quinta-feira, 06/07/2023 - 322 Ordinária

Projeto de Decreto Legislativo nº 10/2023

VEREADOR ALBERTO MENEGUZZI (PSB): Senhor presidente, o motivo dessa concessão de Título de Cidadão Caxiense ao Sr. Ladir Brandalise é pela história dele aqui em Caxias do Sul. Ele é natural de São Jorge.
 
Eu vou dar um currículo dele, que é casado com Naídes Berra, que é sobrinha de Pedro Parenti, o eterno Naneto Pipeta, do Mìseri Colòni. Ele tem 57 anos, é pai da Bianca. Ele é ex-vocalista do extinto grupo folclórico italiano Sul Paion. Muita gente deve ter dançado em alguma festa aí com o Sul Paion, que gravou três CDs lançados, um DVD. Foram 16 anos de atuação, uma turnê de shows pela Itália em 2005. O Ladir Brandalise, hoje, é atual vocalista do grupo folclórico Talian Girotondo, de Caxias do Sul. Tem 10 anos de história no grupo, uma forte animação de noites italianas e eventos típicos da imigração italiana. E apresenta, há 11 anos, o programa Girorotondo aos sábados, entre meio-dia e duas da tarde, na Rádio Imperial FM, de Nova Petrópolis. Então ele consegue ser um italiano, vereador Velocino, porque apresenta um programa italiano em uma rádio alemã, praticamente, que é a Rádio Imperial. E tem os seus parceiros: o Irineu Menegotto, chamado Keridon; o Miguhel Ângelo Pires, o nono Bepin. Toca somente canções no talian e italianas. E apresenta aqui em Caxias do Sul também o programa Nostra Gentchê, que vai aos domingos de manhã, das 10 ao meio-dia, na Rádio Caxias. Então, são quase dois anos de história esse programa, que toca também somente canções no talian e italiano.        Aluno e monitor de talian pela Unicentro, do Paraná. Concluiu os módulos 1, 2, 3 e 4. E atualmente em conclusão do módulo conversação. Professores Loremi Loregian e Juvenal Dal Castel.
- ex-diretor do Centro Municipal de Cultura de Caxias do Sul, que possui forte atuação em todos os segmentos culturais da cidade. Esse é o Ladir Brandalise.
- coordenou os shows dos palcos, em duas edições da Festa da Uva de Caxias do Sul.
- coordenador do projeto Assalto Cultural em algumas edições da Festa da Uva, projeto que levou a festa para todos os cantos da cidade através da música típica da imigração italiana.
- coordenou o festival de música de Caxias do Sul Nostragentchê.
- experiência na promoção de eventos da extinta rede de lojas Arno, criação e organização do movimento cultural lojas Arno.
  • ex-redator do Correio Riograndense antiga “Stafeta Riograndense”, onde nasceu o personagem “Naneto Pipeta”.
  • é membro da assodita – Associação dos Difusores do Talian.
  • tem cidadania italiana desde 2017, origem da família comune de arsiè – provìncia de Belluno-Itália. É conselheiro eleito do Comites RS, gestão atual– Comitato Degli Italiani All’estero.
  • é membro de eleito do colegiado estadual da diversidade linguística.

(Texto fornecido pelo orador.).

 
Aqui tem a formação dele também em comunicação social, habilitação em relações públicas, especialização em marketing, é músico, radialista, compositor, ator de teatro e animador de festas típicas italianas. É um currículo muito bom. O Ladir é apaixonado por esta cidade. Passa por todas as comunidades aí fazendo as suas festas, leva grupos folclóricos nos programas de rádio, não é? Quer dizer, ele dá espaço nos programas de rádio, para os inúmeros grupos folclóricos que não têm esse espaço na comunicação. Então, de forma merecida, peço que os nobres vereadores votem favorável a esse título de cidadão caxiense, a esse cidadão que ama Caxias do Sul e que tem esse histórico. Seu aparte, vereador Velocino.
VEREADOR VELOCINO UEZ (PTB): Um pequeno aparte. Uma bela escolha. Lhe parabenizo. Eu como falo muito, pronuncio muito o dialeto italiano, pode ter certeza, o Ladir me representa muito. Tudo onde se ouve, enfim, eventos de italiano está ali o Ladir. Trabalhou nesta Casa. Gosto muito de ouvir os programas dele. Uma bela escolha. Parabéns. Merecedor mesmo. Eu, como dialeto de italiano, me sinto muito bem representado pelo Ladir Brandalise.
VEREADOR ALBERTO MENEGUZZI (PSB): Obrigado, Velocino. Vereador Felipe, seu aparte.
VEREADOR FELIPE GREMELMAIER (MDB): Vereador Meneguzzi, quero lhe cumprimentar e lhe dizer que eu imaginei que o Ladir era caxiense.
VEREADOR ALBERTO MENEGUZZI (PSB): Não. Eu também imaginava.
VEREADOR FELIPE GREMELMAIER (MDB): Não é? Porque a relação dele com a cidade é tão próxima, ele é tão presente na comunidade, que, na minha visão, eu nem imaginava que ele pudesse ser de outra cidade. Então, quero lhe cumprimentar pela iniciativa. O Ladir é um grande representante de Caxias do Sul porque ele leva o nome da cidade pelo mundo inteiro, não é, como já fez. Então, lhe cumprimento e tenho certeza de que é uma grande escolha e Caxias do Sul receberá um grande cidadão.
VEREADOR ADRIANO BRESSAN (PTB): Peço a palavra, senhor presidente.
VEREADOR ALBERTO MENEGUZZI (PSB): E torce para o Caxias, não é, vereador Felipe? Vereador Lucas Diel, seu aparte.
VEREADOR LUCAS DIEL (PDT): Obrigado, vereador. Realmente é uma bela homenagem ao Ladir. Ele que enaltece a cultura italiana da cidade, mas ele também ajuda muito as outras etnias e dá espaço para nós que somos da Associação Germânica. Ele sempre está nos eventos apoiando os alemães, os poloneses, os suíços, enfim. Enaltecendo a cultura da nossa cidade e levando o nome de Caxias do Sul para o mundo. Então, parabéns. É merecedor dessa homenagem.
VEREADOR ALBERTO MENEGUZZI (PSB): Obrigado pelo seu aparte e por essa lembrança daquilo que ele faz para outras etnias. Então era isso, senhor presidente. Essa é a justificativa. No momento oportuno, votarei sim.
Parla Vox Taquigrafia
VEREADOR ADRIANO BRESSAN (PTB): Obrigado, senhor presidente. Vereador Alberto Meneguzzi, não ia dar tempo, por isso que eu pedi a palavra. Sei que muitos vereadores vêm falar, mas tenho que relatar aqui uma passagem que aconteceu também de uma amizade que eu tenho com o Ladir. Que a gente foi para Foz do Iguaçu. Na verdade, Medianeira. Ele foi tocar um baile lá com o conjunto dele, em Medianeira, em um reduto de gaúchos, em um CTG. Era uma noite italiana lá que eles fizeram. E eu tive essa oportunidade de poder viajar junto com ele. Então, para relatar aqui, foi uma ótima escolha que o senhor teve mesmo. Parabéns. Dizer que é uma grande pessoa, representa muito esta nossa Caxias do Sul. Representa muito a cultura italiana. E tenho certeza absoluta de que ele vai ficar honrado em receber esse título. Então não poderia deixar de passar aqui, porque ir até Medianeira de micro-ônibus... Olha, que leva lá suas, tranquilamente, 20 horas quase. Então tudo isso dentro dessa viagem aí, a gente foi conversando, foi falando também sobre política, porque ele sempre gostou de falar desse tema. Então quero aqui parabenizar o senhor por essa proposição.
VEREADOR ALBERTO MENEGUZZI (PSB): Um aparte, vereador.
VEREADOR ADRIANO BRESSAN (PTB): Seu aparte.
VEREADOR ALBERTO MENEGUZZI (PSB): Viajar muito tempo com o Ladir tem que ser bom mesmo, não é? (Risos) E o Ladir tem outras peculiaridades, não é? Ele esteve aqui, trabalhou aqui na Casa por muito tempo, não é? Ele é um apaixonado pela arte, pela cultura. Foi diretor do Henrique Ordovás pela primeira vez, quando... Então ele está presente realmente na cultura caxiense, no talian. Ele tem batido muito nessa tecla do talian, do italiano. Agora, daqui a pouco, vai viajar para a Itália também, ficar alguns meses junto com um grupo. Busca muitos projetos de fomento, LICs[1], enfim, para fazer o trabalho dele. A homenagem para ele também é para a banda dele, a Girotondo. E assim, vereador Bressan, a gente organiza alguns eventos filantrópicos em várias comunidades com psicólogos, com padres, com freis. Um evento que se chama “Viver e não ter a vergonha de ser feliz” já está na oitava ou nona edição. Em todas as edições a banda Girotondo, capitaneada pelo Ladir, foi e de graça. Então a banda dele é de excelente qualidade, e eles não cobram nada, porque eles também têm esse lado filantrópico capitaneado pelo Ladir. Então eu só queria ressaltar isso, porque não deu tempo nos meus cinco minutos. E obrigado que o senhor tenha pedido a palavra, que daí dá tempo de acrescentar mais. Obrigado, vereador Bressan.
VEREADOR ADRIANO BRESSAN (PTB): Com certeza. Fui prova que ele foi muito bem recebido lá pelo pessoal do CTG, pelos gaúchos que moram lá na cidade de Medianeira, no Paraná. E o baile foi um sucesso, dançaram acho que todas as músicas a noite toda lá. Foi um sucesso mesmo. Então eu pude presenciar e fazer essa viagem junto com o Ladir. Parabéns, vereador! Obrigado, senhor presidente.
 

[1] Leis de Incentivo à Cultura
Parla Vox Taquigrafia
VEREADORA TATIANE FRIZZO (PSDB): Senhor presidente, parabenizar a escolha, vereador Alberto. Quem conhece, quem teve a oportunidade de conviver com o Ladir sabe o quanto, de fato, ele contribui para nossa cultura, para a Festa da Uva, a Festa do Vinho Novo, CTGs. Ele é uma pessoa extremamente engajada e, eu tive a oportunidade de, em 2010, conviver muito com ele, com o grupo, e é uma pessoa muito alegre de um coração enorme que contribui muito para a cidade de Caxias do Sul. Também fico surpresa, confesso que achava que ele fosse caxiense de tão integrado que ele é à nossa cidade de Caxias do Sul, à nossa cultura, aos nossos costumes e à nossa identidade. Então parabéns, vereador Alberto! Uma homenagem justíssima e que, certamente, terá a presença de grande parte dos nossos vereadores se não na sua totalidade, porque é uma pessoa muito querida a todos nós e que tem uma contribuição muito importante para Caxias do Sul. Então, em momento oportuno, votarei favorável, bela homenagem que será proposta ao nosso amigo Ladir. Obrigada.
Parla Vox Taquigrafia
VEREADORA ROSELAINE FRIGERI (PT): Bom dia, então, presidente, vereadores e vereadoras. Muito já foi dito aqui do Ladir. Também acho que, como um amante da cultura, porque o Ladir transpira cultura, eu acho que é quase sinônimo. Eu lembro bem quando ele dirigiu ali o Centro de Cultura Ordovás, uma pessoa importante para cidade, para a manutenção da nossa... No ano passado, aqui, se fez todo um debate sobre o talian, como uma língua que deve ser preservada. Eu acredito que ele junta essas duas coisas fundamentais para nós, para nossa região. Então parabéns pela proposição. Acho que é um excelente nome, merece o título, porque acredito que ele mesmo já se considere e já ama Caxias também como a sua terra natal. No momento certo, votarei favorável.
Parla Vox Taquigrafia
VEREADOR ALBERTO MENEGUZZI (PSB): Muito importante a sua fala, vereadora Rose Frigeri e também a fala da Tatiane Frizzo, ex-rainha da Festa da Uva. Acompanhou muito, muito, muito o Ladir. Está muito envolvido com a Festa da Uva. (Manifestação sem uso de microfone.) É, a Tati está dizendo aqui fora do ar, fora do ar... estou acostumado com rádio, mas, assim, que a música de vossa excelência, quando foi rainha, era a música dele. É isso? E tem que contar aqui os vereadores da antiga legislatura naquele período, vereador Cadore, que teve sempre aquela polêmica da Festa da Uva no governo do Daniel Guerra, enfim, que tinha muito tumulto. Nós fazíamos aqui para tentar amenizar a situação, para tentar apoiar a Festa da Uva vários cafés. Trouxemos aqui as embaixatrizes. Quando elas foram eleitas, a rainha e as princesas vieram aqui, e eu sempre convidava o Girotondo, a banda. Falava com o Ladir: “Venham aqui.” E eles vinham aqui de manhã cedo para fazer homenagem a rainha, às princesas, às embaixatrizes naquele período tumultuado. Então, eles vinham de graça, evidentemente, porque nós não tínhamos dinheiro para pagar, a gente se cotizava, como eu já falei aqui. Então, independentemente de ideologia de governo, quem está à frente da prefeitura, o Ladir sempre está envolvido com a questão da cultura aqui da nossa cidade e sempre oferece, às vezes até com preços menores, mas ele faz, ele envolve, ele busca, ele faz com que a banda que está com ele, que é o Girotondo, também esteja envolvida nessas festas e nesses eventos. Então, para Declarar o Voto, então voto sim em duplo, triplo, quadruplo, até pela amizade que eu tenho com ele e acompanhando o trabalho que ele faz de longa data aqui para Caxias do Sul. Obrigado.
Parla Vox Taquigrafia

Votação: Aprovado por Unanimidade

Parla Vox Taquigrafia
322ª Ordinária | 06/07/2023
Projeto de Decreto Legislativo nº 10/2023
Aprovado por Unanimidade
ADRIANO BRESSAN
PTB
Sim
ALBERTO MENEGUZZI
PSB
Sim
ALEXANDRE BORTOLUZ
PP
Sim
CLOVIS DE OLIVEIRA
PTB
Sim
ELISANDRO FIUZA
REPUB
Sim
ESTELA BALARDIN
PT
Sim
FELIPE GREMELMAIER
MDB
Sim
GILFREDO DE CAMILLIS
PSB
Sim
GLADIS FRIZZO
MDB
Sim
JOSÉ PASCUAL DAMBRÓS
PSB
Sim
JULIANO VALIM
PSD
Ausente
LUCAS CAREGNATO
PT
Sim
LUCAS DIEL
PDT
Sim
MARISOL SANTOS
PSDB
Não votou
MAURÍCIO SCALCO
NOVO
Sim
OLMIR CADORE
PSDB
Sim
RAFAEL BUENO
PDT
Sim
RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA
PCdoB
Sim
RICARDO ZANCHIN
NOVO
Sim
ROSELAINE FRIGERI
PT
Sim
SANDRO FANTINEL
PL
Sim
TATIANE FRIZZO
PSDB
Sim
VELOCINO JOÃO UEZ
PTB
Sim
Ir para o topo