Voltar para a tela anterior.
No Dia Nacional do Turismo, 8 de maio, Sandra Bonetto/NOVO usou o grande expediente desta quinta-feira para pedir auxílio para melhorias na infraestrutura do Roteiro Vale Trentino, durante a sessão ordinária da Casa Legislativa. Na tribuna, também destacou benefícios da realização de atividades turísticas por Caxias do Sul.
A vereadora fez um apelo para que as autoridades da cidade auxiliem na infraestrutura do percurso e de seus arredores. “O turista só vai ao local, se tiver boas estradas e coletas de lixo que, infelizmente, não acontecem semanalmente por lá”, afirmou. Ela salientou que o secretário de Turismo de Caxias do Sul, Felipe Gremelmaier, a acompanhou em uma visita aos empreendimentos turísticos, e está ajudando na questão da busca de melhorias em ruas e outras ações de infraestrutura que a parlamentar considera necessárias. A parlamentar ainda comentou a respeito da possibilidade de trazer água ao local do Vale, com o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae). “Para que continuem empreendendo, precisamos também fazer a nossa parte”, observou.
Contou que o Vale possui como símbolo o quero-quero, animal acolhedor conhecido por avisar, no campo, quando algo acontece. Manifestou o desejo de fazer com que mais pessoas conheçam e visitem o espaço, que contém pousadas, vinícolas, cervejarias, restaurantes, parreirais, casas e igrejas centenárias. “Se quiséssemos ir a todos os empreendimentos do Vale Trentino, teríamos 33 lugares para visitar e desfrutar”, divulgou. Além disso, pontuou que o município apresenta vários outros locais com rotas e ações turísticas, e que o turismo se baseia no conjunto de novas experiências.
Sandra explicou que o espaço do Vale possui casarios históricos, da época inicial da imigração italiana, ao mesmo tempo em que apresenta ambientes modernos. A vereadora defende a ideia de que, mesmo que todos precisem se modernizar, é crucial manter as raízes eternizadas na cultura. Informou que Forqueta, onde o Vale é localizado, iniciou com a produção de vinhos, se mantendo até hoje como o bairro com a maior produção de Caxias do Sul.
Em apartes, Aldonei Machado/PSDB, Claudio Libardi/PCdoB, Hiago Morandi/PL, Rafael Bueno/PDT e Rose Frigeri/PT debateram o assunto. Rose ressaltou que a região de Caxias do Sul é repleta de pontos turísticos, e a cultura é uma pauta que precisa ser discutida, por fazer bem à comunidade e movimentar a economia.