINI PSB Sim