Voltar para a tela anterior.

Legislativo caxiense lança vídeo em homenagem à Anita Garibaldi

Material reúne depoimentos das vereadoras da Câmara Municipal e importantes nomes do tradicionalismo gaúcho


Quem são as Anitas de hoje? Essa foi a reflexão que motivou a equipe da Assessoria de Comunicação Social da Câmara Municipal de Caxias do Sul na produção e criação do vídeo especial “Anita Garibaldi: a heroína atemporal”, em homenagem ao bicentenário dessa figura histórica. Em 2021, o tema dos Festejos Farroupilhas do Rio Grande do Sul e, também, do Parlamento caxiense faz homenagem aos caminhos percorridos por Anita e à sua bravura, inserida no contexto da Revolução Farroupilha.

Nesta sexta-feira (17/09), será lançado oficialmente o vídeo nas redes sociais da Câmara Municipal, que estarão repletas de Anitas contemporâneas. A equipe da Assessoria de Comunicação Social reuniu as cinco vereadoras da XVIII Legislatura (2021-2024) Denise Pessôa/PT, Estela Balardin/PT, Gladis Frizzo/MDB, Marisol Santos/PSDB e Tatiane Frizzo/PSDB para narrar a trajetória de Anita Garibaldi e propor uma reflexão sobre o legado que a heroína deixou.

Além das vereadoras, personagens importantes para o tradicionalismo gaúcho participaram das homenagens, como a historiadora e presidente do Bicentenário de Anita Garibaldi no Rio Grande do Sul, Elma Sant’Ana; o atual presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Manoelito Savaris; o tradicionalista e radialista, Omair Trindade; o músico e Adido Cultural do RS, César Oliveira, e a patrona dos Festejos Farroupilhas de 2021, Liliana Cardoso. Com a música “Somos Anita”, lançada em 2021, o grupo Alma Gaudéria também faz uma participação especial no material. Assista aqui ao vídeo completo. 

Produções especiais sobre Anita Garibaldi

Além do vídeo, foi lançado o episódio de podcast que conta a história de Anita Garibaldi desde o seu nascimento em Santa Catarina quando era conhecida apenas como “Aninha”, o seu encontro com Giuseppe Garibaldi e a participação de batalhas na América do Sul e na Itália que lhe trouxe o título de “heroína de dois mundos”. A reportagem foi produzida e editada pela estagiária de jornalismo da Casa, Letícia Kreling. Na locução, Letícia Kreling e a estagiária de jornalismo da Casa, Bruna Giusti. Confira o episódio aqui.

No Instagram e Facebook da Casa, também está disponível o vídeo de reprodução da exposição “Olhar de Anita”. Para o resgate da heroína de dois mundos, 111 artistas nacionais e internacionais expressaram a sua arte nas mais variadas técnicas e suportes, tendo como inspiração Anita Garibaldi. A exposição foi organizada pelo Instituto Anita Garibaldi RS e Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Porto Alegre. A reprodução da mostra foi autorizada pela secretária executiva do Instituto Anita Garibaldi RS e coordenadora da Comissão de Educação e Cultura da BPW POA, Maria Helena Medeiros Gonzalez, para compor os Festejos Farroupilhas da Câmara Municipal de Caxias do Sul. Confira a exposição aqui.

A TV Câmara Caxias, canal 16 da NET, também produziu o programa especial do “Entre Elas”, comandado pela relações públicas do Legislativo, Cristiane da Fonseca, sobre o bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi. Entre as convidadas estavam a representante da Confraria Anita Garibaldi de Caxias do Sul e o Instituto Anita Garibaldi RS, Suely Rech, e a representante do grupo Anitas da Serra, Luciane Altemayer, de São Francisco de Paula. Assista ao programa especial no Youtube.

Em alusão ao bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi, também foi produzido um selo especial pela equipe de Comunicação do Legislativo, com desenho da estagiária da Comunicação, acadêmica de Jornalismo Bruna Giusti e arte do Relações Públicas, Denerlei Antonioli, que será utilizado nas ações ao longo de todo o mês de setembro. Confira a matéria completa aqui.

Todos os materiais podem ser conferidos nas nossas redes sociais (YoutubeFacebookInstagram e Spotify) e na TV Câmara Caxias, canal 16 da NET. 

17/09/2021 - 14:26
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369
Redator(a): Letícia Kreling

Ir para o topo