quinta-feira, 07/04/2022 - 157 Ordinária

REQUERIMENTO nº 11/2022

VEREADOR SANDRO FANTINEL (PATRIOTA): Obrigada, senhora presidente. Eu queria parabenizar o colega Wagner Petrini pelo requerimento da implantação desta frente parlamentar. Eu acho muito, muito importante que essa frente seja instaurada e que, partindo do início da implantação dessa frente, a gente consiga de uma forma correta, e que agrade não só o segmento, mas toda a população, que a gente consiga encontrar um local para que esse povo possa se divertir, para que esse povo possa fazer aquilo que gosta. Como agora pouco nós estávamos defendendo uma classe que quer se divertir. Por que nós não podemos apoiar também outras classes? Como é a questão do automotivo, do som automotivo, da arrancada e tantas outras coisas mais. Então é muito importante que a gente se una, que a gente apoie essa frente parlamentar, para que a gente encontre um local adequado para que esses eventos possam acontecer sem prejudicar os demais cidadãos da nossa cidade, porque sem um lugar para se divertir, eles se obrigam a fazer as coisas onde eles podem. Isso causa problemas, prejudica pessoas, então estamos sempre naquela briga. “Ah vamos chamar a polícia porque tem som alto. Vamos chamar a polícia porque tem corrida de carro, porque estão fazendo arrancada, porque estão empinando as motos.” Mas muitas vezes é porque esse pessoal que gosta disso não tem um lugar oficial para fazer esse tipo de esporte. Para isso, poder se divertir, sem prejudicar a comunidade, ou cidadão, que não gosta desse tipo de esporte. Então parabéns, vereador Wagner, espero poder colaborar bastante nessa frente parlamentar, para que a gente consiga então sim um lugar adequado para essa finalidade e para que esse povo também possa se divertir, sem falar é claro que isso também gera muito emprego e traz economia para o nosso município. Obrigado, vereador.
Parla Vox Taquigrafia
VEREADOR WAGNER PETRINI (PSB): Vereador Sandro Fantinel, quero te agradecer pelo apoio, e não só agradecer, dizer que você vai ser uma peça fundamental para essa frente parlamentar porque, quando se tem um tema que muitas pessoas desconhecem, vou dar um exemplo. Quando a pessoa lê só manchete de uma notícia. Ela lê a manchete e tira por base o que ela acha, mas na verdade não lê a manchete e acaba tendo uma percepção diferente. E o movimento que a gente defende, esse centro esportivo automotor, a gente precisa clarear bem o que ela pode trazer para o município e o que de fato pode contribuir para as pessoas. A gente vê e logo após as manifestações, as mídias, a gente enxerga não é o despreparo; é a falta de informação e de conhecimento de algumas pessoas. É falar em centro esportivo automotor que as pessoas já vêm: “mas vereador, e a saúde? E a educação? E a segurança?” É sempre o mesmo discurso, as pessoas não sabem diferenciar as pautas. Todos os vereadores aqui, inclusive eu, somos muito comprometidos. Tanto que presido a Comissão de Educação, trouxe emendas parlamentares para a saúde de Caxias do Sul, mais de um milhão para a saúde de Caxias do Sul e as pessoas muitas vezes não sabem disso. E o que a gente precisa? A gente precisa dizer para essas pessoas que elas precisam ter recursos para investir nas áreas iniciais.
VEREADOR ADRIANO BRESSAN (PTB): Peço a palavra.
VEREADOR WAGNER PETRINI (PSB): Mas para ter recursos, tem que ter fontes, tem que ter impostos e de algum lugar tem que sair esse imposto, seja ele de serviços, seja ele de consumo, seja ele de algum produto. E quando mais tu tiveres movimento na cidade, mais tu tiveres pessoas vindo de fora gastar aqui, gastar com hospedagem, gastar na área da gastronomia, gastar na manutenção do carro, gastar na autopeça, gastar em uma autoestética...
VEREADOR RAFAEL BUENO (PDT): Um aparte, vereador.
VEREADOR WAGNER PETRINI (PSB): Vai estar gerando impostos para o município para que se invista na saúde, para que diminuam as filas de espera. Vereador Rafael Bueno, seu aparte.
VEREADOR RAFAEL BUENO (PDT): Vereador Wagner, quero... Eu assinei junto com o senhor essa frente parlamentar. Às vezes o povo critica tudo, metralham sem ler, sem conhecer. Enquanto cidades vizinhas enriquecem através do turismo, nós absorvemos os problemas. Nós temos 48 municípios da região que vem aqui se consultar, fazer cirurgias. Nós temos diversas... O aeroporto, as pessoas descem aqui em Caxias para depois irem embora, mas não consomem nada. E se a gente tivesse esse espaço hoje para o jovem no final de semana? Quanta renda? Quanto emprego? Quantas pessoas mais felizes? Então, vereador, quero lhe parabenizar. Sei que foi um compromisso também do prefeito Adiló. O senhor apoiou ele no segundo turno e foi uma pauta que o senhor colocou, para que ele apoiasse a juventude. Então esperamos que não seja somente uma frente parlamentar criada, mas que gere bons frutos e eu lhe apoio.
VEREADOR WAGNER PETRINI (PSB): Obrigado, vereador Rafael, líder da bancada do PDT. Acho que é um apoio extremamente importante, com certeza, essa união e apoio de parlamentares que defendem. Você é presidente da Comissão da Saúde, ouvi aqui do meu lado, o meu colega Camillis acabou de dizer: esporte é saúde. E isso sempre mencionei também e o que me chamou atenção, vereador Felipe, tu que és da saúde, nas minhas publicações, fazia mais de um ano que eu não falava com um amigo meu, eu não reparei e ele falou: “Muleke, muitas pessoas não entendem o nosso segmento. Quero te parabenizar pela sua fala e dizer que as pessoas estão ficando doentes. Estão transmitindo uma mensagem para as pessoas se sentirem doentes, para não praticarem esportes. Não se tem mais lugar de esporte”. Esse meu amigo me falou: “olha quantas farmácias estão criando nas cidades, nas nossas cidades. Passei em uma rua aqui de Bento – meu amigo é lá de Bento –, em uma rua, em uma quadra, seis farmácias”. E isso, o quer dizer? (Manifestação sem o uso do microfone) É. A marca eu não vou dizer aqui, mas todo mundo sabe. Então são diversas farmácias e menos espaços para se praticar esporte. No momento oportuno, peço apoio e o voto favorável a essa frente parlamentar. (Esgotado o tempo regimental.) Obrigado, presidenta.
Parla Vox Taquigrafia
VEREADOR ADRIANO BRESSAN (PTB): Obrigado, presidente Denise. Vereador Muleke, olha, tem coisas aqui que a gente tem que debater, sim, porque às vezes a gente diz “ah, mas a Frente vai ser aprovada, talvez não seja muito importante”. Não. Acho que o debate, aqui, vem para engrandecer. Eu também acompanho e acompanhei algumas manifestações na rede social, até porque sou seu amigo ali na rede social, e vi ontem à tarde as pessoas... Porque é o vereador da Casa fazer um projeto, desde que não seja, vereador Felipe, na área da saúde ou do transporte, que hoje só falam nisso, é dar pau no vereador. Mas parece que o que vai ser gasto ali, vamos supor, pelas pessoas, não vai gerar impostos, que o município vai arrecadar, que a União vai arrecadar, que o estado vai arrecadar, que vai ser aplicado na saúde. Então, meu Deus do céu! Como é que pode não entender que os eventos se tornam um investimento, um investimento de retorno? A partir do momento, vereador Petrini, que tu estás em alguma cidade, algum município, e tu lá tomando um refrigerante, abastecendo seu carro, tu estás gerando renda, e renda se transforma em impostos.
VEREADOR FELIPE GREMELMAIER (MDB): Permite um aparte, vereador?
VEREADOR ADRIANO BRESSAN (PTB): Vou contar uma que aconteceu aqui. Depois já lhe permito, vereador Felipe. Duas vezes, nos dois últimos anos, antes da pandemia, a gente locou, locaram da nossa empresa um ônibus para Boituva, São Paulo, mais de 1.200 quilômetros, para um campeonato de estética automotiva. Só ali naquele ônibus eram 20 e poucas pessoas, os caras gastaram mais de R$ 10 mil entre hotel lá, tudo mais e tal. Um evento de estética automotiva. Agora no dia 30, se eu não me engano, de maio, já tem um evento no Velopark. Já está lotado. As vans já vendi todas, vendi todas para o pessoal ir lá fazer o seu evento. Então, o que acontece? Isso significa que gera renda, trabalho e emprego. Seu aparte, vereador Felipe.
VEREADOR FELIPE GREMELMAIER (MDB): Vereador Bressan, eu quero reforçar as palavras do vereador Muleke. Até porque esse tema, vereador Muleke, é muito maior do que simplesmente um espaço. Ele fala de esporte, fala de turismo, fala de lazer e fala de desenvolvimento econômico, trabalho e emprego. É gerador de emprego. E muito mais, vamos um pouco além. É uma grande oportunidade para o novo secretário das PPPs mostrar trabalho. Tenho certeza disso. É uma grande oportunidade. Porque o senhor também, o senhor se explicou nas redes sociais, não é investimento público, é uma parceria público-privada para fazer o espaço. Então está muito claro. O que precisa da Frente é determinação para buscar isso e depois para cobrar, obviamente, que Executivo faça esse papel. Então, vereador Muleke, acho que o debate é extremamente importante, mas muito mais do que isso: a entrega de solução, a entrega de solução. A gente vê quantos locais aí, como o vereador Bressan falou só da locação de vans. Não é, vereador Bressan? A gente pega grandes provas de automobilismo, o quanto isso gera não só de emprego e renda, mas de marketing espontâneo para a cidade? Quanto isso tem de divulgação para a cidade? Então são números que podem ser levantados. Eu já trouxe aqui números do Caxias do Sul Basquete, do que representou o Caxias do Sul Basquete participar de uma das edições do NBB. Só para patrocinadores, vereador Bressan, teve retorno de R$ 10 milhões em mídia espontânea. Então, esse processo é muito maior do que a gente possa imaginar. Com relação às críticas, vereador Muleke, são sempre os mesmos. Se o senhor protocolar um projeto com relação à saúde e educação, a porrada é dos mesmos. Não tem dúvida disso. Então a gente tem que saber filtrar quem faz a crítica. Porque eu já vi coisas nesta Casa, vereadora Denise, mas eu nunca tinha visto inclusive criticar projeto entrar em pauta. Sempre se reclama da demora. Eu nunca tinha visto alguém criticar a entrada na pauta. Olha, a gente está vendo coisas impensáveis, impensáveis. Então, é como isso. Criticar é fácil. Se a senhora não coloca na pauta, ia ser tachada de que estava atrasando o processo. Como colocou, tem crítica. Então – não é, vereador Bressan? –, a gente tem que saber peneirar o que está acontecendo.
VEREADOR ADRIANO BRESSAN (PTB): Com certeza, vereador Felipe. O senhor, que é apoiador do turismo, eu estava dizendo... E aqui a gente tem que falar, porque certas coisas que acontecem, vereador Felipe, às vezes ficam só para nós. Aqui é o momento que a gente tem a tribuna, que a gente tem o microfone e tem que passar para os demais. Cada nota fiscal que a gente tira para um evento que a gente vai levar eu estou pagando ISSQN, diretamente vai para os cofres públicos, e diretamente vai para a saúde, para a educação. Então é saber diferenciar o que é investimento. A gente tem que colocar para as pessoas se antenarem e pararem com essas críticas ridículas, que a gente tanto aqui apoia. Ontem, vereador Felipe, nós comentando, que o senhor me comentou sobre uma chocolataria que tem em Caxias, que a gente nem sabia... (Esgotado o tempo regimental.)
VEREADOR VELOCINO UEZ (PTB): Peço a palavra.
VEREADOR ADRIANO BRESSAN (PTB): Só para concluir, senhora presidente. Um voo que desceu ontem, em Caxias aqui, o pessoal louco procurando van, o pessoal não ficou cinco minutos para tomar uma água, não gastaram uma água porque a van pegou eles ali e levou direto para Gramado. Um dia de evento lá, 5.800 pessoas. Já passou do que eles previam para todos os dias. Obrigado, senhora presidente.
Parla Vox Taquigrafia
VEREADOR VELOCINO UEZ (PDT): Senhora presidente, colegas vereadores e vereadoras. Colegas Wagner Petrini, tem todo o meu apoio, já participei ali atrás na outra Legislatura da luta muito grande. Lembro que na época até o assessor João tinha lá indicado uma área de uma pessoa. Então, me coloco à disposição para, além de participar, estar junto. Vi, hoje pela manhã... Nós defendemos muito aqui a criação de um cargo de parceria público-privada e não li ainda ali, enfim, o trabalho que o Maurício já está iniciando, e proponho que esse investidor venha e que essa pessoa que tem essa área, ir buscando junto agora, tenha um cargo apto para fazer isso, que a gente, ali na frente, busque uma parceria público-privada.
VEREADOR OLMIR CADORE (PSDB): Permite um aparte, vereador?
VEREADOR VELOCINO UEZ (PDT): Tem todo meu apoio para isso, porque, eu sempre digo, eu não sou a favor, colegas... Colega Camillis, olha o que aconteceu na situação do carnaval: ninguém apoia toda aquela sujeira, todo aquele vandalismo lá, porém, para tudo tem que ter um lugar. Eu sempre digo: aqui não pode, aqui não pode, ali não pode. Onde que pode então? Claro, com responsabilidade, com critérios, com segurança, com limpeza. Dessa forma, tem todo meu apoio. E precisamos sim encontrar um lugar. Precisamos. Então, essa categoria, assim como hoje pela manhã estava aqui a categoria dos atiradores, tem que ter o seu espaço e o seu respeito. É muito triste, colegas, já falei aqui várias vezes, o Felipe também que defende muito, Felipe, é muito triste, num domingo à tarde, por volta de 5h30, 6 horas o acesso em Galópolis para pegar a BR ter ficar ali 10 minutos do quê? Do nosso caxiense voltando de outros lugares, de Gramado e Canela. É muito triste ver isso. O pouco que nós temos de recurso, está indo para fora, por quê? Porque não se oferece um espaço para cada situação, cada categoria. De novo, com todos os critérios, tem todo meu apoio. Precisamos avançar. Eu sei que é uma luta muito difícil, mas um dia vamos chegar lá. Temos que fazer, mais ou menos, vou repetir de novo, uma vez, de tanto estar na fila do INSS se encostava o cara, de tanto estar lá na fila: vamos nos livrar desse cara. Mas nós vamos insistir. Estamos juntos, podem ter certeza. Tem o meu voto. O seu aparte, vereador Cadore.
VEREADOR OLMIR CADORE (PSDB): Vereador Velocino, sigo a tua linha, sigo a linha de todos aqui que se manifestaram. A criação da frente é um movimento a favor de alguma coisa, e nós estamos defendendo, como eu sempre fiz aqui, procurar defender todos os segmentos. Temos que defender a Festa da Uva? Temos que defender. Temos que defender o carnaval? Temos que defender. Temos que defender a saúde? Temos que defender. Agora, precisamos também do apoio para quem gosta do automotor, do esporte, que é um esporte. Vai gerar, como foi dito, o vereador Felipe disse aqui, o vereador Bressan e tantos outros, emprego e renda. Vai movimentar nossa cidade, vai atrair gente, vai atrair pessoas de fora, vai divulgar o nome da cidade. Eu sou a favor dessa frente. Conte comigo, vereador Petrini. É importante esse movimento? Sim. O tradicionalismo, vereador Daneluz, é importante? É. Nós apoiamos e vamos apoiar essa frente, porque, com certeza, ela vai dar um resultado positivo para a cidade. Era isso. Meu Muito obrigado.
VEREADOR VELOCINO UEZ (PDT): Vereador Cadore, falou em Festa da Uva e apareceu ali o nosso sempre presidente Edson Néspolo, que está ali. Lembro como hoje, Néspolo, do dia que o senhor era presidente e eu lhe falei: Néspolo, eu sou um agricultor com pouco estudo; o povo que vem de fora quer ver a nossa originalidade. Aí, o colega presidente na época que nos deu toda a autonomia lá no espaço dos distritos, o colega Edson Néspolo, viu o que se transformou aquele espaço dos distritos. Então era um modelo assim. Se nós temos aqui algo a oferecer de positivo, o nosso povo gasta aqui, e ainda atraímos pessoas de fora, ainda atraímos pessoas de fora. Então, com certeza, com responsabilidade, com apoio, lutando, tem o meu apoio, tem o meu voto, estamos juntos e um dia vamos chegar lá, mas se nós desistirmos, aí sim que afunda. Então quero registrar aqui a presença do nosso sempre presidente, Edson Néspolo. Obrigado.
Parla Vox Taquigrafia
VEREADOR WAGNER PETRINI (PSB): Já tinha usado o meu espaço, vereador, obrigado. Quero saudar aqui a presença do deputado e do nosso ex-presidente da Festa da Uva, Edson Néspolo, que eu tenho um carinho. Também sei que, aproveitando a pauta, a gente está em debate, que é criando uma frente parlamentar em defesa do centro esportivo automotor. Sei que o senhor tem um carinho no tempo que esteve à frente, junto com o poder público, aqui de Caxias do Sul. O senhor foi um cara que tentou ajudar o setor e ainda eu digo aqui que tem muitas pessoas que o reconhecem. Então quem sabe futuramente a gente pode ter o teu apoio e quem sabe buscar esse centro esportivo. Quero agradecer a fala de todos os parlamentares, de extrema importância, agradeço mesmo, é uma pauta que a gente precisa trazer juntos aqui para esta Casa para que o município avance e que logo ali na frente a gente consiga ter esse espaço aqui podendo gerar renda, emprego e entregar para a nossa comunidade esse espaço que é esperado há muito tempo em nossa cidade e tenho certeza que o prefeito Adiló vai olhar com carinho as demandas dessa frente parlamentar porque é um compromisso dele, como o vereador Rafael Bueno mesmo mencionou, a gente conversou muito, o Adiló já esteve em alguns eventos desse ramo automotivo e com certeza ele vai olhar com muito carinho e logo ali na frente nós estaremos contemplados. Era isso. Muito obrigado. O meu voto é sim.
Parla Vox Taquigrafia

Votação: Não realizada

Ir para o topo