Voltar para a tela anterior.

Legislativo lança selo em comemoração ao bicentenário de Anita Garibaldi

A ação foi desenvolvida pelos profissionais da Assessoria de Comunicação da Câmara


O Legislativo caxiense está lançando um selo em comemoração ao bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi, uma das personalidades femininas mais cultuadas do sul do Brasil.

A ideia de realização do selo partiu do setor de Relações Públicas da Assessoria de Comunicação Social da Câmara Municipal, através do relações públicas, Denerlei Antonioli que tinha a missão de fazer algo que homenageasse a heroína dos dois mundos, como é conhecida Anita. Conforme Denerlei, a partir da ideia construída, era preciso então de um desenho para compor o selo.

“Vendo os desenhos que a Bruna fazia, nossa estagiária da Assessoria de Comunicação, surgiu a ideia de pedir para que nos ajudasse nesse desafio. Foram mostradas algumas referências para que ela executasse o desenho da Anita. Queríamos que representasse o quanto a Anita foi importante para o Estado e para a nossa história. Quando apresentou o desenho pronto, tivemos a preocupação de colocar no software de renderização e deixar o mais fiel possível”, comentou.

A execução do desenho ficou por conta da estagiária da Assessoria de Comunicação do Legislativo caxiense, Bruna Giusti, que se inspirou nas mulheres da atualidade.

“Pensar que nós somos fortes, guerreiras e ao mesmo tempo mulheres delicadas foi fundamental para a criação da imagem de Anita. Participar de ações como essa, que mostram mulheres fortes e inspiradoras, me dá orgulho e confiança em executar grandes trabalhos pela Casa do Povo”, afirmou Bruna.

Para o presidente do Legislativo caxiense, vereador Velocino Uez/PTB, a comunicação da Casa foi feliz pela ideia e organização, já que o selo comemorativo de Anita no seu bicentenário estará em nossas divulgações da Câmara Municipal a partir desta segunda-feira.

“Anita representa a garra e a conquista da mulher que venceu e foi além fronteiras. O bicentenário da heroína dos dois mundos precisa ser destacado e, por isso, essa ideia da comunicação da Casa. Parabéns a mulher e mulheres ‘Anitas’, que hoje procuram vencer seus obstáculos na sociedade. Ao mesmo tempo minha gratidão aos nossos profissionais da comunicação pela ideia e comprometimento na realização de mais um diferencial em nossa Assessoria de Comunicação”, finalizou Uez.  

Anita ou Ana Maria de Jesus Ribeiro nasceu em Laguna, Santa Catarina, em 30 de agosto de 1821. Junto de seu marido, José Garibaldi, ela lutou pela causa da liberdade no Rio Grande do Sul, mudando completamente a sua vida.

Assim, para garantir o merecido reconhecimento à memória da heroína, como é chamada, o Decreto 55.756, de 9 de fevereiro, instituiu o Ano de Anita, dedicando 2021 às comemorações pela passagem dos 200 anos de seu nascimento.

30/08/2021 - 13:56
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369
Redator(a): Ana Paula Rech

Ir para o topo