Voltar para a tela anterior.
Na tarde desta quarta-feira (07/05), a Presidência e a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara Municipal de Caxias do Sul realizaram a atividade “Diálogos em Educação: Desafios e Perspectivas”, com o objetivo de ouvir diretores, vice-diretores e representantes de escolas da rede pública municipal sobre a realidade das comunidades escolares.
O encontro contou com a participação do presidente do Legislativo, vereador Lucas Caregnato/PT; do presidente da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, vereador Edson da Rosa/REPUBLICANOS; da secretária municipal da Educação, Marta Fattori; dos parlamentares Andressa Marques/PCdoB, Capitão Ramon/PL e Rose Frigeri/PT.
Diretores, vice-diretores e representantes designados pelas escolas municipais apresentaram as principais demandas e dificuldades enfrentadas pelas comunidades escolares, que vão desde problemas na infraestrutura dos prédios, sobrecarga de trabalho decorrente da burocratização excessiva dos processos, demora na disponibilização de cuidadorias do Atendimento Educacional Especializado até casos de violência nas escolas.
Thaís Dedéa, presidente da Comissão de Diretores da rede municipal, destacou as diferentes áreas que possuem relação direta com a Educação, como, por exemplo, a Saúde. A professora citou a situação das crianças e adolescentes que aguardam avaliação psicológica para garantir cuidadores através do Atendimento Educacional Especializado.
A Secretária Municipal da Educação agradeceu e caracterizou o espaço como uma ampliação das reuniões ordinárias promovidas pela pasta junto às direções. Marta Fattori aproveitou para informar que um decreto está em elaboração para que os quadros dos profissionais de educação das escolas contenham cuidadores a fim de atender os pedidos represados e futuros.
O vereador Edson da Rosa/REPUBLICANOS, presidente da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, reiterou a importância da atividade como um exercício de cidadania e de troca entre as comunidades escolares e as instâncias dos Poderes Legislativo e Executivo. O parlamentar ainda frisou a necessidade da promoção de ações preventivas e de cuidado com a saúde física e mental dos professores.
O presidente da Casa, vereador Lucas Caregnato/PT, apontou que os problemas são antigos e as soluções muitas vezes já foram apontadas pelas próprias comunidades escolares, mas que, por diversos fatores, não prosperaram. Conforme o parlamentar, muitas cidades do porte de Caxias do Sul avançaram em suas políticas públicas e processos na área da Educação, seja na diminuição da burocracia, na valorização dos professores e profissionais da educação ou até mesmo na garantia de acesso das nossas crianças e jovens.
Os relatos foram coletados pelo Setor de Taquigrafia da Casa e serão enviados formalmente à Administração Municipal, com o objetivo de servirem como subsídio, para o aprimoramento e para a ampliação das políticas públicas envolvendo a Educação.