Voltar para a tela anterior.

Prêmio Caxias do Sul valoriza o trabalho do CVV

A honraria ao Centro de Valorização da Vida (CVV) foi entregue à entidade pelo Legislativo caxiense, a partir da indicação da vereadora Rose Frigeri/PT


O Centro de Valorização da Vida (CVV) é a mais recente entidade a receber o Prêmio Caxias do Sul. A entrega ocorreu em solenidade no Parlamento municipal, na noite desta quinta-feira (09/06), e faz referência aos 10 anos de história e atuação da entidade em benefício da população local. O ato foi conduzido pela presidenta da Câmara, vereadora Denise Pessôa/PT. A indicação da honraria partiu da parlamentar Rose Frigeri/PT, que se manifestou em nome da Casa, destacando a contribuição dos voluntários da entidade na prevenção ao suicídio.

“Estou emocionada de poder fazer essa homenagem pelo trabalho valoroso de vocês. O suicídio é uma questão de saúde pública. Os números são acentuados na faixa da juventude, mas também preocupam em relação aos idosos”, destacou Rose, ao fundamentar a necessidade de um apoio permanente da sociedade e de órgãos públicos ao CVV.

Entre as principais demandas da entidade atualmente, está a disponibilidade de uma sede, observou Rose, cogitando uma parceria entre os poderes para buscar uma alternativa e ajudar na conquista de um espaço próprio.

Na mesa de autoridades, durante o evento, além da presidenta Denise e de Rose, estiveram a coordenadora do CVV Caxias do Sul, Maria de Lourdes Fochesato; a presidente do Centro Caxiense de Valorização da Vida (mantenedora do CVV em Caxias), Marlei Webber de Oliveira; a diretora do Centro de Atenção Integral à Saúde Mental (Cais Mental) da Secretaria Municipal da Saúde, Elenise Knaack; e o deputado estadual Pepe Vargas/PT.

Representando a entidade, se manifestou o coordenador da Comissão de Comunicação do CVV Caxias, José Theodoro, que fez um histórico do CVV no âmbito nacional e também local. Segundo ele, no país, há 60 anos, em 1º de março de 1962, o movimento nasceu. Em solo caxiense, o começo da mobilização data de uma década, no dia 19 de maio de 2012, quando um grupo de pessoas interessadas em salvar vidas decidiu se organizar e instituir o CVV. Uma caminhada desde a Igreja dos Capuchinhos até a Praça Dante Alighieri foi o passo inicial, seguido pelo funcionamento de um posto da entidade em uma sala cedida pela Legião Franciscana de Assistência aos Necessitados (Lefan), recordou Theodoro. Já o marco simbólico de fundação da entidade foi o primeiro atendimento que ocorreu por telefone, às 8h do dia 21 de maio de 2012.

“Hoje, continuamos de braços abertos para receber voluntários, que precisam ter 18 anos, disporem de quatro horas semanais para atendimento das pessoas que entram em contato por telefone para serem ouvidas, participarem de grupos de estudos e reuniões e atuarem nas comissões. As pessoas são livres para chegar. Sempre dizemos: quem quer chegue e quem chegou fique. No caso do atendimento às pessoas por telefone é feito num espaço restrito e o sigilo é absoluto”, explicou o coordenador da Comissão de Comunicação.  

Em seu discurso, o deputado Pepe Vargas saudou a trajetória do CVV e cumprimentou a vereadora Rose pela indicação da homenagem e por ajudar a tirar da invisibilidade o tema do suicídio. “A sociedade tem dificuldade de discutir a respeito. Ao não falar, deixa-se de ter uma prevenção mais efetiva. Por isso, é necessário que o assunto saia da invisibilidade”, defendeu o parlamentar, que também é médico e, assim como a vereadora Rose, ressaltou que o suicídio é uma temática da saúde mental.

Ao encerrar a cerimônia, a presidenta Denise também elogiou e agradeceu pelo empenho do CVV no município e colocou o Legislativo como parceiro da entidade.

Mais informações sobre o CVV Caxias
     O CVV oferece um serviço voluntário e emocional de prevenção ao suicídio. Os contatos com o Centro são feitos pelos telefones 188, ou pelo site www.cvv.org.br, por chat e e-mail. 

Prêmio Caxias do Sul
     O Prêmio Caxias do Sul foi instituído pelo decreto legislativo 186/A, de 8 de setembro de 2006. Essa honraria é dedicada a pessoas ou entidades, locais ou de outros municípios, que se destaquem em serviços prestados à comunidade de Caxias do Sul nos mais diferentes campos de ação.

09/06/2022 - 21:19
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo