Voltar para a tela anterior.

Vereadora Marisol Santos presta homenagem aos 25 anos da CIC Jovem e do Programa Miniempresa

Coordenador da Câmara Jovem ocupou a tribuna nesta terça-feira


Empreendedorismo, educação, inovação, vivência corporativa e responsabilidade. Esses são alguns dos conceitos trabalhados no Programa Miniempresa, liderado pela CIC Jovem de Caxias do Sul em parceria com a Associação Junior Achievement. A ação celebra 25 edições e recebeu homenagem na Câmara Municipal, a partir de um Voto de Congratulações da Vereadora Marisol Santos/PSDB. A parlamentar fez referência também aos 25 anos da Diretoria de Jovens Empresários da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul, a CIC Jovem.

“É lindo ver a participação da juventude nessas ações de mobilização que resultam no desenvolvimento econômico e social da nossa cidade. O Miniempresa é um projeto que tem o meu coração. Estive no almoço de confraternização no último domingo e fiquei encantada com as 14 miniempresas que estavam expondo e vendendo os seus produtos”, destacou a parlamentar.

Ainda na sessão, a vereadora Marisol Santos, líder da bancada do PSDB, abriu espaço para o Coordenador da CIC Jovem, Júlio César Chiappin. Nos cinco minutos do tempo de Acordo de Lideranças, o jovem empresário falou sobre os momentos marcantes dos 25 anos da Diretoria e sobre o projeto Miniempresa que neste ano envolve escolas públicas e privadas de Caxias do Sul, Farroupilha e Bento Gonçalves. 

Chiappin contou que os jovens do segundo ano do ensino médio são incentivados a criar um produto do zero, desde o planejamento até a confecção, venda, definição de valor, divulgação e avaliação de resultados. Nesse processo empreendedor, os estudantes são mentorados por empresários voluntários, profissionais da nossa região que, uma noite por semana, deixam seus negócios de lado para auxiliar os estudantes, atuando nas áreas de finanças, recursos humanos, marketing e produção.

Participaram da sessão desta terça-feira, miniempresários dos colégios Irmão Guerini, La Salle Caxias, Caminho do Saber, CETEC/UCS e Instituto Federal de Educação Campus Caxias. O professor Marcelo de Gregori, que representou o Centro Tecnológico da Universidade de Caxias do Sul, falou sobre a participação do CETEC no projeto: “Somos a única escola da região que participa do Programa Miniempresa desde a primeira edição. A UCS acredita muito nesse projeto que incentiva e apoia o protagonismo dos nossos estudantes.”

No dia 19 de junho, as miniempresas realizam uma Feira de Negócios no Shopping Vilaggio em Caxias do Sul e no dia 1º de julho está prevista a formatura da 25ª Edição do Miniempresa.

07/06/2023 - 12:48
Gabinete da vereadora Marisol Santos/PSDB
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo