quinta-feira, 09/02/2023 - 262 Ordinária

Requerimento nº 4/2023

VEREADOR LUCAS CAREGNATO (PT): Obrigado, presidente. Primeiro, parabenizar o vereador Rafael e os demais vereadores que assinaram esse requerimento. De fato, já citei isso numa outra oportunidade, uma campanha do Pompéia na televisão, várias pessoas da cidade diziam que nasceram no Pompéia à época, não é? Eu nasci no Pompéia, já relatei isso. Tive a minha avó, mãe do meu pai que faleceu no Pompéia em 42, não é? Então a história da cidade se atravessa com a história do Pompéia. Então uma homenagem importante num tempo em que muitos hospitais do Brasil da mesma característica administrativa que o Pompéia estão falindo ou em vias de falir. Se nós pegarmos as santas casas, por exemplo, há um processo cíclico de muitas que as entidades mantenedoras estão entregando as chaves aos prefeitos e/ou governadores em face dos problemas advindos da tabela SUS e tantos outros. Então aqui quero mais uma vez parabenizar uma justa homenagem. Destacar que os trabalhadores e trabalhadoras em saúde que, desde o início do século XX, fazem e garantem os cuidados aos caxienses, e não só aos caxienses, mas às pessoas de todas as regiões que vêm aqui. Também, de forma especial, à Lara, que é a superintendente que hoje é a timoneira dessa instituição, ao Pio Sodalício, enfim, parabéns ao Pompéia. Votarei favorável. E principalmente, acho que o que tem que ficar bem evidenciado aqui é que o Pompéia tenha vida longa, porque a vida longa da nossa gente também depende da vida longa do Pompéia, atendendo SUS e garantido qualidade de vida e saúde para todos e para todas. Era isso. Obrigado, presidente.
Parla Vox Taquigrafia
VEREADOR RAFAEL BUENO (PDT): Presidente, eu votarei favorável por óbvio, mas aproveitar a fala do vereador Lucas. E o Hospital Pompéia, muitas vezes as pessoas acham que é um hospital público. Ele é um hospital privado, filantrópico, com caráter comunitário, onde hoje ele atende 84% do SUS, sendo que, para ter o caráter filantrópico, precisa ter no mínimo 60% os hospitais. E hoje é o hospital que mais tem produtividade aqui na região da serra gaúcha, que é um hospital filantrópico, o Hospital Pompéia, 84% SUS, com um quadro de mais de 1.600 funcionários. Então é o hospital também que mais emprega gente na área da saúde aqui na nossa serra gaúcha. Então essa história de 110 anos, que tem o envolvimento da igreja, tem o movimento comunitário, o envolvimento do Pio Sodalício das Damas de Caridade e também, agora, um outro momento de expansão.
VEREADOR ADRIANO BRESSAN (PTB): Para declarar o voto.
VEREADOR RAFAEL BUENO (PDT): Nós aprovamos, no ano retrasado, aqui na Câmara, os vereadores que estavam aqui, o projeto de ampliação. Doze andares na parte atrás do prédio, onde está para ser finalizada uma parte até o final deste ano, o ano que vem, com equipamentos ultramodernos. Equipamentos que nem um hospital no Rio Grande do Sul tem, o Hospital Pompéia terá. Será uma forma, vereadores, professor Zanchin, o senhor que é um... Na economia e tal... Aquela de dividir consultórios. Uma modalidade que não tem ainda aqui em Caxias. O médico ainda aqui de Caxias gosta de ter o quadro da família, gosta... E essa nova modalidade do Hospital Pompéia será a divisão dos consultórios, dos equipamentos, aonde poderá vir um médico, por exemplo, que tenha 30 pacientes aqui na cidade, doenças raras, ele vem lá de São Paulo e pode atender essas pessoas aqui. Essas pessoas não se deslocarem mais para lá. Então vai ser uma modernização na área da saúde que será destaque mundialmente. O Hospital Pompéia recebeu, recentemente, um título de um dos melhores hospitais da América Latina, do Brasil. (Esgotado o tempo regimental.) Então para nós fazer essa justa e reconhecida homenagem a quem tanto serviu a nossa comunidade de Caxias do Sul. Obrigado, presidente.
Parla Vox Taquigrafia
VEREADOR ADRIANO BRESSAN (PTB): Senhor presidente, com certeza, aqui, no momento oportuno, votarei favorável. Meu voto é favorável a essa belíssima homenagem. Também nasci no Pompéia e gostaria de dizer... Acho que a grande maioria – não é, vereador Lucas? – teve essa honra de nascer no Hospital Pompéia. Mas gostaria de dizer aqui que tudo o que esta Casa já ajudou o Pompéia, tudo o que os executivos passados e esse está ajudando o Pompéia... (Manifestação sem o uso do microfone.) Fez a música de 100 anos do Pompéia aqui o presidente desta Casa. Que as pessoas que hoje estão lá também tenham a capacidade de olhar e também ajudar a comunidade caxiense, porque a gente sabe muito bem que pessoas de fora vieram para administrar, e nada contra, porque, se tem competência, tem que administrar. Nada contra. A cidade aqui é feita por diversas cidades da região ou, enfim, de fora até do nosso estado que vem para cá para administrarem empresas ou trabalhar aqui na nossa cidade. Mas que eles tenham uma sensibilidade também de tudo que esta Casa já ajudou, de tudo que a comunidade já abraçou o Pompéia e sempre esteve à frente das campanhas. Que, agora, também tenham essa sensibilidade, nesses 110 anos, de poderem contribuir com a nossa cidade. Então gostaria de parabenizar todos os médicos que lá trabalham, os enfermeiros, os porteiros, os guardas. Enfim, todas as pessoas que fazem parte desse hospital tão reconhecido na nossa Caxias do Sul e região e que faz um belíssimo trabalho. Com certeza, votarei favorável, senhor presidente.
Parla Vox Taquigrafia
VEREADOR LUCAS DIEL (PDT): Obrigado, presidente. Cumprimentar ao vereador por esta justa homenagem a essa grande instituição de Caxias do Sul. Como bem falado, uma instituição que se confunde com a história do município de Caxias desde a sua fundação, da aquisição do terreno. Enfim, uma união de esforços em uma época muito diferente, mas onde as pessoas, imbuídas de boa vontade, desde a cedência do terreno, o trabalho da igreja, de outras organizações e das pessoas, do Pio Sodalício... Enfim, uma instituição que orgulha a nossa cidade. Então cumprimentos. Vamos votar favorável, com certeza. Era isso, presidente.
Parla Vox Taquigrafia

Votação: Não realizada

Ir para o topo