Voltar para a tela anterior.
A Associação de Clubes de Mães de Caxias do Sul (ACMCS) recebeu do Parlamento Municipal, nesta quarta-feira (07/05), o Prêmio Caxias do Sul. Proposta pela vereadora Sandra Bonetto/NOVO, a entrega da honraria, que valoriza e reverencia os 50 anos da entidade, levou diversas integrantes até o plenário legislativo. O Prêmio Caxias do Sul é concedido pelo Parlamento a pessoas, entidades ou localidades que se destacam em serviços prestados à comunidade caxiense nos mais diferentes campos de ação.
Sandra fez o discurso em nome de todos os legisladores e, da tribuna, se emocionou ao mencionar a capacidade, a força e a sensibilidade materna. “Amor de mãe é o que fica, que permanece, quando os outros amores se vão. Sobrevive a qualquer adversidade. É preciso muito amor e dedicação para chegar onde chegaram. Vocês são fonte de inspiração e exemplo”, enfatizou, ao dirigir-se às homenageadas.
A parlamentar destacou a trajetória da entidade e realçou a solidariedade, o talento e a habilidade manual de cada mulher que integra os Clubes de Mães caxienses. “Em cada peça, o olhar único do fazer artístico. Quantos agasalhos e quantas costuras ajudaram tantas pessoas. Que missão linda”, encantou-se Sandra, considerando que este Prêmio Caxias do Sul é valoroso e concedido a mulheres valorosas, na semana que antecede o domingo de Dia das Mães.
Segundo Sandra, a ACMCS conta com 71 clubes de mães associados e tem como símbolo o girassol, flor considerada sinônimo de felicidade.
No comando da entidade, Marlene Panazzolo teceu agradecimentos à vereadora e a toda a Câmara pela distinção. Recordou de outros momentos do Legislativo para com a entidade, como a criação do Dia Municipal de Clubes de Mães, comemorado anualmente em 8 de maio, a partir de um projeto do então vereador Jaison Barbosa que se transformou na lei nº 7.682/2013.
Marlene recordou do percurso de meio século da entidade, do esforço, das parcerias e das vitórias maternas para a sociedade caxiense. “Muitas melhorias em bairros foram conquistadas pela mobilização dos clubes de mães”, afirmou, citando parques, espaços comunitários, praças, entre tantas outras.
A dirigente também lamentou as perdas que a pandemia provocou, agradeceu espaço que a União das Associações de Bairros cede para se reunirem e fez um pedido de ajuda aos vereadores, a demais representantes públicos e à comunidade: um lugar para construírem a sede própria. “Precisamos de um espaço que seja nosso, para estarmos mais estruturadas, para guardar o que ganhamos. Recebemos verbas por emedas parlamentares, mas não conseguimos ainda um local. Estamos aguardando ansiosas por isso. Precisamos do apoio de todos porque temos consciência do bem que o Clube de Mães faz na nossa vida e para as demais pessoas. O Clube de Mães é sinônimo de valorização da mulher em todas as idades”, salientou.
Além de Marlene e da vereadora Sandra, estiveram na mesa de autoridades a segunda vice-presidenta da Câmara, parlamentar Andressa Marques/PCdoB, a primeira-dama do município, Jussara Canalli, e a vice-presidente da ACMCS e Cidadã Caxiense, Zaira Maria Rosa Ramos. Representando o prefeito Adiló Didomenico/PSDB, a primeira-dama elogiou e agradeceu pelo trabalho das integrantes da ACMCS, considerando significativo para o progresso do município. “Cada bordado, cada reunião e cada gesto de carinho representam um elo que fortalece nossa cidade. Viva para a ACMCS”, vibrou Jussara, erguendo o braço e encerrando seu pronunciamento na tribuna.
SAIBA MAIS SOBRE A ACMCS
- De acordo com o ofício de indicação da homenagem à Associação de Clubes de Mães de Caxias do Sul (ACMCS), a entidade desempenha um papel fundamental no desenvolvimento social e comunitário da cidade, há cinco décadas. Fundada em 8 de maio de 1975, por um grupo de mulheres visionárias, a ACMCS se estabeleceu como uma entidade assistencial, sem fins lucrativos, sem vinculações políticas e religiosas e esteve junto ao SESI (Serviço Social da Indústria), em salas cedidas, por 45 anos. Ao longo de meio século de história, a Associação tem demonstrado um compromisso com o desenvolvimento social e a valorização da mulher na comunidade.
- O objetivo da entidade é promover o desenvolvimento pessoal e o bem-estar das mulheres de Caxias do Sul, fortalecendo os laços comunitários e oferecendo oportunidades de aprendizado.
- É administrada por uma Diretoria Executiva composta por 20 voluntárias que atualmente coordenam 71 Clubes de Mães distribuídos por diversos bairros e distritos da cidade. Atualmente, desempenha suas atribuições junto à UAB Caxias do Sul (União de Associação de Bairros de Caxias do Sul). Entre as suas principais atividades destacam-se os cursos de artesanato, de culinária, palestras sobre saúde e bem-estar familiar, workshops de desenvolvimento pessoal, sobre cidadania e direitos.
- Além disso, a entidade promove atividades socioculturais, como eventos cívicos e comemorativos, exposições e feiras de artesanato, encontros de integração entre os clubes e festividades tradicionais da comunidade. No campo das ações comunitárias, participa ativamente no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM), Conselho do Idoso (retomando), e estabelece parcerias com entidades públicas e privadas.
- A assistência social também é um pilar essencial do trabalho da ACMCS, com brechós sociais, auxiliando famílias em situação de vulnerabilidade, campanhas beneficentes e orientação para as mulheres da comunidade. O reconhecimento de sua relevância foi evidenciado por diversas homenagens recebidas da prefeitura e da Câmara de Vereadores em seus aniversários: 20, 24, 25, 30, 35 e 40 anos de fundação. A instituição do "Dia Municipal de Clubes de Mães", celebrado no dia 8 de maio, data de seu aniversário, reflete a importância histórica e cultural de Caxias do Sul.
- A ACMCS também conta com alguns convênios estratégicos com estabelecimento de saúde, advogados, com o comércio local e instituições educacionais, ampliando sua capacidade de atendimento e os benefícios destinados para as associadas e seus familiares. Seu lema, "Uma forma de Crescer", sintetiza sua missão de promover a valorização e o aperfeiçoamento pessoal da mulher, o fortalecimento dos vínculos familiares, o desenvolvimento comunitário, o exercício da cidadania e a responsabilidade social.
Neste link, a cerimônia na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=cAivxPQhj4Y