Voltar para a tela anterior.
Na última semana, a vereadora Daiane Mello (PL) esteve reunida com o Secretário Municipal de Saúde, Geraldo da Rocha Freitas Júnior, para apresentar uma extensa lista de demandas da comunidade relacionadas à saúde pública de Caxias do Sul.
Entre os principais pontos levados pela parlamentar estão as dificuldades de acesso ao Agenda+, devido a relatos de falta de atendimento telefônico e de vagas para consultas; a falta de medicamentos básicos e complexos nas farmácias municipais e unidades de saúde; além da preocupação com a estrutura física da UBS Sagrada Família, que apresenta rachaduras graves, e a cobrança sobre o andamento das obras na UBS Caminhos do Meio e na UBS Fátima, que aguardam os trâmites burocráticos para o início das obras.
A vereadora também solicitou informações sobre a mudança do CES (Centro de Especialidades em Saúde) para um espaço que ofereça melhor estrutura de atendimento e espera para a população. Demandas específicas de pacientes que aguardam consultas, exames e cirurgias há meses ou até anos também foram entregues em mãos ao Secretário.
"A falta de neurologistas e psiquiatras, tanto para adultos quanto para crianças, é extremamente preocupante. Essa carência impacta diretamente no diagnóstico e no tratamento de condições como o Transtorno do Espectro Autista (TEA), e precisamos agir com urgência para mudar essa realidade", destacou a vereadora Daiane Mello.
Daiane ainda reforçou indicações de melhorias para as UBSs, como a abertura dos portões e instalação de bancos em áreas externas nas unidades do Jardim Eldorado, Bairro Fátima e Parque Oásis, além da ampliação da área coberta.
Em resposta, o Secretário informou que o município enfrenta dificuldades para a contratação de médicos, mesmo com a adesão ao programa Mais Médicos. Também adiantou que a UBS do bairro Fátima será uma das próximas unidades a entrar em reforma e que algumas mudanças no CES estão sendo planejadas para desafogar as filas de espera, embora as datas ainda não estejam definidas.
A vereadora Daiane Mello reforça seu compromisso com a saúde da população e seguirá acompanhando cada uma das demandas, buscando soluções junto ao Executivo para garantir atendimento digno e eficiente para todos.