Voltar para a tela anterior.
Na manhã desta terça-feira (28/01), o Legislativo caxiense realizou a colheita das uvas, nas parreiras localizadas no exterior do prédio. A ação foi uma iniciativa da Comissão de Agricultura, Agroindústria, Pecuária e Cooperativismo da Câmara Municipal, presidida pelo vereador Sandro Fantinel/PL. Após a colheita, as uvas foram distribuídas pelos setores e gabinetes parlamentares.
Participaram da atividade servidores, estagiários, o presidente do Parlamento, Lucas Caregnato/PT, e os vereadores Aldonei Machado/PSDB, Capitão Ramon Teles/PL, Daiane Mello/PL, Daniel Santos/REPUBLICANOS, Sandro Fantinel/PL e Tenente Cristiano Becker/PRD.
O parreiral do Legislativo existe desde 1996, quando o prédio foi inaugurado, com concepção do arquiteto João Alberto Marchioro, que venceu um concurso público promovido ainda na década de 1980, para escolha do anteprojeto de arquitetura do edifício da Câmara. A inauguração da atual sede legislativa ocorreu em 22 de novembro de 1996.
Além de Fantinel, também fazem parte da comissão neste ano de 2025 os vereadores Aldonei Machado/PSDB, Tenente Cristiano Becker/PRD, Daniel de Souza/REPUBLICANOS e Sandra Bonetto/NOVO.
Videiras da Câmara: patrimônio imaterial
Desde o ano passado, a videira que ornamenta a sede do poder Legislativo é considerada Bem de Natureza Imaterial do Município de Caxias do Sul. A definição está estabelecida pela lei 9.254, de 13 de dezembro de 2024, e nasceu de um projeto da Comissão de Agricultura, Agroindústria, Pecuária e Cooperativismo (CAAPC) aprovado pela unanimidade do plenário. Em 2024, o grupo parlamentar era presidido pela então vereadora Gladis Frizzo/PP e contava com os seguintes integrantes: Zé Dambrós/PSB, Lucas Diel/PRD, Sandro Fantinel/PL e Velocino João Uez/PRD.
Confira a matéria da TV Câmara