Voltar para a tela anterior.

Legislativo recebe exposição de economia solidária nesta terça-feira

1ª Mostra de Economia Solidária de Caxias do Sul irá contemplar o Espaço Cultural Mário Crosa com produtos de artesãos e comerciantes locais até o próximo dia 4 de maio


A Câmara Municipal é palco de mais uma exposição artística a partir desta terça-feira (19/04). A 1ª Mostra de Economia Solidária de Caxias do Sul irá contemplar o Espaço Cultural Mário Crosa com produtos de artesãos, costureiros e comerciantes locais até o próximo dia 4 de maio no subsolo do Legislativo (Rua Alfredo Chaves, 1323, bairro Exposição).

A economia solidária consiste, basicamente, na organização das atividades econômicas em autogestão e cooperação, buscando estimular o comércio local, a produção sustentável e o consumo responsável, em alternativa a competitividade e produção em massa.

Nesse sentido, a iniciativa, amparada pelo Fórum Municipal de Economia Solidária, reúne produtos artesanais das mais variadas espécies. Os visitantes podem conferir peças de crochê e macramê, roupas, telas, esculturas, artefatos de epóxi, e outras dezenas de itens de 12 pequenos empreendimentos da região.

Para a organizadora da exposição e uma das coordenadoras do Fórum Municipal de Economia Solidaria, Luzia Dinnebier, se trata de uma oportunidade para dar maior visibilidade ao programa, e consequentemente aos empreendedores, frente às dificuldades do ramo. “Participamos de feiras estaduais, municipais. Estamos sempre elevando esses empreendimentos para que haja a comercialização. São produtos de ótima qualidade”, destaca Luzia.

A sustentabilidade e a diversidade são alguns dos pontos fortes da exposição e das atividades de economia solidária. Ela conta que a mostra exibe peças que reutilizam materiais como jeans e tampinhas de plástico, além de elencar itens de variadas culturas e conhecimentos. “Há um trabalho de produção, comercialização e consumo conscientes, com reaproveitamento de materiais. Há um foco na sustentabilidade”, explica.

Ainda conforme Luzia, as produções manuais também têm papel importante na autoestima e bem-estar. “Posso te citar vários empreendedores que nos relataram que estavam deprimidos e conseguiram, através do artesanato, encontrar uma forma de se sentir bem, de colocar o seu talento em prática”, afirma a organizadora.

A 1ª Mostra de Economia Solidária de Caxias do Sul fica disponível de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 17h.

19/04/2022 - 17:04
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Gabriel Lain - MTE 14.885
Redator(a): Luca Roth

Para a organizadora da exposição e uma das coordenadoras do Fórum Municipal de Economia Solidaria, Luzia Dinnebier, se trata de uma oportunidade para dar maior visibilidade ao programa, e consequentemente aos empreendedores, frente às dificuldades do ramo

Para a organizadora da exposição e uma das coordenadoras do Fórum Municipal de Economia Solidaria, Luzia Dinnebier, se trata de uma oportunidade para dar maior visibilidade ao programa, e consequentemente aos empreendedores, frente às dificuldades do ramo

Crédito: Divulgação


Últimas Notícias

Capitão Ramon fiscaliza novos carros do Transporte Público Seletivo de Caxias do Sul


Capitão Ramon articula doação de toldo para UBS do Bairro Bela Vista


Estudantes do Colégio Polyuni solicitam ajuda para levar pesquisas ao Exterior


Imagens da 211ª Sessão Ordinária - XIX Legislatura


Câmara aprova por unanimidade criação do Dia Municipal da Quimbanda


Ir para o topo