Voltar para a tela anterior.

Legislativo presta homenagem aos 10 anos da Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha

A honraria foi entregue durante a sessão ordinária desta quarta-feira


Os 10 da Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (EFASERRA) foram homenageados pelo Legislativo caxiense durante a sessão ordinária desta quarta-feira (07/06). O presidente da Câmara, vereador Zé Dambrós/PSB, conduziu a cerimônia que teve ainda o pronunciamento do parlamentar e agricultor Velocino Uez/PTB (proponente da homenagem), do Prefeito Adiló Didomenico e do presidente da instituição educacional, Alceu Dalle Molle. Quem também utilizou a tribuna da Casa foi o ex-aluno da Escola, Victor Davi Motta Uez.

Segundo o vereador Velocino Uez, que realizou uma retrospectiva do trabalho da escola em uma década, a instituição integra um movimento mundial de centros familiares de formação por alternância. Esse método de ensino, esclareceu o parlamentar, alterna a técnica com a prática. No caso da EFASERRA, é voltada para o trabalho no campo. Ele pontuou ainda, que os principais objetivos da escola são a formação integrada dos alunos e a promoção do meio rural.

O petebista cotou também, que a iniciativa teve como prioridade, desde sua origem, solucionar dois problemas recorrentes para a agropecuária da Serra. O primeiro, a educação regular, que por ser voltada para o meio urbano, levava os jovens para longe do meio rural e a ainda, como segundo ponto, a necessidade de levar tecnologia para o campo.

“Vida longa e parabéns a toda a equipe da Escola Família Agrícola” finalizou vereador.

Representando os alunos do educandário, o técnico em agropecuária e monitor na escola, Victor Davi Motter Uez, relatou a sua experiência.

“Posso dizer que a partir do curso técnico em agropecuária me transformei para melhor, enquanto estudante, filho e ser humano”.

Contou também, que foi através do método de ensino e do acolhimento da intuição que ele aprendeu o sentido da convivência. Assim como a necessidade de inovação no campo e a importância da união para diminuir as dificuldades.

O presidente da Escola Família Agrícola, Alceu Dalle Molle, manifestou o papel dos professores no sucesso do colégio. Para ele, são eles que fazem com que os alunos entrem na escola de um jeito e saiam diferentes. Encerrou a fala agradecendo aos vereadores que lutam pela agronomia.

O último a se manifestar foi o prefeito Adiló Didomenico, que declarou o orgulho que sente da escola. Ele também fez uma referência histórica, afirmando que Caxias do Sul só se tornou o maior produtor de hortifrutigranjeiros do Estado do Rio Grande do Sul por conta das lideranças que souberam investir no segmento. Para finalizar, o chefe do executivo municipal assegurou que está trabalhando para levar melhores condições para as pessoas do campo.

Aproveitando a homenagem à Escola, após o cerimonial, as três turmas de alunos da EFASERRA, que acompanharam a solenidade, conhecerem as dependências da Câmara Municipal. Os estudantes foram conduzidos pela servidora da Casa, a Relações Públicas, Cristiane Postingher.

07/06/2023 - 15:19
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369
Redator(a): Luan Hagge Francisco

Ir para o topo