terça-feira, 08/04/2025 - 26 Ordinária

Projeto de Lei nº 205/2024

VEREADOR ALEXANDRE BORTOLUZ - BORTOLA (PP): Senhor presidente, senhoras e senhores vereadores, vou fazer um breve histórico aqui.
 
EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS
Senhora Presidente,
Senhoras Vereadoras e Senhores Vereadores,
 
[...] A família Horn migrou da Alemanha para o Brasil, mais precisamente da cidade de Womroth, estado da Renonia Paladino, instalando-se na região do Rio dos Sinos.
Christian Horn, que aqui chegou com 12 anos, mais tarde tornou-se caixeiro viajante, trazia ferramentas e selarias para a região de São Francisco de Paula, onde trocava essas mercadorias por terras. Começava aí a se constituir a Fazenda Horn.
Nasceu Alfredo Pacheco Horn, o qual continuou a exploração das terras adquiridas com seu espírito empreendedor e à frente do seu tempo.
Alfredo casou-se com Almedorina Korf Horn, com quem teve 5 filhos, dos quais dois deles, Alceu Horn e Aldo Horn, foram subprefeitos de Criúva.
A família Horn ainda é proprietária de parte das terras que margeiam a Estrada Municipal 403, as quais, com os Horn, trouxeram grande oportunidade de desenvolvimento para a região.
Pela justa homenagem, esperamos contar com a acolhida do Plenário ao presente projeto no sentido de sua aprovação.
 
 
 
 
Caxias do Sul, 22 de novembro de 2024; 149º da Colonização e 134º da Emancipação Política.
 
Documento assinado eletronicamente em 22/11/2024 às 11:36
ALEXANDRE PRESTES BORTOLUZ - Vereador - PP
 
(Ipsis litteris – Legix)
 
E aqui, para quem vai para aqueles lados, ou é daqueles lados, vereador Aldonei Machado, é importante ressaltar que tem lá a placa orientando para ir para o lado dos Horn, mas não se tinha o nome específico dessa estrada municipal, que é basicamente de 11 quilômetros, essa estrada, e que, na realidade, ela abrange, em especial, por sua grande parte, as propriedades da família Horn. Então, nada mais justo do que homenagear essa família, que, inclusive, os descendentes do seu Alfredo Horn, em especial o Rodrigo Nicoletti, é muito amigo meu, e ele é descendente do Alfredo Horn. Então, nada mais justo do que essa justa e singela homenagem. Seria isso, presidente. Obrigado
Parla Vox Taquigrafia

Votação: Aprovado por Unanimidade

Parla Vox Taquigrafia
26ª Ordinária | 08/04/2025
Projeto de Lei nº 205/2024
Aprovado por Unanimidade
ALDONEI MACHADO
PSDB
Sim
ALEXANDRE BORTOLUZ
PP
Sim
ANDRESSA CAMPANHER MARQUES
PCdoB
Sim
ANDRESSA MALLMANN
PDT
Sim
CALEBE GARBIN
PP
Sim
CLAUDIO LIBARDI JUNIOR
PCdoB
Sim
DAIANE MELLO
PL
Sim
DANIEL SANTOS
REPUB
Sim
EDIO ELÓI FRIZZO
PSB
Sim
EDSON DA ROSA
REPUB
Sim
ESTELA BALARDIN
PT
Sim
HIAGO STOCK MORANDI
PL
Sim
JULIANO VALIM
PSD
Sim
LUCAS CAREGNATO
PT
Não votou
MARISOL SANTOS
PSDB
Ausente
PEDRO RODRIGUES
PL
Sim
RAFAEL BUENO
PDT
Sim
RAMON DE OLIVEIRA TELLES
PL
Sim
ROSELAINE FRIGERI
PT
Sim
SANDRA BONETTO
NOVO
Sim
SANDRO FANTINEL
PL
Sim
TENENTE CRISTIANO BECKER
PRD
Sim
WAGNER PETRINI
PSB
Sim
Ir para o topo