Voltar para a tela anterior.
A instalação da Delegacia Especial de Proteção ao Idoso de Caxias do Sul e a V Conferência Municipal do Idoso foram os temas da reunião extraordinária da Comissão do Idoso nesta segunda-feira (01/04), na Câmara Municipal.
Presidente do grupo parlamentar, o vereador Felipe Gremelmaier/MDB colocou os colegas a par da reunião que ele e o assessor da Comissão do Idoso, Rafael Toigo, tiveram no gabinete do vice-governador e secretário de Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior/PTB, na quarta-feira (27/03), em Porto Alegre. O parlamentar relatou aos vereadores Renato Oliveira/PCdoB e Tatiane Frizzo/SD que o chefe de gabinete do vice-governador, Juarez Hampel, recebeu o documento com a solicitação de criação da Delegacia de Proteção ao Idoso e ficou de levar a reivindicação adiante.
Idealizada para atender cerca de 60 mil pessoas em Caxias do Sul, a proposta de criação da repartição agrada ao Conselho Municipal do Idoso, que inclusive fez uma moção de apoio durante a Conferência Municipal do Idoso. Com o tema “Os Desafios de Envelhecer no Século XX e o Papel das Políticas Públicas,”. O encontro ocorreu na última sexta-feira (29/03), na Universidade de Caxias do Sul (UCS).
Conforme Felipe Gremelmaier, os próximos passos envolvem tratativas do tema junto à Delegacia Regional da Polícia Civil e a busca de auxílio dos deputados estaduais da Serra na Assembleia Legislativa. No Rio Grande do Sul, Porto Alegre e Santa Maria já contam com repartição policial específica para atender aos idosos. Além de Gremelmaier, Renato Oliveira e Tatiane Frizzo, integram a Comissão do Idoso os parlamentares Adiló Didomenico/PTB e Velocino Uez/PDT.
Texto: Clever Moreira