Voltar para a tela anterior.
A criação de uma frente parlamentar evangélica, no Legislativo caxiense, foi destacada pelo vereador Calebe Garbin/PP, na sessão ordinária desta quinta-feira (06/02). Ele comunicou que, nos próximos dias, deverá apresentar um requerimento com essa proposta. Disse que será uma forma de ampliar o debate em torno do setor religioso, que possui representatividade no município.
O progressista atua como presbítero na Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Caxias do Sul há mais de 10 anos e luta pelas causas da comunidade evangélica e de outras religiões. Afirmou se tratar da visibilidade de 60 mil pessoas da comunidade caxiense que professam a fé cristã evangélica, abrindo espaço para todas as práticas religiosas, de forma pacífica.
O parlamentar aproveitou para fazer um balanço dos primeiros dias de mandato, na Casa. Informou já ter apresentado 45 indicações com diversas finalidades, junto à Prefeitura, tais como: poda de árvores, recapeamento asfáltico, instalação de rede hidráulica e de água, manutenção de sinalização de trânsito, manutenção do passeio público, desobstrução de bocas de lobo, patrulhamento e cascalhamento nas áreas do Interior.
Garbin relatou visita à Zona Sul da cidade, onde verificou a situação que persiste após as enchentes de maio de 2024, em Santa Bárbara de Ana Rech, loteamento do recanto das cascatas. Na região, ele buscou verificar formas para melhorar o atendimento e a assistência aos bairros e loteamentos Monte Carmelo, Arco Baleno, Glória, Santos Dumont, Diamantino, Cruzeiro, Vila Leon, Nossa Sra. das Graças, São Caetano, São Vitor, entre outros.
Na Zona Oeste, Garbin colheu sugestões de presidentes das associações de moradores (AMOBs), com atenção maior ao Desvio Rizzo, no que diz respeito a revitalizar áreas públicas, para a melhoria do acesso de crianças, com a promoção de esporte e lazer. Ressaltou ser necessário ampliar o relacionamento com as lideranças comunitária, a partir da União das Associações de Bairros (UAB) com a Casa Legislativa. Dessa forma, ele acredita que o debate será mais participação, para a resolução de demandas.
Outro tema levantado por Garbin foi a solicitação feita em ofício ao deputado estadual Guilherme Pasin/PP. O vereador requisitou um caminhão de Auto Bomba Tanque e Resgate (ABTR) e outros Auto Tanque, para suporte de incêndios ao 5° Batalhão de Bombeiro Militar, sediado no município. Atentou que, hoje, Caxias tem somente quatro caminhões no Corpo de Bombeiros, sendo que dois deles possuem mais de dez anos de uso.
Conforme Garbin, na conversa com Pasin, relembrou sobre o Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros Militar (FUNREBOM), o qual, em 2021, foi transferido para o Fundo Especial de Segurança Pública (FESP). Comentou que, após isso, a corporação local perdeu a autonomia da gerência e aplicação desse recurso.
Nos apartes realizados durante o discurso, os vereadores Alexandre Bortoluz/PP e Capitão Ramon Teles/PL parabenizaram e deram a opinião sobre o tema. Bortola manifestou que, por diversas vezes, o batalhão solicita apoio ao Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), para o combate a incêndios. No caso de Teles, o enfoque se voltou à capacidade limitada dos caminhões de transporte de água. Na oportunidade, Pedro Rodrigues/PL e Sandro Fantinel/PL declararam apoio à Frente Parlamentar Evangélica.