Voltar para a tela anterior.

Vereador Rafael Bueno acompanha estudantes em visita ao aterro sanitário Rincão das Flores

Professor de Geografia na Escola Emílio Meyer, parlamentar participou de atividade da Semana Municipal do Meio Ambiente e do plantio de um ipê roxo


Vinte e cinco estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Emílio Meyer tiveram uma importante aula prática na tarde desta quarta-feira (31/5), em uma ação que fez parte do calendário da Semana Municipal do Meio Ambiente. Professor de Geografia do colégio, o vereador Rafael Bueno/PDT acompanhou os alunos na visita ao aterro sanitário Rincão das Flores organizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) em parceria com a 4ª Coordenadoria Regional de Educação (4ª CRE). A proposta visa principalmente sensibilizar diferentes públicos sobre a importância do meio ambiente, fomentando o desenvolvimento sustentável, a fim de proporcionar mais qualidade de vida aos caxienses. No dia 5 de junho se comemora o Dia Mundial do meio Ambiente. O vereador também participou do plantio de um ipê roxo com os alunos.

A visita teve a presença do titular da Semma, João Uez, do engenheiro químico Henrique Koch, também da secretaria, do professor de Geografia do Emílio Meyer Antônio Celso Mascarello e da coordenadora do curso de Geografia da UCS, Adriana Des Essarts Trinidad.

A escolha da ida ao aterro, localizado próximo à localidade de Apanhador, na Rota do Sol, ocorreu devido à importância para Caxias do Sul. O local recebe lixo não reutilizado, reciclado ou compostado, o que gera grandes impactos ambientais. Também foi uma oportunidade para os alunos aprenderem mais sobre as questões dos resíduos sólidos, responsabilidade de todos.

"Visualizar a enorme quantidade de lixo gerada no município é uma maneira de sensibilizar os alunos e a comunidade, a fim de repensarem a geração destes resíduos e a separação correta", enfatizou Bueno.

Sobre o plantio, o vereador destacou que enquanto professor há a tarefa principal de conscientizar corações e mentes para que o planeta seja sustentável, onde as pessoas respeitem todo o ecossistema.

"Afinal, vivemos em uma grande teia na qual um depende do outro. Simbolicamente, o plantio significa ao alento para que as futuras gerações possam colher bons resultados e acreditar em um mundo melhor."

Para o vereador, a educação ambiental é fundamental, e deve se iniciar ainda nos primeiros anos de vida. Uma das situações vistas no aterro foi de que a população ainda mistura muito lixo seletivo ao orgânico, condição visualizada durante a visita.

"É um lixo (seletivo) que poderia estar sendo reciclado e ajudando até mesmo na economia, porque há recicladoras e famílias que dependem disso para sobreviver, sem contar na questão da sustentabilidade, juntando economia e meio ambiente", comentou Bueno.

Aprendizado - A estudante do 1º ano Nicoly Marques Peron, 16 anos, destacou a importância da visita:

"Aprendi muita coisa mesmo, principalmente sobre a separação e o tratamento do lixo no aterro. Muito importante saber para onde vai todo o lixo que produzimos na cidade e a questão da separação correta dos resíduos, porque traz reflexos diretos ao meio ambiente. Vou levar para a vida inteira."

Rincão

Inaugurado em 2010, o aterro sanitário está em uma área de 275 hectares, ocupando pouco mais de 10 hectares. O local recebe diariamente cerca de 360 toneladas de resíduos sólidos urbanos, que chegam em 16 viagens feitas por quatro caminhões. Cerca de 30 funcionários realizam o trabalho, em três turnos, incluindo engenheiros, operadores, motoristas, pedreiros, encanadores e auxiliares.

Semana

Em 2023, a Semana do Meio Ambiente contará com atividades diversas (palestras, oficinas e outros) para diferentes públicos e faixas etárias, entre os dias 31/05 a 07/06/2023. Nesse contexto, o presente projeto trata das ações referentes à Semana do Meio Ambiente de 2023. Para aumentar o alcance e divulgação das ações, em todas publicações em mídias sociais referentes à Semana Municipal do Meio Ambiente de Caxias do Sul serão utilizadas as seguintes hashtags: #cuidacaxias, #meioambientecaxias, #semmacaxias.

31/05/2023 - 16:33
Gabinete do Vereador Rafael Bueno/PDT
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo