Voltar para a tela anterior.

Vereadora Marisol Santos representa Câmara em audiência pública na UCS

Série de encontros discute o papel das universidades comunitárias


A Vereadora Marisol Santos/PSDB representou a Câmara de Vereadores de Caxias do Sul na segunda-feira (29/05) na audiência pública "O Papel das Universidades Comunitárias no RS e a Facilitação do Acesso ao Ensino Superior".

O encontro foi promovido pela Comissão Especial da Assembleia Legislativa presidida pelo deputado estadual Rafael Braga/MDB. Aberta ao público, a audiência reuniu autoridades, reitores de universidades comunitárias gaúchas, estudantes e comunidade. Representantes do Parlamento estadual, do COMUNG (Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas), do executivo municipal, de entidades e de estudantes universitários se manifestaram.

A vice-prefeita de Caxias do Sul, Paula Ioris, afirmou que a pauta das audiências é muito importante para o município.

“Tudo o que foi falado em relação à necessidade de uma universidade comunitária forte conversa com as demandas do município. A gente precisa da formação qualificada que é gerada nas universidades, porque é através do desenvolvimento econômico que vamos melhorar o desenvolvimento social. Somos um país de imensa desigualdade social, e a resposta para este problema está na educação.”

A vereadora Marisol, no seu espaço para manifestação como representante da Câmara, reforçou a importância das universidades comunitárias.

“Sou egressa da UCS e sei a importância das universidades comunitárias no desenvolvimento da cidade e no sentido do pertencimento e da busca de soluções para problemas regionais. Hoje, no poder público, já busquei o apoio da UCS em várias situações e sempre encontro um parceiro para discutir o que pode ser feito e trabalhar em conjunto.”

O Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas foi implantado oficialmente em 1996 e é formado por 14 Instituições de Ensino que abrangem quase todos os municípios do Estado e prestam serviços de interesse comunitário, com destaque para a educação e a saúde. Ao final das 14 audiências pelo estado, que passarão por essas instituições, será produzido um relatório para guiar as políticas públicas de fortalecimento do ensino superior. 

(Texto: Jornalista Samuel Rodrigues)

29/05/2023 - 15:21
Gabinete do vereadora Marisol Santos/PSDB Câmara Municipal de Caxias do Sul
As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo