VEREADOR ALBERTO MENEGUZZI (PSB): Senhor presidente, o motivo dessa concessão de Título de Cidadão Caxiense ao Sr. Ladir Brandalise é pela história dele aqui em Caxias do Sul. Ele é natural de São Jorge.
Eu vou dar um currículo dele, que é casado com Naídes Berra, que é sobrinha de Pedro Parenti, o eterno Naneto Pipeta, do Mìseri Colòni. Ele tem 57 anos, é pai da Bianca. Ele é ex-vocalista do extinto grupo folclórico italiano Sul Paion. Muita gente deve ter dançado em alguma festa aí com o Sul Paion, que gravou três CDs lançados, um DVD. Foram 16 anos de atuação, uma turnê de shows pela Itália em 2005. O Ladir Brandalise, hoje, é atual vocalista do grupo folclórico Talian Girotondo, de Caxias do Sul. Tem 10 anos de história no grupo, uma forte animação de noites italianas e eventos típicos da imigração italiana. E apresenta, há 11 anos, o programa Girorotondo aos sábados, entre meio-dia e duas da tarde, na Rádio Imperial FM, de Nova Petrópolis. Então ele consegue ser um italiano, vereador Velocino, porque apresenta um programa italiano em uma rádio alemã, praticamente, que é a Rádio Imperial. E tem os seus parceiros: o Irineu Menegotto, chamado Keridon; o Miguhel Ângelo Pires, o nono Bepin. Toca somente canções no talian e italianas. E apresenta aqui em Caxias do Sul também o programa Nostra Gentchê, que vai aos domingos de manhã, das 10 ao meio-dia, na Rádio Caxias. Então, são quase dois anos de história esse programa, que toca também somente canções no talian e italiano. Aluno e monitor de talian pela Unicentro, do Paraná. Concluiu os módulos 1, 2, 3 e 4. E atualmente em conclusão do módulo conversação. Professores Loremi Loregian e Juvenal Dal Castel.
- ex-diretor do Centro Municipal de Cultura de Caxias do Sul, que possui forte atuação em todos os segmentos culturais da cidade. Esse é o Ladir Brandalise.
- coordenou os shows dos palcos, em duas edições da Festa da Uva de Caxias do Sul.
- coordenador do projeto Assalto Cultural em algumas edições da Festa da Uva, projeto que levou a festa para todos os cantos da cidade através da música típica da imigração italiana.
- coordenou o festival de música de Caxias do Sul Nostragentchê.
- experiência na promoção de eventos da extinta rede de lojas Arno, criação e organização do movimento cultural lojas Arno.
-
ex-redator do Correio Riograndense antiga “Stafeta Riograndense”, onde nasceu o personagem “Naneto Pipeta”.
-
é membro da assodita – Associação dos Difusores do Talian.
-
tem cidadania italiana desde 2017, origem da família comune de arsiè – provìncia de Belluno-Itália. É conselheiro eleito do Comites RS, gestão atual– Comitato Degli Italiani All’estero.
-
é membro de eleito do colegiado estadual da diversidade linguística.
(Texto fornecido pelo orador.).
Aqui tem a formação dele também em comunicação social, habilitação em relações públicas, especialização em marketing, é músico, radialista, compositor, ator de teatro e animador de festas típicas italianas. É um currículo muito bom. O Ladir é apaixonado por esta cidade. Passa por todas as comunidades aí fazendo as suas festas, leva grupos folclóricos nos programas de rádio, não é? Quer dizer, ele dá espaço nos programas de rádio, para os inúmeros grupos folclóricos que não têm esse espaço na comunicação. Então, de forma merecida, peço que os nobres vereadores votem favorável a esse título de cidadão caxiense, a esse cidadão que ama Caxias do Sul e que tem esse histórico. Seu aparte, vereador Velocino.
VEREADOR VELOCINO UEZ (PTB): Um pequeno aparte. Uma bela escolha. Lhe parabenizo. Eu como falo muito, pronuncio muito o dialeto italiano, pode ter certeza, o Ladir me representa muito. Tudo onde se ouve, enfim, eventos de italiano está ali o Ladir. Trabalhou nesta Casa. Gosto muito de ouvir os programas dele. Uma bela escolha. Parabéns. Merecedor mesmo. Eu, como dialeto de italiano, me sinto muito bem representado pelo Ladir Brandalise.
VEREADOR ALBERTO MENEGUZZI (PSB): Obrigado, Velocino. Vereador Felipe, seu aparte.
VEREADOR FELIPE GREMELMAIER (MDB): Vereador Meneguzzi, quero lhe cumprimentar e lhe dizer que eu imaginei que o Ladir era caxiense.
VEREADOR ALBERTO MENEGUZZI (PSB): Não. Eu também imaginava.
VEREADOR FELIPE GREMELMAIER (MDB): Não é? Porque a relação dele com a cidade é tão próxima, ele é tão presente na comunidade, que, na minha visão, eu nem imaginava que ele pudesse ser de outra cidade. Então, quero lhe cumprimentar pela iniciativa. O Ladir é um grande representante de Caxias do Sul porque ele leva o nome da cidade pelo mundo inteiro, não é, como já fez. Então, lhe cumprimento e tenho certeza de que é uma grande escolha e Caxias do Sul receberá um grande cidadão.
VEREADOR ADRIANO BRESSAN (PTB): Peço a palavra, senhor presidente.
VEREADOR ALBERTO MENEGUZZI (PSB): E torce para o Caxias, não é, vereador Felipe? Vereador Lucas Diel, seu aparte.
VEREADOR LUCAS DIEL (PDT): Obrigado, vereador. Realmente é uma bela homenagem ao Ladir. Ele que enaltece a cultura italiana da cidade, mas ele também ajuda muito as outras etnias e dá espaço para nós que somos da Associação Germânica. Ele sempre está nos eventos apoiando os alemães, os poloneses, os suíços, enfim. Enaltecendo a cultura da nossa cidade e levando o nome de Caxias do Sul para o mundo. Então, parabéns. É merecedor dessa homenagem.
VEREADOR ALBERTO MENEGUZZI (PSB): Obrigado pelo seu aparte e por essa lembrança daquilo que ele faz para outras etnias. Então era isso, senhor presidente. Essa é a justificativa. No momento oportuno, votarei sim.