Voltar para a tela anterior.

Frente Parlamentar em Defesa da Universidade Federal será reinstalada no Parlamento caxiense

O requerimento foi aprovado pela unanimidade dos vereadores, na sessão ordinária desta quinta-feira


Aprovada a instalação da Frente Parlamentar em Defesa da Universidade Federal da Região Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul, na Câmara Municipal. O requerimento nº 4/2025 é de autoria da vereadora Rose Frigeri/PT e foi aceito pela unanimidade dos vereadores, na sessão ordinária desta quinta-feira (06/02). O objetivo do grupo é dialogar e mobilizar a comunidade local e regional, unindo esforços em prol da continuidade da luta.

Também assinaram o documento os vereadores Aldonei Machado/PSDB, Alexandre Bortoluz/PP, Andressa Marques/PCdoB, Andressa Mallmann/PDT, Calebe Garbin/PP, Capitão Ramon Teles/PL, Claudio Libardi/PCdoB, Daniel Santos/Republicanos, Elói Frizzo/PSB, Edson da Rosa/Republicanos, Estela Balardin/PT, Hiago Morandi/PL, Pedro Rodrigues/PL, Rafael Bueno/PDT, Sandra Bonetto/NOVO, Sandro Fantinel/PL, Tenente Cristiano Becker/PRD.

Conforme o documento, a região Nordeste atualmente é constituída por 48 municípios, com 1.257.907 habitantes, correspondendo a 11,1% da população total do Estado. É estimado que estão em idade de ingresso no Ensino Superior em torno de 68 mil jovens. O Produto Interno Bruto (PIB) dos 11 municípios mais populosos foi de R$ 51,9 bilhões em 2020, 11% do PIB estadual. Caxias do Sul, conforme o ofício, é a principal cidade da região, tendo o segundo maior PIB do Estado, com R$ 26 bilhões, 5,5% do total estadual.

O requerimento destaca que, no Rio Grande do Sul, há apenas seis universidades federais, das quais uma foi estabelecida na década de 1930, quatro na década de 1960 e uma na década de 2010. As instituições abrangem a Região Metropolitana de Porto Alegre, a Zona Sul, a Campanha e o Centro do estado. Em junho de 2024, o Governo Federal anunciou um campus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Caxias do Sul.

Em discussão, a vereadora Rose Frigeri/PT contou que o grupo parlamentar foi instalado em 2023 e 2024, para discussão do tema e realização de ações para a implementação da instituição de ensino na cidade. De acordo com ela, a luta existe há anos e vai continuar até que o projeto esteja estabelecido. Pediu o apoio e a participação dos vereadores para a reinstalação da frente.

Os vereadores Andressa Marques/PCdoB, Calebe Garbin/PP, Capitão Ramon Teles/PL, Elói Frizzo/PSB, Estela Balardin/PT e Pedro Rodrigues/PL parabenizaram a colega pela criação da frente e ressaltaram a necessidade de discutir o tema, para que a comunidade caxiense tenha uma educação de qualidade e a oportunidade de cursar o ensino superior. Também se deixaram à disposição para ajudar no que for preciso.

 

DELIBERAÇÃO DO REQUERIMENTO nº 4/2025 (votação)

Vereador - Partido - Voto

ALDONEI MACHADO PSDB Sim

ALEXANDRE BORTOLUZ PP Sim

ANDRESSA CAMPANHER MARQUES PCdoB Sim

ANDRESSA MALLMANN PDT Sim

CALEBE GARBIN PP Sim

CLAUDIO LIBARDI JUNIOR PCdoB Sim

DAIANE MELLO PL Sim

DANIEL SANTOS REPUB Sim

EDIO ELÓI FRIZZO PSB Sim

EDSON DA ROSA REPUB Ausente

ESTELA BALARDIN PT Sim

HIAGO STOCK MORANDI PL Sim

JULIANO VALIM PSD Sim

LUCAS CAREGNATO PT Presente

MARISOL SANTOS PSDB Sim

PEDRO RODRIGUES PL Sim

RAFAEL BUENO PDT Sim

RAMON DE OLIVEIRA TELLES PL Sim

ROSELAINE FRIGERI PT Sim

SANDRA BONETTO NOVO Sim

SANDRO FANTINEL PL Sim

TENENTE CRISTIANO BECKER PRD Sim

WAGNER PETRINI PSB Sim

Confira matéria da TV Câmara Caxias

06/02/2025 - 12:13
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Luan Hagge Francisco

Ir para o topo