Voltar para a tela anterior.
A Tribuna Livre da Câmara de Caxias do Sul acolheu representantes da Associação Riograndense de Imprensa – Seccional Serra Gaúcha (ARI Serra Gaúcha/SG), que explanaram sobre a história e as ações do movimento, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (27/11). A presidente da seccional da ARI na região, jornalista Vania Marta Espeiorin, e a vice-presidente, jornalista Juliana Bevilaqua, detalharam as iniciativas da gestão 2022-2024 e receberam cumprimentos dos parlamentares pelo trabalho de valorização, reconhecimento e união da categoria; pelo combate à desinformação e pela permanente busca de aprimoramento da comunicação enquanto prestação de serviço à comunidade e oportunidade de negócios, empreendedorismo e crescimento profissional.
“Comunicar, antes de tudo, é viver. Depois é que esse verbo surge como ofício, compromisso, direito. Transparência, acesso à informação, prestação de contas são responsabilidades de poderes públicos e de quem abraça desafios como o nosso, de movimentos que buscam valorizar quem atua para que a comunicação transforme a sociedade para melhor. É pela palavra que buscamos fazer isso. Somos a ARI Serra Gaúcha, um movimento que procura semear palavras com ética, responsabilidade e amor. E é sobre nossa história e sobre as ações que estamos fazendo por e em nossa sociedade que nos manifestamos hoje”, explicou Vania.
Ao agradecer o apoio permanente dos vereadores da atual legislatura (2021-2024) em relação às ações da seccional, braço da ARI da Capital, presidida pelo jornalista José Nunes, Vania considerou a função social desempenhada pelos profissionais da área e pela ARI SG. “Que as palavras que nós, comunicadores, escolhermos em nosso fazer sejam bem compreendidas, marcando história e ajudando a transformar e a melhorar a vida da nossa comunidade”, frisou.
“Um dos principais objetivos da ARI Serra Gaúcha é promover ações de valorização da imprensa e que contribuam para o debate ético e fortaleçam a presença desse importante segmento da sociedade, que é a comunicação. Um dos grandes eventos promovidos desde 2008 é o Troféu ARI Serra Gaúcha, que reconhece o trabalho dos profissionais da área na Serra Gaúcha”, prosseguiu a vice Juliana Bevilaqua, também da tribuna. Juliana informou que a distinção nasceu de uma parceria com a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias (CIC Caxias) e ganhou vida por meio de iniciativa da jornalista e fundadora da ARI Serra Gaúcha, Juçara Dini, na gestão do presidente Milton Corlatti à frente da CIC (2008-2011). De 2008 até hoje, 154 profissionais da comunicação receberam o prêmio pela relevante trajetória e contribuição social no exercício de sua atividade.
Dentro do planejamento estratégico da seccional, as representantes destacaram a regionalização da entrega do Troféu, que se efetivou em 2022, em Bento Gonçalves, com apoio do CIC-BG. A iniciativa seguiu em 2003, em Flores da Cunha, com parceria do Centro Empresarial de Flores da Cunha, e, neste ano de 2024, a CIC de Antônio Prado foi parceira e o reconhecimento foi concedido a nove profissionais, em uma cerimônia no Clube União, no município pradense.
Ações da seccional
Vania e Juliana deram sequência à explanação na tribuna, listando as demais ações que a seccional promoveu de maio de 2022 até o momento. Entre as quais: retomada do ARI Dialoga, com a realização de três encontros sobre temáticas diferentes, gratuitos e abertos à comunidade, abordando saúde mental, inteligência artificial e mudanças climáticas; criação do projeto ARI Serra na Comunidade, com oficinas na área de comunicação para crianças e adolescentes atendidos pelo Murialdo Santa Fé; participação em campanhas beneficentes; e comemorações dos 20 anos da ARI Serra Gaúcha (ARI SG).
Da programação de duas décadas da ARI SG, as jornalistas citaram a conquista do título de Cidadã Emérita para a fundadora Juçara Dini, a partir de proposição do vereador Felipe Gremelmaier/MDB e aval do plenário; conquista da maior distinção concedida pela Câmara: o Prêmio Caxias do Sul, pelo aniversário de duas décadas da ARI Serra Gaúcha, por indicação da jornalista, relações-públicas e atual presidente do Legislativo, Marisol Santos/PSDB; e realização do Jantar da Comunicação, no Grêmio Esportivo Gianella, reunindo mais de 200 profissionais da comunicação e familiares, num clima de reencontro, lembrança e amizades, e com reconhecimento especial aos fundadores da seccional.
As dirigentes acrescentaram a representação do movimento no Conselho Municipal do Desporto, com os jornalistas Beverli Rocha e Lucas Guarnieri; no MobiCaxias, com Oli Paz; e na Comissão Especial da Câmara Municipal de Flores da Cunha que Certifica Atletas e Paratletas Destaques do Ano, com a presença da jornalista Ale Muraro. Também mencionaram a realização de um painel sobre a Imprensa e a Festa da Uva, tendo como palestrante o diretor de Relações com a Comunidade e Institucionais da ARI SG, Juliano Flores; o fortalecimento das redes sociais e o lançamento do site da ARI Serra Gaúcha (www.ariserragaucha.com.br), tendo Rafaela Daros, da Diretoria de Digital, como organizadora e editora.
A conquista do título de Assessora de Imprensa do Ano de 2023, para a jornalista Adriana Silva, da Adri Silva Agência de Conteúdo; a indicação de uma segunda profissional da Serra também para esse título: a jornalista Rosa Ana Bisinella; a conquista da Medalha Alberto André de Jornalismo, concedida pela ARI da Capital, para a jornalista Juçara Dini foram outras iniciativas comemoradas pelas integrantes da ARI SG.
Vania e Juliana ainda referiram-se às contribuições da entidade em eventos e campanhas promovidas por outras instituições, como as ligadas à profissionalização de jovens da cidade e do campo; e a participação na Semana Municipal da Comunicação 2022, tendo diretores da ARI SG como painelistas e debatedores; e no Seminário de Combate às Fake News nas eleições 2022, ambos promovidos pela Câmara Municipal de Caxias do Sul.
“Demarcamos posição em campanhas encabeçadas pela ARI Mãe, como a batalha pelo diploma de jornalistas, a luta por mais respeito aos profissionais da comunicação e o combate à desinformação. Temos mantido um diálogo com a ARI Mãe, apoiando as iniciativas que nascem de Porto Alegre e se estendem para o interior. Ainda somos presença em júris de concursos e prêmios promovidos por nossa mantenedora, como o de Assessoria de Imprensa e o Prêmio ARI Banrisul de Jornalismo”, continuou Juliana.
Combate à desinformação
Pontualmente na luta contra as fake news (as chamadas notícias falsas), a ARI Serra Gaúcha promoveu, neste ano eleitoral de 2024, “O poder de duvidar: seminário de combate à desinformação", em conjunto com o Cartório Eleitoral de Caxias. O chefe de Cartório Edson Borowski e as jornalistas Juliana Bevilaqua, Valquiria Vita e Vania Marta Espeiorin foram painelistas desse encontro, que teve participação especial dos prefeituráveis caxienses. Compareceram os quatro candidatos que disputaram o pleito municipal caxiense: prefeito Adiló Didomenico, deputada federal Denise Pessôa; e os vereadores Felipe Gremelmaier e Maurício Scalco.
As dirigentes fizeram questão de saudar outras entidades parceiras que têm ajudado a ARI SG em seu percurso. Uma dessas parcerias foi estabelecida com o Recreio Cruzeiro, por intermédio da diretora de Eventos da entidade, Odinha Peregrina, que recentemente também recebeu da Câmara o título de Cidadã Emérita. No caso da parceria com o Recreio Cruzeiro, teve a anuência do então presidente Theodoro Müller, prevendo que os encontros de abertura das atividades anuais da ARI SG ocorram no clube. Por fim, as jornalistas ressaltaram o bom trânsito junto às entidades representativas, com visitas institucionais, por exemplo, ao Executivo, ao Legislativo e à CIC Caxias; e presença em eventos, como no lançamento do Roteiro Passo do Vinho e na homenagem do Legislativo pelos 30 anos do Curso de Jornalismo da UCS (junho de 2022).
Na segunda etapa da Tribuna Livre, os vereadores parabenizaram o trabalho da ARI SG e de seus integrantes. Também indagaram e deram sugestões a respeito da relevância de o movimento intensificar a luta para coibir a produção e a disseminação de fake news e para qualificar ainda mais o setor da comunicação. Durante a plenária conduzida pelo 2º vice-presidente da Casa, vereador Renato Oliveira (PCdoB), manifestaram-se por suas bancadas os seguintes parlamentares: Felipe Gremelmaier/MDB, Velocino Uez/PRD, Elisandro Fiuza/REPUBLICANOS, Olmir Cadore/PSDB, Zé Dambrós/PSB, Lucas Caregnato/PT e Rafael Bueno/PDT.
Na plateia, diretores da ARI SG acompanharam a manifestação. Entre eles: a coordenadora de Comunicação da prefeitura de Caxias do Sul, Fabiana de Lucena; a diretora da Rádio Solaris, Maria Teresa Fortuna; a proprietária da Legado – Histórias de Vida, Valquíria Vita; a coordenadora da TV Câmara Caxias, Rafaela Daros; o também jornalista da TV Câmara Caxias Fábio Carnesella; e a relações-públicas do Legislativo caxiense Cristiane Postingher da Fonseca.
SAIBA MAIS SOBRE A ARI SERRA GAÚCHA (ARI SG):
A Associação Riograndense de Imprensa (ARI) foi fundada em 19 de dezembro de 1935, em Porto Alegre, por 114 jornalistas e intelectuais, tendo como seu primeiro presidente Erico Verissimo. Sem caráter sindical, a entidade reúne profissionais da comunicação, integrando empregados, empregadores e autônomos. Além da valorização de toda a cadeia produtiva da comunicação, a ARI se destaca pela defesa da liberdade de imprensa e de expressão. Na Serra Gaúcha, a ARI estabeleceu sua seccional em 28 de maio de 2003 por iniciativa da jornalista Juçara Tonet Dini (fundadora), com o apoio de outros 17 profissionais ligados à área da Comunicação.
A ARI Serra Gaúcha é a única unidade regional da entidade e, até hoje, foi conduzida por quatro profissionais: Juçara Tonet Dini, de 2003 a 2009; Paulo Cancian (in memoriam), de 2010 a 2016; Evandro Fontana, de 2016 a 2018; Andreia Fontana, de 2018 a 2021; e, oficialmente, em 3 de maio de 2022, assumiu Vania Marta Espeiorin, como presidente e Juliana Bevilaqua como vice.
DIRETORIA DA ARI SERRA GAÚCHA (Gestão 2022-2024):
Presidente: Vania Marta Espeiorin
Vice-presidente: Juliana Bevilaqua
1. Assessoria da Presidência: Alessandra Muraro e Lisiane Zago
2. Cultura: Adriana Silva, Beverli Rocha, Camila Ruzzarin, Fabiano Finco, Janaína Silva, Miguel Brambilla, Rubia Frizzo e Valquiria Vita
3. Eventos: Lisete Oselame, Cristiane Postingher da Fonseca, Giovana Schmitt, Odinha Peregrina e Rogério Aver Pizzolato
4. Ensino: Adriana Antunes, Camila Cornutti, Jacob Raul Hoffmann e Eduardo Borile Júnior
5. Regional: Maicon Rech, Maria Fortuna, Rogério Portolan e Viviane Somacal
6. Digital: André Tajes, Fábio Carnesella, Julio Soares, Luciane Modena, Maurício Fischer Costa e Rafaela Daros
7. Inovação: Cleberson Portella, Lucas Guarnieri, Marta Guerra Sfreddo, Oli Paz, Alex Schneider e Ricardo Dini
8. Relações com a Comunidade e Institucionais: Andreia Fontana, Fabiana de Lucena e Juliano Flores
9. Política Ambiental e Saúde: Rosa Ana Bisinella, Guilherme Fadanelli, Valéria Pinto e Vera Damian
Conselho Superior: Juçara Tonet Dini, Evandro Fontana, Juliano Flores, Andreia Fontana, Odinha Peregrina, Jacob Raul Hoffmann, Juliana Bevilaqua e Vania Marta Espeiorin.
Neste link, acompanhe a íntegra desta Tribuna Livre da Câmara com integrantes da ARI Serra Gaúcha: https://www.youtube.com/watch?v=cMGp942OFTc&t=2859s