Voltar para a tela anterior.
O posicionamento contrário do Legislativo caxiense à proposta de emenda constitucional (PEC) 6/2019, de equiparação de idade, na aposentadoria rural, ficou caracterizado por meio da moção 1/2019, de iniciativa do vereador Velocino Uez/PDT e outros 21 parlamentares. O documento, que será enviado a diversas autoridades, se opõe à PEC, hoje em tramitação no Congresso Nacional. Pela proposta da reforma da Previdência, homens e mulheres teriam que somar o mínimo de 60 anos. Pela regra atual, são 60 anos para o sexo masculino e 55 para o feminino.
De acordo com Velocino, que faz parte da Comissão de Agricultura da Câmara, a intenção será se alinhar com diretrizes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag). Contou que o órgão já começou abaixo-assinado para tentar reverter a redação inicial da reforma.
O pedetista também defendeu que o agricultor ganhasse insalubridade. “Na lida do campo, o trabalhador rural fica exposto ao risco de câncer de pele e a outras doenças, a partir do manejo de fungicidas e herbicidas”, explicou. Ponderou, ainda, que, quando municípios decretassem calamidade pública, o produtor não fosse obrigado a contribuir com impostos, naquele ano. “Em quebras de safra, não há de onde tirar recursos”, disse. Outros vereadores subscreveram o posicionamento de Velocino.
MOÇÃO nº 1/2019 (votação):
ADILÓ DIDOMENICO PTB Não Votou
ALBERTO MENEGUZZI PSB Sim
ALCEU THOMÉ PTB Sim
ARLINDO BANDEIRA PP Sim
CLAIR DE LIMA GIRARDI PSD Sim
DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim
EDI CARLOS PEREIRA DE SOUZA PSB Sim
EDIO ELÓI FRIZZO PSB Sim
EDSON DA ROSA MDB Não Votou
ELISANDRO FIUZA PRB Sim
FELIPE GREMELMAIER MDB Sim
FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Presente
GLADIS FRIZZO MDB Sim
GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Sim
PAULA IORIS PSDB Sim
PAULO FERNANDO PERICO MDB Sim
RAFAEL BUENO PDT Sim
RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim
RICARDO DANELUZ PDT Sim
RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Sim
TATIANE FRIZZO SD Sim
TIBIRIÇÁ VIANNA MAINERI PRB Sim
VELOCINO JOÃO UEZ PDT Sim