Voltar para a tela anterior.

Vereadores recebem detalhes da elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural

Em reunião pública da Comissão de Agricultura, o secretário Rudimar Menegotto anunciou que o projeto virá à Câmara até a metade deste ano


Detalhes da elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural foram repassados aos vereadores, em reunião pública da Comissão de Agricultura, Agroindústria, Pecuária e Cooperativismo, realizada na tarde desta quinta-feira (28/03), na Sala das Comissões Vereadora Geni Peteffi. A explanação coube ao secretário da Agricultura, Rudimar Menegotto, e a técnicos da pasta. Na condução das atividades, estava a vereadora Gladis Frizzo/MDB, presidente do grupo parlamentar.

De acordo com a presidente, são necessárias políticas públicas que venham a auxiliar os agricultores. “Precisamos dar incentivos de modo que esses trabalhadores permaneçam no campo. Eles exercem um papel indispensável no cultivo da terra e na produção de alimentos”, enfatizou Gladis.

O secretário anunciou que o projeto deverá ser enviado à Câmara Municipal até a metade deste ano, para a apreciação e a votação dos vereadores. “Em reuniões, desde 2017, estão sendo colhidas as principais demandas do Interior. A Emater e os sindicatos exerceram papel fundamental, além de secretarias e diversos órgãos do Estado e da municipalidade”, ressaltou.

Segundo Rudimar, haverá a última rodada para a acolhida de sugestões. Disse que, em seguida, a minuta da proposta irá para a avaliação do prefeito Adiló Didomenico, que remeterá o texto ao Legislativo. “A ideia é de que, a cada período de quatro anos, se faça uma atualização do plano”, afirmou.

O chefe da pasta antecipou que algumas demandas já se encontram, pelo menos, parcialmente contempladas. Citou, por exemplo, o asfalto do Cerro da Glória, a internet com fibra ótica, a aplicação do Cadastro Ambiental Rural na segurança pública. Reconheceu ser preciso melhorar o sinal de telefonia móvel, no Interior.

Conforme os técnicos da secretaria, entre os objetivos do projeto, estão: a manutenção e o desenvolvimento da variedade e do volume de produção agropecuária do município e o incentivo à qualificação e à diversificação do que é produzido e comercializado. A medida defende, ainda, a promoção do saneamento básico rural e o atendimento às exigências que surgirem, com o planejamento da segurança alimentar.

Além da vereadora-presidente Gladis Frizzo/MDB, fazem parte da Comissão de Agricultura, Agroindústria, Pecuária e Cooperativismo os vereadores Lucas Diel/PRD, Sandro Fantinel/PL, Velocino Uez/PRD e Zé Dambrós/PSB.

Veja a reunião na íntegra:

 

28/03/2024 - 17:49
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo