Voltar para a tela anterior.
Na manhã desta quinta-feira (30/01), o presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul, vereador Lucas Caregnato/PT, recebeu a ex-vice-prefeita, ex-deputada estadual e doutora em Educação Marisa Formolo/PT; o presidente da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação da Casa, parlamentar Edson da Rosa/REPUBLICANOS; a vereadora Andressa Marques/PCdoB (2ª vice-presidenta da Câmara); e representantes de entidades sociais da região. O assunto tratado com integrantes de pastorais, sindicatos e cooperativas foi a instalação de um campus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em solo caxiense.
Coordenadora do Fórum das Entidades, Movimentos e Pastorais Sociais e representante do Centro de Estudos, Pesquisa e Direitos Humanos de Caxias do Sul, Marisa tem acompanhado de perto as deliberações acerca da vinda da universidade federal para a cidade. Tendo contato com a comissão da UFRGS, Marisa trouxe à Mesa Diretora atualizações sobre o processo de escolha dos cursos que serão ofertados pela instituição de Ensino Superior.
Com mais de 30 membros vindos de diversas cidades da Serra Gaúcha, como Caxias do Sul, Farroupilha, Bento Gonçalves e Veranópolis, o Fórum busca estabelecer um diálogo com a UFRGS para expor as demandas da comunidade local em relação ao acesso ao Ensino Superior gratuito, explicou Marisa. De acordo com a educadora, está sendo realizada uma pesquisa de campo para identificar quais ofertas de cursos correspondem às características de desenvolvimento socioeconômico de Caxias. Outro foco da pesquisa é evitar que sejam cursos que percam a procura no decorrer dos anos como, ainda segundo ela, ocorre no Campus Litoral Norte. Citado como bem-vindo por Marisa é o investimento na capacitação de profissionais para a produção de fármacos para a região.
“A busca serve não apenas para ampliar o desenvolvimento das indústrias dos ramos metalmecânico e têxtil, por exemplo, mas também ampliar a pujança da mão de obra caxiense para outras áreas. A expectativa é por cursos que, de fato, gerem empregos e abram novos nichos para a região”, acrescentou.
Os parlamentares demonstraram-se preocupados com o perfil dos estudantes que terão acesso ao novo campus. Foi observado que há alto índice de desistência no Ensino Superior por parte de alunos egressos de escolas públicas do município.
O legislador Edson da Rosa sugeriu criar medidas que evitem a exclusão do acesso à educação para quem tem menores condições financeiras. O presidente Caregnato e a vereadora Andressa avaliam oportuno popularizar e ampliar o debate através do Parlamento.
Entre os participantes da reunião, estiveram: Cristiano Cardoso de Almeida, diretor do Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (Sindiserv) e presidente do Conselho Municipal da Juventude; Elói Gallon, coordenador da Pastoral do Menor; Alessandro Bandeira Scherer e Rejane Inês Kieling, representantes da Cooperciclo; e Nelso Antonio Bebber, representante do Sindicato dos Bancários.