Voltar para a tela anterior.
O requerimento nº 30/2022, de autoria coletiva, que requer a realização de homenagem aos 50 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Afonso Secco, teve a apreciação adiada na sessão ordinária desta terça-feira (14/06). A prorrogação de um dia foi aprovada por unanimidade a partir de um pedido da vereadora Rose Frigeri/PT, que fará ajustes técnicos no texto. Depois, o requerimento retornará a plenário para votação final.
O documento propõe a entrega da distinção no dia 6 de julho de 2022, em comemoração a cinco décadas da Escola Municipal de Ensino Fundamental Afonso Secco. A escola está em funcionamento desde 1945, com decreto de denominação de 1964, quando a escola passa a denominar-se Afonso Secco. No entanto, o decreto municipal de criação data de 1972 (ano em que o município criou várias unidades escolares, mesmo algumas estando em funcionamento nos anos anteriores).
Na década de 1940, quando iniciou as atividades, a escola situava-se no Travessão Henrique D'ávila. Foi na década de 1960 que a comunidade conseguiu a transferência da escola para a atual localização, mais próxima à BR-116. O terreno atual foi doado pela Família Fabro, o material de construção da obra foi doado pela Família Secco e a comunidade esteve envolvida na edificação da escola.
No ano de 2022, a Escola Afonso Secco comemora de forma oficial 50 anos. De acordo com o texto, se a homenagem for aprovada, a Câmara de Vereadores estará valorizando e resgatando a história da comunidade.