VEREADORA DENISE PESSÔA (PT): Senhor presidente, senhoras e senhores vereadores, ocupo este espaço para registrar o falecimento de um grande amigo, Gilmar Tadeu Maschio, morador da região de Lourdes, militante do Partido dos Trabalhadores, militante também em defesa da agroecologia. Sempre tinha as sementes crioulas que ele preservava e mantinha. Uma pessoa que tinha um amor pela natureza, pelos animais, pelas plantas e um amor pelo Caxias, grená. Sempre parceiro e tive oportunidade de trabalhar com ele na assessoria da deputada Marisa Formolo e depois, quando assumi aqui na Câmara de Vereadores, ele sempre foi parceiro. Um senhor já, com uma certa idade, mas mesmo assim alguém que nos ajudava a fazer atendimento inclusive nas nossas redes sociais. Alguém que respondia, ajudava a receber as mensagens. Ele sempre teve acesso as nossas redes e então ajudava a coletar as demandas que surgiam pelas redes sociais. Uma pessoa que trabalhava de forma voluntária, foi um trabalhador do Banco do Brasil, já estava aposentado e nas suas horas vagas ele atuava sempre colaborando seja com o nosso mandato, seja com projetos sociais. Agora nos últimos anos ele estava fazendo hemodiálise e agora nesses últimos meses também precisava de oxigênio. Então ele andava sempre com botijão de oxigênio, mas isso não fazia com que ele deixasse de ir na sua horta, de ir à feira, de viver a comunidade. Eu perguntava para ele como ele estava se sentindo com tudo isso, e ele dizia que precisava de duas máquinas para viver, praticamente, do oxigênio e da máquina de hemodiálise. E ele dizia: “Eu estou vivo!”. Ainda sempre olhava a parte positiva mesmo nas dificuldades. Então o Gilmar é uma inspiração para nós, é uma pessoa que no seu anonimato, de uma forma muito discreta, ajudava muito a cidade. Então também atuou junto ao orçamento comunitário, ao orçamento participativo na época, na criação do orçamento participativo em Caxias do Sul. Vereador Lucas.
VEREADOR LUCAS CAREGNATO (PT): Primeiro, vereadora Denise. Meus sentimentos a senhora pela relação que tinha, à família, a Suzana, irmã do Gilmar, que a nossa servidora da casa aposentada. Em nome, reiterando a sua fala, em nome do Partido dos Trabalhadores, da bancada, da executiva, dizer dos nossos sentimentos da partida desse companheiro. Difícil este ano, vereadora, este ano de fato é um ano muito difícil para todos nós. Especialmente para o Gilmar, este morador do Bairro de Lourdes, bancário aposentado, que tanto contribuiu para discussões importantes, democracia participativa, redes digitais, agroecologia, enfim. O Gilmar vai fazer falta e vai ser mais uma estrela para nos iluminar. Gilmar Maschio presente. Obrigado.
VEREADORA DENISE PESSÔA (PT): Obrigada, vereador Lucas. Vereador Renato.
VEREADOR RENATO OLIVEIRA (PCdoB): Quero também me solidarizar com a senhora, vereadora Denise, que era bem próxima dele, dos trabalhos que foram feitos mais no movimento social. E o Gilmar eu sei que... Eu o conheci bastante e ultimamente quando não podia trabalhar na lavoura dele, ele contratava pessoas para fazer. Quando ele conseguia plantar que estava... Era para doação, para doação para aquelas famílias. Então ele tinha uma lavoura de produtos sem nada de químicos e os produtos eram doados para muita gente – frutas, saladas. E eu sei que ele doou para muita gente. Às vezes ficava pendurado até na cerca da casa dele para as pessoas pegarem e levarem embora. Então, vereadora Denise, eu gostaria de me somar. Eu sei que a Suzana nesta hora está bastante triste por perder o irmão dela parceiro de toda hora. Obrigado, vereadora Denise.
VEREADORA DENISE PESSÔA (PT): Obrigada, vereadores. Em nome da Suzana, que é servidora aposentada aqui da Casa, registro nossa solidariedade a todos os familiares, amigos, companheiros de partido, torcedores do Caxias também. E o Gilmar então presente.
Parla Vox Taquigrafia
VEREADOR OLMIR CADORE (PSDB): Senhor presidente, caros colegas vereadores, e a plateia que nos assiste. Faço voto de congratulações para a Sra. Exilda Teixeira Albino, que no dia de amanhã completará 103 anos de vida. Ela é natural de São Francisco de Paula. Veio para Caxias ainda jovem e exerceu a profissão de costureira e ainda auxiliava seu pai em outras atividades especialmente no ofício da homeopatia. Ela tem cinco filhos, cinco netos e, no ano de 2019, quando ela completou um século de vida, um século de existência, a família fez uma grande festa. Muitas pessoas não próximas a família também vieram confraternizar e parabenizá-la. Então com certeza chegar aos 103 anos de vida é para poucos, especialmente depois de uma pandemia. Então eu tenho certeza que ela ao longo de sua vida passou por muitas dificuldades, com certeza teve muitas dificuldades, mas também teve prazeres, teve realizações. E, neste momento, eu como vereador, amigo da família, quero prestar essa homenagem de coração e parabenizá-la pelos 103 anos de vida e que ela ainda continue tendo saúde e paz para muitos anos ainda pela frente. Era isso. Meu muito obrigado.
Parla Vox Taquigrafia
VEREADOR ZÉ DAMBRÓS (PSB): Senhor presidente, nobres colegas. Eu faço um voto de pesar pela passagem do Luiz Carlos Costa, morador lá do Pôr do Sol, novo, 69 anos. Ele foi motorista dos Galponeiros, nosso motorista, por cinco anos e me ensinou muito nas estradas, me ensinou muito. Um homem generoso, me provou que a fraternidade é o amor que ampara, conforta; a fraternidade acolhe, a fraternidade protege. Eu aprendi a ser generoso com o Sr. Costa, de parar nas estradas e poder ajudar quem estava ali com algum problema. Deixou, nesses cinco anos, muitos ensinamentos de que o amor ao próximo nos alimenta. Então eu faço um voto de pesar a toda sua família e que Deus receba ele, porque ele deixou um ensinamento de amor ao próximo e aprendi muito com ele. Era isso. Obrigado, senhor presidente.
Parla Vox Taquigrafia
VEREADOR MAURÍCIO MARCON (PODEMOS): Seu aparte, vereador Daneluz.
VEREADOR RICARDO DANELUZ (PDT): Obrigado, vereador Marcon. Gostaria de fazer um registro neste momento. Está nos prestigiando aqui o Sr. Ricardo Fabrício, do Criatório RF de Jundiaí, São Paulo, que está aqui prestigiando a nossa sessão, e também o município de Caxias do Sul, que vai participar de um importante projeto amanhã. Uma iniciativa do nosso amigo Sebastião. Nós estaremos lançando amanhã, às 14 horas, aproveito para convidar todos os vereadores e quem nos assistindo para o lançamento do projeto Moaris do Sul, um cruzamento entre éguas crioulas e jumentos, onde nós vamos estar de forma pioneira fazendo um projeto de pesquisa nessa área. Muito importante para a cultura gaúcha, para a história, para o tropeirismo. Então, parabenizar vocês por essa grande iniciativa e estaremos juntos, na tarde de amanhã, num bonito momento, e estamos agora nessa semana também fazendo algumas agendas em prol desse projeto. Antes de encerrar ainda, vereador Marcon, cito a presença aqui do subprefeito de Vila Oliva, Tamiel Bergamin, também do ex-vereador Idair Moschen, e do nosso sempre presidente Agenor Basso. Obrigado, Marcon.
VEREADOR MAURÍCIO MARCON (PODEMOS): Obrigado, vereador Daneluz. Eu que agradeço a cedência do espaço. Eu gostaria de começar esse discurso fazendo uma pergunta aos colegas: quando alguém pega algo que não é seu, como é que nós podemos nominar isso? No dicionário está nominado como roubo, vereador Bressan. Quando tu pega algo que não é teu, está nominado como roubo. Pois bem, no ano passado, ainda em janeiro, ainda a gente estava nas sessões começando o ano legislativo, fui surpreendido por uma denúncia sobre a contribuição confederativa que saiu no jornal Pioneiro. Pois bem, acionamos o Ministério Público na época, e o Ministério Público fez um TAC junto ao Sindicato dos Metalúrgicos, que é um tema de ajuste de conduta dizendo que não poderia ser cobrado sem que houvesse a questão da oposição. Pois bem, passaram alguns meses, veio a cobrança assistencial. Vocês devem lembrar o rolo que deu, o vereador Cadore também deve lembra o rolo que deu com aquela situação dos funcionários metalúrgicos tendo que fazer aquela declaração de oposição. Pois bem, mais uma vez contatamos o Ministério Público e foi feita a oposição por quem queria. Como foi sabido por muitos, basicamente 80% dos metalúrgicos de Caxias fizeram a dita da oposição. Pois bem, até então nós tínhamos paz, porque não foi mais cobrado, mas venho sendo surpreendido mais uma vez por cobranças que são injustificáveis. Eu nem vou mais trazer a lei aqui, vereador Scalco, porque eu já trouxe umas 14 vezes e parece que o pessoal não quer entender. A lei é clara, basta ler que para ter qualquer cobrança na folha de um metalúrgico ou de qualquer funcionário é expressamente necessário que o funcionário sinalize que quer ter esse desconto, ou que ele tenha a possibilidade de fazer a oposição. Pois bem, peço que a TV Câmara, eu vou compartilhar com vocês duas folhas de pagamento deste mês, onde eu ainda escondi o nome da empresa, mas quero dizer aqui na tribuna da Câmara de Vereadores que, pela última vez, eu vou esconder o nome da empresa, porque os empresários, alguns, são responsáveis por essas cobranças indevidas. São responsáveis. Então eu tenho três casos. Em um deles, eu já vou falar o nome da empresa aqui, a empresa Randon não está descontando, cumprindo a lei. Parabéns às empresas Randon. Eu tive dois funcionários que eu consultei e de nenhum foi consultado. A empresa Randon está cumprindo a lei como tem que ser. Pois bem, peço que a TV Câmara compartilhe aqui. A gente tem um caso da contribuição assistencial nesse contracheque aqui de R$ 15,00. Segundo o funcionário, que por óbvio tapei o nome para não haver perseguição, já é o mês que é descontado. Porém – peço que o Túlio passe o slide –, ele me enviou inclusive no dia 31/07 a resposta do Sindicato dos Metalúrgicos com o recebido e obrigado do Sindicato, que eles receberam a questão da oposição. Como justificar que todos os funcionários, os 150 funcionários dessa empresa, tiveram esse desconto? Como justificar, se na Randon não teve, se está ali a oposição. O que é que falta? Porque, vereador Bressan, para o empresário é muito confortável muitas vezes ir lá, pegar os pilas dos funcionários e passar para o sindicato para não se incomodar. Mas eu sou empresário, e eu tenho que defender os meus funcionários em primeiro lugar, porque sem eles eu não sou nada. Então, cabe a alguns empresários terem a ciência de que descontar do funcionário é crime. Crime de roubo, porque ele não autorizou. Vamos para mais um slide, Túlio. Contribuição confederativa, isso aqui é outro funcionário. Para vocês verem que é uma zona, uma vársea, vereador Camillis. Eles trocam os nomes: Ah, vamos botar confederativa agora. Não, agora vamos colocar sindical. Agora vamos botar negocial. Então não existe legislação nenhuma, é um escarnio, é uma vergonha. Todos os vereadores desta Casa, eu digo todos, deveriam se indignar com o desconto na folha salarial dos metalúrgicos. É inadmissível. Está ali, contribuição confederativa R$ 12,00. Mas meu Deus do céu já foi feito um TAC, ano passado, dizendo que o sindicato não podia cobrar. Sabe, aí eu vejo assim, vereador Cadore, cadê o Ministério Público do Trabalho? Ele tem que agir nesses casos. Nesse caso aqui da confederativa confirmei com o funcionário e todos os colegas foram descontados, todos, sem exceção. Sabe o que ele me disse, vereador Cadore? Ele me disse o seguinte: Eu tenho certeza que só nós, chão de fábrica, somos descontados, o pessoal do RH ninguém paga. Sabe, então chegou numa época... Essa briga eu sei que pode me trazer dores de cabeça, a mim e a minha família, eu sei, eu sei onde estou me metendo, só que alguém precisa defender o dinheiro do cidadão. Eu não fui eleito para subir aqui e defender empresário, ficar passando mão na cabeça de ninguém. Então eu volto a reiterar, pela última vez este vereador vai esconder o nome das empresas, pela última vez, a próxima vez, a partir do mês que vem, que eu receber um contracheque ou uma denúncia que alguma empresa descontou de algum funcionário qualquer contribuição que seja, com o nome que seja, confederativa, assistencial, qualquer uma, eu vou trazer o nome da empresa e vou fazer essa denúncia no Ministério Público do Trabalho, que é onde que... Quem tem que defender o trabalhador é o Ministério Público do Trabalho. Para encerrar, só queria lembrar aos metalúrgicos que nós estamos num período eleitoral, vereador Camillis, e o candidato aqui do PT disse que se eleito vai revogar a reforma trabalhista. Dentro dela todos serão obrigados novamente a contribuir com um dia do salário, vereador Scalco, para o sindicato. Então que tenhamos muita ciência das propostas que estão sendo feitas. Eu sou um liberal, eu defendo que existam sindicatos desde que existam trabalhadores que queiram participar deles, ponto, deu. O dinheiro é do trabalhador. Quem acordou as 5h30 da manhã, que pegou um Visate, que está dando um monte de problema aqui de horário, que passou o dia dentro da fábrica, no chão de fábrica, trabalhando, para ter que dar dinheiro sem que seja pedido... talvez para nós, vereador Fiuza, 12, R$ 15,00 não seja uma quantidade grande, mas para muitas pessoas... a gente pega a folha do pessoal aqui e muitas vezes o salário é baixo. Então 12, R$ 15,00 por mês faz diferença. Então a gente tem que respeitar o salário do trabalhador. É isso que este vereador pede. O sindicato quer continuar com o seu trabalho? Deve continuar, é importante, oferece, como o vereador Renato já falou aqui, plano odontológico, oferece uma sede campestre, parabéns ao sindicato, mas que cobre somente de quem queira fazer essa contribuição e as empresas, são mais de uma, duas, três ou cinco aqui na nossa região, honrem o funcionário que tem, respeitem o salário, que o salário do trabalhador é algo que ninguém pode botar a mão. Obrigado, senhora presidente.
Parla Vox Taquigrafia
VEREADOR GILFREDO DE CAMILLIS (PSB):
 
Bom dia, Sra. presidente, senhoras e senhores vereadores, aos que nos assistem pela TV Câmara e nas mídias sociais.
Sra presidente! Hoje quero falar novamente do projeto “Quero Brincar Também”. este importante projeto que tem por finalidade arrecadar fundos para aquisição de brinquedos adaptáveis.
Estamos trabalhado em todas as frentes com o intuito de arrecadar um valor suficiente para podermos montar um conjunto de brinquedos adaptados.
Estou feliz pela colaboração recebida, principalmente na arrecadação de camisas, (camisas do Grêmio, do Internacional, do Manchester United, do Juventude, do Caxias, do Caxias Basquete e até da Banda Barbalella). Essa banda existe há mais de 50 anos e recebemos quatro camisas para serem sorteadas também. Agradecemos também à Banda Barbarella... Para sortearmos no almoço no próximo domingo. Também recebemos muitos brindes para o já famoso rifão.
Agradeço imensamente a todos, isso mostra que juntos podemos fazer mais para os que mais precisam.
Agradeço muito a SCAN, por ter acreditado e realizando este projeto e ao qual toda a equipe está muito empenhada. Também agradeço aos nossos apoiadores, Banco Sicredi e a Rádio Legal.
Agradecer também a toda equipe da Câmara de Vereadores, da TV Câmara, e todos os funcionários engajados nessa campanha.
Este projeto não é deste vereador, como mencionei em outras oportunidades, é sim um projeto de todos nós, de toda a comunidade, de todos os que se preocupam em dar melhor qualidade de vida aos que mais precisam, que neste caso especificamente é para pessoas com deficiência.
Pensando nisto faço uma reflexão: Somos iguais ou diferentes?
Somos diferentes por fora, mas naquilo que nos torna semelhantes somos iguais. Devemos respeitar os outros por mais que eles sejam diferentes, não porque está escrito na Constituição e em tantos outros documentos, mas porque é nosso dever respeitar os outros porque são tão humanos quanto nós.
 
VEREADOR ZÉ DAMBRÓS (PSB): Um aparte, vereador.
VEREADOR GILFREDO DE CAMILLIS (PSB): Pois não, colega Dambrós.
VEREADOR ZÉ DAMBRÓS (PSB): Eu quero mais uma vez parabenizar por esse belo projeto, pela sua luta, da sua assessoria. A gente fica... nos dá muita força para continuar lutando para os que mais precisam, porque organizar um almoço para 500 pessoas usando recursos para seres humanos que muitas vezes não tem oportunidade. Nós temos quantas centenas de praças e que não temos adaptados? Então nobre colega eu fico muito feliz em saber que o senhor luta muito. Saber que tem fundos, mas que os fundos a gente não consegue utilizar porque estão indo para outros investimentos e o senhor tem a sensibilidade de pelo menos usar esse recurso nos locais onde tem mais presença de público, como o senhor já falou na outra sessão. Então mais uma vez dizer que conheço os adaptados lá de Santa Lúcia, do lado do Arnaldo Ballvê, eu estive lá.
VEREADOR ADRIANO BRESSAN (PTB): Um aparte, vereador.
VEREADOR ZÉ DAMBRÓS (PSB): E isso me deixa muito feliz em saber que tem um colega que se preocupa com as pessoas que também muitas vezes não tem o olhar do poder público. Parabéns.
VEREADOR GILFREDO DE CAMILLIS (PSB): Obrigado, colega Dambrós. Também agradeço a divulgação na Rádio Legal. Também está divulgando, inclusive no sábado estarei lá dando maiores informações para essa ação. Pois não, colega Bressan.
VEREADOR ADRIANO BRESSAN (PTB): Obrigado pelo aparte, vereador Camillis. O senhor sabe o quanto aqui a gente tem um apreço por essa...
VEREADOR OLMIR CADORE (PSDB): Um aparte, vereador.
VEREADOR ADRIANO BRESSAN (PTB): Toda essa situação que está sendo criada principalmente pelo empenho do senhor. E quando fui proponente dessa lei tive sempre o cuidado, além, claro, da questão da discussão dentro aqui desta Casa, de nós também colocarmos o privado nessa situação, não só o público, porque a gente entende que nos condomínios privados também teria essa responsabilidade, porque todos tem o direito de brincar, como o senhor mesmo coloca sempre nas ações. Então, no domingo... Eu estarei no sábado, às 13 horas já iniciando os Jogos Abertos de Bocha lá nos Pavilhões e vai entrar domingo adentro, mas vou fazer de tudo para eu tirar aquela uma hora, uma hora e meia para eu ir lá almoçar juntamente com vocês lá, porque fica um sentimento aqui de dever cumprido também pela minha parte. A gente sempre faz uma partezinha, não é? Mas com todo mundo ajudando aqui, tenho certeza que o evento vai ser grandioso e que essa ação vai trazer muitos benefícios para a nossa comunidade. E pensando assim, sempre ajudar os mais necessitados e as pessoas que mais precisam, é o que nos acompanha na vida política nesta Casa. Então agradecer pelo senhor estar tomando essa frente e, com a lei que eu pude criar e colocar aqui para ser votada por unanimidade, a gente consegue hoje fazer esse evento de grande valia. Muito obrigado, vereador Camillis.
VEREADORA GLADIS FRIZZO (MDB): Agradeço, colega Bressan. Você foi parceiro desde o início e contamos sempre contigo nesse nosso trabalho. Colega Bressan... Desculpe. Cadore.
VEREADOR OLMIR CADORE (PSDB): Vereador Camillis, o senhor sabe que admiro o seu trabalho. O senhor é um homem que sempre defendeu os mais necessitados. Crianças e idosos sempre foram uma bandeira sua também e eu sou sensível a essas pessoas também. E o evento de domingo vai coroar o trabalho que o senhor vem fazendo há muitos meses, organizando e propiciando as condições para que esse projeto tenha sim a visibilidade que ele precisa ter. O senhor dará domingo, daremos domingo um pontapé inicial e o senhor está dando nesse projeto, que ele pode se estender muito mais. Mas ele... Eu vou ter o prazer de estar domingo nesse evento, prestigiando a sua pessoa, prestigiando o projeto e tenho certeza que vai ser um sucesso. Que o senhor continue nessa caminhada, nesse comportamento de vereador, defendendo especialmente as classes mais necessitadas. Meu muito obrigado.
VEREADOR GILFREDO DE CAMILLIS (PSB): Eu que agradeço, colega Cadore. Só para finalizar, reforço mais uma vez o convite para domingo estarem presentes no almoço e os que não conseguirem estar presente que colaborem com uma doação através do pix, pois esse projeto irá até o dia 30 de abril e temos certeza que vamos conseguir adquirir vários brinquedos. Eu gostaria de... Ontem recebemos mais uma camisa do Grêmio para o sorteio de domingo. Uma camisa do Juventude, recebemos ontem também mais uma camisa do Juventude. Outra camisa do Internacional autografada pelos atletas. E a última camisa que nós recebemos, para completar a nossa coleção, foi do colega Cadore, dos mil gols. E essa camisa nós vamos começar a fazer um leilão: um real cada gol. Então acho que uns mil reais por esta camisa. Esta camisa é raridade, porque era a última da coleção do Cadore. Brincadeiras à parte, para finalizar, senhora presidente, esta camisa, então, que eu queria comentar, é a camisa do Cadore. Pelo leilão acho que é a nós vamos mais arrecadar. Isso aí. Muito obrigado, pessoal.
Parla Vox Taquigrafia
VEREADOR ZÉ DAMBRÓS (PSB): Nós sabemos que... Finalizando o Grande Expediente. Nós sabemos que o pessoal já está com o horário estendido, nobres colegas, mas nós precisamos, nós precisamos deste espaço. Até porque o jornal Pioneiro trouxe, dois dias seguidos, a criação do cargo da Secretaria de Parcerias. Inclusive nós votamos sim. Mas eu preciso lembrar os nobres colegas, algumas questões precisam ser relembradas. No dia 25 de abril, estive falando com o secretário Maurício e eu quero lembrar o governo, abril do ano passado, nobre colega Uez, para entender um pouco sobre as PPPs. Eu quero lembrar o governo que uma diretora que veio de fora não deu certo, não deu certo. Nós sabemos que tem 47 mil pontos de iluminação, que tem mais de 250 mil contas de energia que nós pagamos, que nós aprovamos o financiamento aqui, dia 7/10/2021, de três milhões. Agora eu preciso lembrar os colegas que nós criamos um imposto para os munícipes. E eu vou citar três contas de luz. Morador que pagava 5,35, numa conta de 105, foi para 7,95: 48,6% de aumento. Morador que pagava 5,35, numa conta de 200, passou para 13,26: 148%. Morador que pagava 5,35, numa conta de 300, foi para 18,57: 247% de aumento. Nobre colega Uez, líder do governo, semana passada me disse: “tenho reclamação de um morador que saltou de 18 para 400 uma conta de contribuição de iluminação pública”. Bom, essa Cosip vai saltar, os recursos do município, de 13 para 27 milhões. Considerando que hoje aquilo que se consome se gasta, nós vamos ter uma receita de mais de 40 milhões até 2024. E eu lembro quando faltou quase duas mil lâmpadas. Eu estive visitando o secretário Soletti, ele me disse: “Dambrós, eu estou muito feliz. Em uma semana nós conseguimos colocar em dia a iluminação da cidade. Criúva, 3ª Légua, Santa Lúcia.” Então hoje nós queremos uma Frente de um centro esportivo, que o autor é nosso nobre colega, e que nós precisamos apoiar uma PPP de um centro esportivo. Pavilhões da Festa da Uva? Sim! Estação Férrea; relógio; equipamentos urbanos; Maesa, parte dela. Respeitando que tenhamos lá o mercado público, que é um anseio da comunidade; as secretarias, para não pagarem tanto aluguel. A Semma paga 265 mil de aluguel por ano. A iluminação pública paga quanto no pavilhão lá? Oito mil, por aí? Poderia estar também na Maesa. Nós temos 30 servidores na iluminação pública, gente. Então o Maurício vem trabalhando há um ano e três meses em algo que funciona. Vão à ouvidoria, liguem para ver se não funciona a iluminação pública. Codeca precisa se dedicar para melhorar. Vagas em escolas infantis. Estação de transbordo, que foi prometido. Então eu quero dizer para os senhores que todos os governos substituíram lâmpadas por lâmpadas LED. O governo Alceu, o Guerra, o Cassina. Para vocês terem uma ideia, eu tenho tempo ainda e vou aproveitar o tempo, em 2021, no Vila Verde, Rua Alcides Barazzetti e Rua Araranguá. No Colina Sorriso, na região do nobre colega Camillis, a Rua Valdemar Calloni e Fioravante Miranda. No Kayser, Francisco Barcarollo e Domingos Moschen. No Pioneiro, no bairro que eu moro, Egídio Marcarini e Ábramo João Mazzochi. Milhares de lâmpadas foram trocadas por lâmpadas LED. Funciona! Funciona a iluminação. Que saudade do Demori, que ajudou a melhorar e, de lá para cá, muitos melhoraram a iluminação. Reclamação de buracos tem, de roçada, de projetos que não andam, de praças abandonadas. Mas eu quero lembrar os nossos colegas: 80% da população, nobre colega Bressan, já pagam mais com a Cosip. Já pagam mais a taxa de iluminação pública. Então nós precisamos estudar situações que melhorem.
VEREADOR ADRIANO BRESSAN (PTB): Concede um aparte, vereador?
VEREADOR ZÉ DAMBRÓS (PSB): Foi comentado hoje que o britador continua com problema, que podia ajudar a Codeca, que os interiores estão sem cascalho. Pois bem, a iluminação faz parte da Secretaria de Obras. Esse recurso que vem a mais não poderia ser utilizado dentro da própria secretaria? Eu não estou questionando o estudo do Maurício. Mas por que ser a primeira a iluminação? Por que ser a primeira, se está funcionando e nós temos tantas e tantas secretarias que precisam de estudos, que precisam ser trabalhadas? Nós aprovamos o aumento do imposto, nós aprovamos. Mas que ficasse no caixa do município, não da iniciativa privada. O que faremos com 30 e poucos servidores? Ah, vamos remanejar? Vamos remanejar? Sim! Então, se alguém não acredita na iluminação, vão à ouvidoria, liguem, se há mais de dois dias não é trocada uma lâmpada. E milhares foram trocadas por LED, milhares. Então, muito me surpreende ser o primeiro dos estudos a iluminação e nós termos aí tantos outros que precisam de estudos. Pois não, nobre colega Bressan.
VEREADOR ADRIANO BRESSAN (PTB): Obrigado, vereador Dambrós. Acho que aqui o senhor falou de diversos assuntos, mas eu vou concentrar na questão da iluminação, vereador Dambrós. Houve diversos assuntos que o senhor puxou, mas a iluminação. Acho que na iluminação a gente tem o quê? Funciona? Funciona. Os funcionários que estão lá são perfeitos, trabalham, é atendido. Mas vamos deixar claro, vereador Dambrós, que eles jamais vão ser demitidos, e tem mais de 400 prédios públicos para eles poderem cuidar. Então acho que vai melhorar a questão – sabe? – do serviço. Porque ninguém vai ser demitido, não vai acabar a iluminação, para deixar claro. E outra situação é que o que a gente vota e o que está sendo trabalhado pela questão da PPP da iluminação é de nós baixarmos uma conta de R$ 16 milhões para R$ 8 milhões. Acho que isso é investimento. Poupando dinheiro público só vem agregar e depois, possivelmente, futuramente, nós baixarmos a Cosip. Então acho que o estudo é perfeito, ele é bom. Acho que é pertinente a iluminação pública ser a primeira, porque de 16 milhões a gente pula para 8 milhões. A iluminação pública não vai se desfazer, deixar claro aqui, porque estamos com mais de 400 prédios públicos para poder atender. Nós estaremos qualificando as duas partes. E mais uma coisa, só para agregar aqui, vereador Dambrós, é na questão de o parque todo ser trocado em menos de dois anos, onde nós demoraríamos talvez 10 anos para poder fazer toda essa troca. Então acho que agilidade todo mundo vai querer, vereador Dambrós. E às vezes a gente passa aqui pela Casa e é tão rápido que a gente sempre, durante a nossa campanha política, pelo menos eu dizia, vamos lá para desburocratizar. Se for para desburocratizar eu estou aqui, estou dentro e apoio. Obrigado, vereador Dambrós.
VEREADOR ZÉ DAMBRÓS (PSB): Eu, só para encerrar, não posso concordar que vá melhorar o serviço porque o serviço hoje é ótimo e não tem reclamação. Tudo isso são recursos que não ficam no município. Não concordo com a PPP da iluminação, não concordo, acho que foi um trabalho que poderia ser dedicado para resolver problemas da Codeca, resolver tantos outros problemas e não em algo que funciona e que já está dando recurso para o município. Obrigado, senhora presidente.
Parla Vox Taquigrafia

Não houve manifestação

Ir para o topo