VEREADOR JOSÉ ABREU - JACK (PDT): Senhor presidente, senhoras vereadoras, vereadores, todos que nos acompanham daqui e de casa, estamos aqui hoje para conceder o título de cidadão emérito caxiense ao senhor Nelson D’Arrigo.
Exposição de Motivos
Nelson D’ Arrigo nasceu em 24 de dezembro de 1957, é brasileiro, caxiense e administrador de empresas, filho de Nadyr Renee Toni D’ Arrigo e Guido Mario D’Arrigo.
Casado com Cristina Luciano D’Arrigo, é pai de quatro filhos: Daniel e Diego D’Arrigo,de seu primeiro casamento, e Bruna e Arthur Balbinot seus filhos do coração há 26 anos. De seus filhos vieram também seus maiores presentes: os netos Cecília, Theodoro e Tom, seus doces amores.
Desde muito cedo, Nelson demonstrou vocação para o trabalho e para a responsabilidade. Em fevereiro de 1976, iniciou sua trajetória profissional ao lado do pai, na Intral, atuando como auxiliar financeiro. Movido pelo desejo de compreender a empresa em profundidade, passou por todos os setores, conhecendo cada processo de perto.
Na Intral, Nelson foi o responsável pela implantação da informatização da empresa e mais tarde ocupou o cargo de diretor-superintendente.
Em 1992, funda com sua esposa a Ello D’Arrigo Negócios Imobiliários Ltda., empresa renomada no mercado imobiliário caxiense.
No ano 2000, passa a dedicar-se integralmente à ELLO D’ARRIGO, permanecendo, contudo, como presidente do Conselho de Administração da Intral.
Em 2010, assumiu a presidência da Ilumatic, empresa sediada em São Paulo, com vocação industrial voltada à iluminação pública. Permaneceu no cargo até maio de 2016. Ainda em 2016, funda a D’ Arrigo Incorporadora e Serviços Ltda. Empresa ligada ao ramo de administração e construção;
Paralelamente, manteve atuação ativa no setor imobiliário em Caxias do Sul, conduzindo empreendimentos próprios e assumindo a recuperação de obras de terceiros.
Em 2020, desafiado pelos filhos, que o ouviam sempre reclamar da política, concorreu a prefeito de Caxias do Sul
Em 2023, passa a atuar também em Santa Catarina, onde possui três projetos em andamento.
[...]
No esporte, foi campeão gaúcho em 2000, como presidente do SER Caxias, demonstrando mais uma vez liderança e comprometimento coletivo.
Atualmente, atua como administrador de empreendimentos em recuperação, entre eles Hélios e Golden, obras da Athena Incorporadora, cuja falência foi decretada em Caxias do Sul.
Nelson D’Arrigo construiu sua trajetória unindo trabalho, visão, família e valores, deixando como marca a capacidade de transformar desafios em oportunidades, negócios em legado e confiança em relações duradouras.
Em cada empresa, em cada obra, em cada instituição, há mais do que resultados: há pessoas, há confiança, há propósito. Nelson construiu caminhos, mas também reconstruiu sonhos. Estendeu a mão quando muitos precisavam e fez do compromisso uma marca pessoal.
(Ipsis litteris – Eprocleg)
Por isso, senhores vereadores e senhoras vereadoras, eu peço que a gente vote por unanimidade o Título de Cidadão Caxiense ao senhor Nelson D’Arrigo. Muito obrigado, presidente.