Voltar para a tela anterior.
Na mensagem aos vereadores e à comunidade caxiense, durante a abertura do ano legislativo, nesta terça-feira (04/02), o prefeito reeleito Adiló Didomenico/PSDB, logo na largada do discurso, entoou: “Devo ressaltar, pela experiência de vida pública e pelos meus cabelos brancos, que governar é escolher prioridades. O orçamento é finito e não alcança todas as demandas ao mesmo tempo, principalmente em áreas como infraestrutura, saúde e educação”. Em seguida, anunciou algumas novidades em termos de infraestrutura e a sequência ou a conclusão de obras que se iniciaram na sua primeira gestão (2021-2024).
No âmbito da saúde pública, o chefe do Executivo informou que terão início a construção da unidade de pronto atendimento (UPA) da zona Sul; a implantação da telemedicina; a mudança da farmácia do Centro Especializado de Saúde (CES), que atualmente gera longas filas; e a ampliação do projeto Agenda Mais (que trata de agendamento de consultas por telefone).
Didomenico também disse que serão feitos seis piscinões para evitar alagamentos e citou outros projetos que se encontram em execução. Entre os quais: Aeroporto de Vila Oliva; Mercado Público da Maesa; Parceria Público-Privada (PPP) da Educação, com construção de 31 escolas de Educação Infantil, “para zerar o déficit de vagas”; entrega de obras nos bairros Planalto e Desvio Rizzo; e asfaltamento de vias de grande fluxo.
O prefeito valorizou o povo e a história local, lembrando os 134 anos de emancipação de Caxias do Sul, e a contribuição de quem veio de outros Estados e nações, mencionando os 150 anos da imigração.
Ao direcionar o olhar ao plenário, reafirmou respeito ao poder Legislativo e anunciou o líder e o vice-líder de governo na Casa: Daniel Santos/REPUBLICANOS e Wagner Petrini/PSB, respectivamente. Disse sentir-se honrado de participar, mais de uma vez, do início do ano parlamentar na Casa, onde foi vereador por dois mandatos (2013-2016; 2017-2020). Ainda destacou “a importância e a grandeza” do Parlamento para a democracia, respeitando a autonomia e a independência dos diferentes poderes.
“Embora existam nossas diferenças político-partidárias, precisamos pensar no coletivo e no bem comum”, enfatizou, avaliando como salutar divulgar bem a cidade e evitar confrontos que afetem a imagem de Caxias do Sul. Didomenico entende que é preciso avançar na questão do pertencimento, defendeu o diálogo e celebrou uma recente conquista da cidade: elevação da classificação no Mapa do Turismo Brasileiro, passando da categoria B para A.
Acompanharam o prefeito até a Câmara o vice Edson Néspolo e secretários municipais.
Confira matéria da TV Câmara Caxias