Voltar para a tela anterior.

Escola do Legislativo realiza primeira reunião com escolas inscritas no Vereador por Um Dia

Encontro reuniu professores responsáveis pelos projetos nas escolas


A Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, juntamente com a Comissão de Educação, realizou na segunda-feira (22/05) o primeiro encontro com as escolas inscritas na edição 2023 do projeto Vereador por Um Dia. A reunião aconteceu na Sala das Comissões Geni Peteffi, na Câmara de Vereadores.

A Diretora da Escola do Legislativo, vereadora Marisol Santos/PSDB, abriu o encontro, trazendo as novidades para a edição de 2023, muitas delas construídas a partir das sugestões trazidas pelos professores depois da última edição.

“Sinto muito orgulho do trabalho realizado em 2022 e a busca pelas inscrições neste ano refletiu isso. Teremos alguns encontros preparatórios que servirão de suporte para as escolas, incluindo uma oficina legislativa e, pela primeira vez, os estudantes terão acesso  antes da sessão simulada aos projetos dos outros participantes para ler e estudar, exatamente como em uma sessão ordinária da Câmara, tornando a experiência do Vereador por Um Dia ainda mais completa.”

O Presidente da Comissão de Educação em 2023, vereador Adriano Bressan/PTB, destacou a importância da presença dos alunos no ambiente da Câmara.

“Quando recebemos visita de escolas, faço questão que eles passem pelo nosso gabinete, conheçam e tirem fotos. O Vereador por Um Dia amplia essa experiência e inspira os alunos, tanto que muitos vereadores desta legislatura passaram pelo projeto quando estavam na escola.”

A Diretora Legislativa, Eliana Tedesco, e a assessora de redação e revisão, Edivania Ramos, também esclareceram dúvidas dos professores sobre os tipos de proposições que podem ser realizadas e sugeriram formas de trabalhar as proposições nas escolas.

O Vereador por Um Dia será realizado no dia 23 de outubro, em uma sessão simulada com 25 estudantes do 5º ao 9º ano de escolas municipais, estaduais e particulares no plenário Nadyr Rossetti, na Câmara de Vereadores. Uma semana antes, no dia 16, será realizado o encontro de preparação dos estudantes e a eleição da Mesa Diretora que vai comandar a sessão simulada. 

Por lei, o programa estudantil Vereador por um dia é organizado pela Escola do Legislativo e pela Comissão de Educação e tem como objetivo aproximar os estudantes do dia a dia da Câmara de Vereadores. A iniciativa não foi realizada nos anos de 2020 e 2021, por causa da pandemia, e foi retomada no ano passado.     

22/05/2023 - 17:02
Gabinete da vereadora Marisol Santos/PSDB Câmara Municipal de Caxias do Sul
As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo